Veja como é o Egito em março!
Clima em março no Egito
O Egito é um país de clima árido e desértico, situado ao norte da África. Por isso, as temperaturas variam apenas entre quente e muito quente, ao longo do ano. Para entender melhor, veja as temperaturas médias mensais em Cairo e em Luxor:
Em março, as temperaturas variam entre 13° e 24°C na capital Cairo, e 13°C a 30°C em Luxor. O mês marca a transição do inverno para a primavera.
Independente da estação, prepare-se para lidar com um país sempre ensolarado, com uma baixíssima chance de chuva. Separe na mala roupas leves e confortáveis para o dia, bem como casacos e calças para passeios noturnos. Garrafa d’água e protetor solar são essenciais por lá!
No mês de março o clima continua agradável para fazer passeios ao ar livre. Por esse motivo, os meses do inverno são os mais requisitados pelos turistas, fazendo parte da alta temporada no país.
É nesta época que os serviços de turismo como hospedagens, passagens aéreas e ingressos cobram mais caro. Ou seja, os melhores meses para quem quer economizar não são os melhores para quem deseja um clima mais ameno.
A nossa sugestão é procurar o meio termo, como abril ou outubro, caso os dois fatores sejam a sua prioridade. Mas saiba que, independente do mês, o Egito é uma país caloroso e encantador para se conhecer.
- Ramadã
No inverno, também ocorre o Ramadã, um mês sagrado da religião islâmica, quando os habitantes entram em jejum durante o nascer ao pôr do sol, aproveitando o dia para rezar e se dedicar à religião.
A data do Ramadã é móvel, seguindo o calendário islâmico, que é lunar. Geralmente, ele acontece entre março e abril.
Durante o mês do Ramadã, as ruas do Egito estarão mais vazias e, consequentemente, não haverá filas nem lotações nos pontos turísticos. No entanto, se alimentar em público soará desrespeitoso, o que faz com que o período tenha bastante restrições alimentares, com turistas procurando locais privados para poderem comer. É um ponto a ter atenção!
Descubra quais são as melhores coisas para fazer no Egito em março:
1. Passear por Old Cairo
Trata-se da área histórica de Cairo, onde estão alguns dos templos religiosos mais importantes da cidade, como a igreja suspensa copta, a Sinagoga Ben Ezra e a Igreja de São Sérgio e São Baco. É um verdadeiro espaço de devoção às crenças.
Além disso, a região traz as ruínas das antigas construções de Babilônia, sendo um prato cheio para os apreciadores de história e arqueologia.
2. Visite o Templo de Hatshepsut
Uma visita que não pode faltar quando for a Luxor é pelo Templo de Hatshepsut, o impressionante conjunto funerário da rainha-faraó mais importante do Egito, que governou a nação durante a dinastia XVIII.
No local, há estátuas, esculturas, capelas e santuários. A entrada custa EPG 160 e o templo abre diariamente, das 6h às 17h.
- Veja as melhores dicas sobre o que fazer em Luxor, com 10 passeios incríveis!
3. Conheça as Pirâmides de Gizé, Mênfis e Saqqara
As Pirâmides de Gizé, construídas em torno de 2550 a.C., são um dos maiores monumentos arquitetônicos da história da humanidade. Com o objetivo de servirem como túmulos dos faraós egípcios, as pirâmides foram resultado do trabalho de 100 mil homens por 20 anos!
Visitando as pirâmides, você observará também a Grande Esfinge de Gizé. Já Mênfis abriga a imponente escultura Colosso de Ramsés II e a Esfinge de Alabastro. Seguindo para Saqqara, haverá a pirâmide do faraó Zhoser, a primeira a ser construída no Egito.
Como elas são as atrações turísticas mais requisitadas de todo o país, as excursões costumam esgotar com muita facilidade. Se puder, reserve com antecedência o seu tour. Saiba aqui mais detalhes sobre a excursão.
4. Explore o templo Medinet Habu
Pouco se fala sobre a beleza do templo Medinet Habu, mortuário dedicado a Ramsés III, que conta com afrescos e paredes decoradas.
A parte positiva é que o local costuma estar mais vazio dos que os outros, gerando um passeio mais privado e tranquilo em Luxor. Os ingressos para acessá-lo custam EGP 100 e o horário de funcionamento do templo vai das 6h às 17h.
- Aqui você pode reservar a excursão para Medinet Habu.
5. Caminhe pelo Qubbet el-Hawa
Qubbet el-Hawa é um local semelhante ao Vale dos Reis, em Luxor, que abriga tumbas de diversos faraós egípcios. Por isso, o monumento também é conhecido como Vale dos Príncipes, guardando tumbas de pessoas do alto escalão egípcio, além de nove múmias bem preservadas.
O ponto turístico está situado na margem ocidental de Assuã e você pode chegar até o local com uma felucca. Para seguir ao longo de Qubbet el-Hawa, é possível contratar um passeio de camelo, que enriquece ainda mais a visita. O monumento abre diariamente das 7h às 16h.
- Aqui você pode reservar a excursão para Estela da Fome, Qubbet el-Hawa e ilha Kitchener.
Economize ao máximo na sua viagem ao Egito:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Egito, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Egito da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Egito. Dicas sobre como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Egito, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip do Egito, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria sobre onde ficar no Egito, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!