Confira se é preciso visto para entrar em Chicago e nos Estados Unidos. Nesta matéria, daremos todas as informações e dicas para você ter uma viagem tranquila a esse destino.
O visto de entrada é obrigatório para Chicago?
Sim, a cidade de Chicago e todo os Estados Unidos exige visto de entrada para turistas brasileiros. O tipo de visto mais comum para quem vai fazer turismo é o visto B-2, mas existem alguns detalhes que você deve prestar atenção antes de começar o processo de solicitação.
Tipos de visto de entrada para turistas em Chicago
Conforme citamos anteriormente, o tipo de visto de entrada mais comum para quem pretende fazer turismo nos Estados Unidos, incluindo Chicago, é o visto B-2.
Ele permite que você entre no país para: fazer turismo; participar de eventos recreativos ou esportivos; receber tratamentos médicos; visitar amigos e familiares.
Como solicitar o visto B-2 para Chicago e EUA?
Com esse tipo de visto, você pode ficar até 6 meses nos Estados Unidos, mas o tempo exato é decidido pelo oficial de imigração no momento da sua entrada no país. Veja como obtê-lo a seguir:
1. Preencher o formulário DS-160: este formulário é feito online e está disponível no site oficial do Consulado Americano. Ele é extenso e deve ser preenchido com atenção, pois qualquer erro pode atrasar o processo de aprovação.
2. Pagar a taxa de solicitação: logo após, você deve pagar a taxa de solicitação do visto. Conhecida como MRV Fee, essa taxa é de aproximadamente US$ 185 e deve ser paga antes de agendar a sua entrevista.
3. Agendar a entrevista no Consulado Americano: você deve agendar a sua entrevista no site oficial do CASV e Consulado Americano. É necessário escolher a data e o horário disponíveis.
4. Comparecer à entrevista: no dia da entrevista, você deve se dirigir ao local escolhido com todos os documentos exigidos, como passaporte, comprovante de pagamento da taxa, formulário DS-160 impresso e outros documentos que possam ser úteis, como comprovações de vínculo com o Brasil (contrato de trabalho, extratos bancários etc.).
5. Aguardar o processamento: se o seu visto for aprovado, o passaporte com o visto será entregue no local escolhido no prazo informado pelo consulado, geralmente em até 10 dias úteis.
Exceções à necessidade de visto de entrada para Chicago
Existem exceções à obrigatoriedade do visto de entrada para os Estados Unidos, mas elas se aplicam apenas a cidadãos de países participantes do Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver Program – VWP).
Infelizmente, o Brasil não faz parte desse programa, então cidadãos brasileiros devem solicitar o visto para entrar no país, incluindo em viagens a Chicago.
Cidadãos de países como Portugal, França e outros participantes do programa podem viajar aos EUA para turismo ou negócios por até 90 dias sem precisar de visto. Para isso, eles devem solicitar uma autorização de viagem chamada ESTA (Electronic System for Travel Authorization).
Dicas importantes para obter o visto de entrada para Chicago
- O processo de obtenção do visto pode levar tempo, então é importante que você faça a solicitação com bastante antecedência da data planejada da sua viagem.
- O passaporte deve ter uma validade de pelo menos seis meses além da data prevista de entrada nos Estados Unidos. Verifique isso antes de começar o processo do visto.
- O visto B-2 é emitido, na maioria dos casos, para múltiplas entradas e tem uma validade de até 10 anos. Isso significa que você pode usar o mesmo visto para várias viagens durante esse período.
- Em alguns casos, o visto pode ser negado. Se isso acontecer, você terá que aguardar um período para tentar novamente. A recomendação é fornecer o máximo de informações que comprovem seus vínculos com o Brasil, como emprego estável e propriedade de bens.
Economize ao máximo na sua viagem a Chicago:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Chicago, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Chicago da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Chicago. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Chicago, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Chicago para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!