Egito em março: Como é o clima e o que fazer!

Veja como é o Egito em março!

Egito em março: Como é o clima e o que fazer!

Veja como é o Egito em março!

Clima em março no Egito

O Egito é um país de clima árido e desértico, situado ao norte da África. Por isso, as temperaturas variam apenas entre quente e muito quente, ao longo do ano. Para entender melhor, veja as temperaturas médias mensais em Cairo e em Luxor:

Em março, as temperaturas variam entre 13° e 24°C na capital Cairo, e 13°C a 30°C em Luxor. O mês marca a transição do inverno para a primavera.

Independente da estação, prepare-se para lidar com um país sempre ensolarado, com uma baixíssima chance de chuva. Separe na mala roupas leves e confortáveis para o dia, bem como casacos e calças para passeios noturnos. Garrafa d’água e protetor solar são essenciais por lá!

No mês de março o clima continua agradável para fazer passeios ao ar livre. Por esse motivo, os meses do inverno são os mais requisitados pelos turistas, fazendo parte da alta temporada no país.

Pirâmides de Gizé no Egito

É nesta época que os serviços de turismo como hospedagens, passagens aéreas e ingressos cobram mais caro. Ou seja, os melhores meses para quem quer economizar não são os melhores para quem deseja um clima mais ameno.

A nossa sugestão é procurar o meio termo, como abril ou outubro, caso os dois fatores sejam a sua prioridade. Mas saiba que, independente do mês, o Egito é uma país caloroso e encantador para se conhecer.

  • Ramadã

No inverno, também ocorre o Ramadã, um mês sagrado da religião islâmica, quando os habitantes entram em jejum durante o nascer ao pôr do sol, aproveitando o dia para rezar e se dedicar à religião.

A data do Ramadã é móvel, seguindo o calendário islâmico, que é lunar. Geralmente, ele acontece entre março e abril.

Ramadã

Durante o mês do Ramadã, as ruas do Egito estarão mais vazias e, consequentemente, não haverá filas nem lotações nos pontos turísticos. No entanto, se alimentar em público soará desrespeitoso, o que faz com que o período tenha bastante restrições alimentares, com turistas procurando locais privados para poderem comer. É um ponto a ter atenção!

Descubra quais são as melhores coisas para fazer no Egito em março:

1. Passear por Old Cairo

Trata-se da área histórica de Cairo, onde estão alguns dos templos religiosos mais importantes da cidade, como a igreja suspensa copta, a Sinagoga Ben Ezra e a Igreja de São Sérgio e São Baco. É um verdadeiro espaço de devoção às crenças.

Além disso, a região traz as ruínas das antigas construções de Babilônia, sendo um prato cheio para os apreciadores de história e arqueologia.

Igreja suspensa copta

2. Visite o Templo de Hatshepsut

Uma visita que não pode faltar quando for a Luxor é pelo Templo de Hatshepsut, o impressionante conjunto funerário da rainha-faraó mais importante do Egito, que governou a nação durante a dinastia XVIII.

No local, há estátuas, esculturas, capelas e santuários. A entrada custa EPG 160 e o templo abre diariamente, das 6h às 17h.

Templo de Hatshepsut


3. Conheça as Pirâmides de Gizé, Mênfis e Saqqara

As Pirâmides de Gizé, construídas em torno de 2550 a.C., são um dos maiores monumentos arquitetônicos da história da humanidade. Com o objetivo de servirem como túmulos dos faraós egípcios, as pirâmides foram resultado do trabalho de 100 mil homens por 20 anos!

Visitando as pirâmides, você observará também a Grande Esfinge de Gizé. Já Mênfis abriga a imponente escultura Colosso de Ramsés II e a Esfinge de Alabastro. Seguindo para Saqqara, haverá a pirâmide do faraó Zhoser, a primeira a ser construída no Egito.

Como elas são as atrações turísticas mais requisitadas de todo o país, as excursões costumam esgotar com muita facilidade. Se puder, reserve com antecedência o seu tour. Saiba aqui mais detalhes sobre a excursão.

Esfinge e Pirâmides de Gizé no Egito

4. Explore o templo Medinet Habu

Pouco se fala sobre a beleza do templo Medinet Habu, mortuário dedicado a Ramsés III, que conta com afrescos e paredes decoradas.

A parte positiva é que o local costuma estar mais vazio dos que os outros, gerando um passeio mais privado e tranquilo em Luxor. Os ingressos para acessá-lo custam EGP 100 e o horário de funcionamento do templo vai das 6h às 17h.

Medinet Habu

5. Caminhe pelo Qubbet el-Hawa

Qubbet el-Hawa é um local semelhante ao Vale dos Reis, em Luxor, que abriga tumbas de diversos faraós egípcios. Por isso, o monumento também é conhecido como Vale dos Príncipes, guardando tumbas de pessoas do alto escalão egípcio, além de nove múmias bem preservadas.

O ponto turístico está situado na margem ocidental de Assuã e você pode chegar até o local com uma felucca. Para seguir ao longo de Qubbet el-Hawa, é possível contratar um passeio de camelo, que enriquece ainda mais a visita. O monumento abre diariamente das 7h às 16h.

Qubbet el-Hawa em Assuã no Egito

Economize ao máximo na sua viagem ao Egito:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Egito, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Egito da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
  • Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Egito. Dicas sobre como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Egito, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip do Egito, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria sobre onde ficar no Egitopara saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!