Tire todas as suas dúvidas sobre como é o Egito em Abril!
Clima em abril no Egito
O Egito é um país de clima árido e desértico, situado ao norte do continente africano. Como resultado, as temperaturas variam apenas entre quente e muito quente, ao longo do ano. Para entender melhor, veja as temperaturas médias mensais em Cairo e em Luxor:
No mês de abril, as temperaturas variam entre 16° e 28°C na capital Cairo. Em contrapartida, Luxor traz a média de 18°C à noite e 35°C de dia.
Independente do mês, prepare-se para lidar com um país sempre ensolarado, com uma baixíssima chance de chuva. Leve na mala roupas leves e confortáveis para o dia, bem como casacos e calças para passeios noturnos.
E não se esqueça de carregar sempre garrafa d’água e passar bastante protetor solar durante os passeios ao livre. Inclusive, em abril o clima é razoável para caminhar pelos templos. Não é o clima ameno do inverno, e ainda não chegou ao verão escaldante.
Nesse sentido, o mês de abril é uma ótima época para planejar a sua viagem, se você deseja economizar. Isto pois o mês não se encaixa na alta temporada egípcia, possui preços mais em conta nos serviços de turismo, e traz temperaturas não tão quentes.
- Ramadã
O Ramadã é um mês sagrado da religião islâmica, em que os praticantes entram em jejum durante o nascer ao pôr do sol, tirando o dia para rezar e se dedicar à religião.
A data do Ramadã é móvel, seguindo o calendário islâmico, que é lunar. Em geral, ele acontece entre março e abril.
Durante o mês do Ramadã, as ruas do Egito estarão mais vazias e, consequentemente, não haverá filas nem lotações nos pontos turísticos. Um ponto positivo para qualquer viajante.
No entanto, se alimentar em público soará desrespeitoso, o que faz com que os turistas procurem locais privados para poderem comer.
Descubra quais são as melhores coisas para fazer no Egito em abril:
1. Faça um tour de caiaque pelo Rio Nilo
O rio Nilo é por si só um ponto turístico do Egito. Trata-se do milenar rio que acompanhou gerações de egípcios e fez parte ativamente da história de toda a humanidade.
Existem diversos passeios perfeitos para apreciar de perto as suas águas. Um deles é o tour de Caiaque, que ocorre no Clube de Remo de Cairo.
Ao longo do percurso, você observará de perto as diferentes paisagens de Cairo, que são mixadas pelos seus bairros modernos e mais antigos.
Você também pode celebrar a noite jantando em um cruzeiro pelo Nilo. Ao longo das duas horas de travessia, o tour disponibilizará um buffet incluindo entradas, pratos principais e sobremesas!
2. Visite o Jardim Botânico de Assuã
Repleto de flores e espécies únicas de árvores, o Jardim Botânico de Assuã é um ótimo local para admirar o contraste da natureza com o deserto ao fundo.
Localizado na ilha Kitcherner, na cidade de Assuã, a única forma de acessá-lo é através de um passeio de Felucca pelo rio Nilo.
Ele abre todos os dias das 8h às 17h e tem 750 metros de extensão.
- Descubra quais são as cidades mais turísticas no Egito, onde estão localizados os principais templos e museus do país!
3. Veja as festividades de Eid al-Fitr
O Eid al-Fitr marca as celebrações do final do Ramadã. Durante três dias, haverá uma grande festa para comemorar o final do mês sagrado.
E como o Ramadã costuma começar em março, as festas de Eid al-Fitr ocorrem em abril, em datas móveis a cada ano.
4. Percorra o Vale das Rainhas
Um destaque de Luxor é o Vale das Rainhas. Semelhante ao Vale dos Reis, neste local estão sepultadas algumas das esposas e filhas de faraós. São mais de 60 tumbas, mas poucas estão disponíveis para visitação.
O ponto alto do Vale das Rainhas é a tumba de Nefertari, com quase 30 metros de extensão, feito para a esposa favorita de Ramsés II. Para visitá-la, é preciso comprar um ingresso separado.
O curioso é que o valor do ingresso é bem maior do que qualquer outra atração de Luxor. A entrada ao vale custa EGP 100 e o acesso à tumba da rainha Nefertari custa EGP 1400. O Templo abre diariamente das 6h às 16h.
5. Conheça a Represa de Assuã
Com o intuito de lidar com as secas e inundações do rio Nilo, criou-se a Represa de Assuã, inaugurada na década de 70. Ela é responsável por boa parte da energia utilizada em todo o Egito, o que ajudou a torná-la um ponto turístico da cidade de Assuã.
Apesar da sua importância para o país, a represa gerou alguns impactos negativos como o deslocamento de cerca de 9 mil pessoas e alguns monumentos históricos.
- Confira o roteiro pelo Egito completo, indicando quais cidades visitar, restaurantes, museus, templos e excursões imperdíveis!
6. Veja as celebrações da Páscoa Copta e do Sham El-Nessim
A Páscoa da comunidade cristã ortodoxa copta é comemorada em datas diferentes da dos cristãos ocidentais, pois eles seguem o calendário juliano em vez do gregoriano.
Apesar da diferença, a Páscoa Copta costuma acontecer apenas uma semana após a celebração no ocidente. Os impactos para os egípcios ocorrem na segunda-feira santa, quando ocorre o feriado de Sham El-Nessim.
Com o significado de “respirar a brisa”, o dia de Sham El-Nessim traz todos os egípcios para as ruas e áreas verdes locais com o intuito de celebrar a chegada da primavera com atividades ao ar livre.
Economize ao máximo na sua viagem ao Egito:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Egito, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Egito da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Egito. Dicas sobre como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Egito, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip do Egito, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria sobre onde ficar no Egito, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!