Conheça os 10 principais pontos turísticos de Berlim e aproveite para visitá-los quando viajar à cidade. Vale a pena conferir!
1. Portão de Brandemburgo em Berlim
O Portão de Brandemburgo foi construído entre 1788 e 1791 e originalmente simbolizava a paz. O local teve um papel significativo em vários momentos históricos.
Após a queda do Muro de Berlim em 1989, o portão tornou-se um símbolo poderoso da reunificação da Alemanha e da liberdade. Ele está localizado na Pariser Platz, no final da avenida Unter den Linden, no bairro de Mitte.
É facilmente acessível por transporte público. A estação de metrô mais próxima é Brandenburger Tor (U-Bahn linha U5 e S-Bahn linhas S1, S2, e S25).
Quando visitamos a cidade, fizemos o Tour completo por Berlim, que visita os principais pontos, incluindo o Portão de Brandemburgo. Compramos o ingresso neste site, que não cobra IOF.
2. Reichstag em Berlim
Ainda, o edifício do Reichstag também está entre os 10 principais pontos turísticos de Berlim. O local foi originalmente construído para abrigar o parlamento do Império Alemão.
A construção começou em 1884 e foi concluída em 1894. Após a queda do Muro de Berlim em 1989 e a reunificação da Alemanha em 1990, foi decidido que o Reichstag voltaria a ser a sede do parlamento alemão.
No local hoje em dia, a cúpula de vidro ganha destaque, adicionada durante a restauração. Ela é um símbolo do Reichstag.
O Reichstag está localizado na Platz der Republik 1, 11011, em Berlim. É facilmente acessível por transporte público. A estação de metrô e S-Bahn mais próxima é Bundestag (U-Bahn linha U5) e Brandenburger Tor (U-Bahn linha U5 e S-Bahn linhas S1, S2, e S25).
3. Memorial do Holocausto em Berlim
O Memorial do Holocausto em Berlim, também conhecido como Memorial aos Judeus Mortos da Europa, é um monumento dedicado às vítimas do Holocausto.
Ele consiste em 2.711 blocos de concreto sob um terreno de 19.000 metros quadrados. Os blocos variam em altura e são espaçados de forma que os visitantes possam caminhar entre eles.
O Memorial está localizado no centro de Berlim, perto do Portão de Brandemburgo e da Potsdamer Platz, no endereço Cora-Berliner-Straße 1, 10117.
O local é facilmente acessível por transporte público. As estações de metrô e S-Bahn mais próximas são Brandenburger Tor (U-Bahn linha U5 e S-Bahn linhas S1, S2, e S25) e Potsdamer Platz (U-Bahn linha U2 e S-Bahn linhas S1, S2, e S25).
4. Ilha dos Museus em Berlim
A Ilha dos Museus em Berlim é um complexo de museus mundialmente famoso, localizado na Ilha Spree, no coração da cidade.
O conjunto de cinco museus é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo assim, um dos principais destinos culturais de Berlim.
Entre os museus do local, estão: Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Bode-Museum e o Museu de Pérgamo.
Situada no centro de Berlim, a Ilha dos Museus é facilmente acessível por transporte público. As estações de metrô mais próximas são Friedrichstraße (U-Bahn e S-Bahn) e Hackescher Markt (S-Bahn).
5. Berliner Dom em Berlim
A Berliner Dom ou Catedral de Berlim é uma das principais atrações turísticas e um dos edifícios mais conhecidos da cidade.
A catedral sofreu graves danos durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente durante os bombardeios de 1944. Após a guerra, permaneceu em ruínas por muitos anos.
A reconstrução da catedral começou na década de 1970 e foi concluída em 1993.
Uma das partes mais famosas da Catedral é a cripta, que abriga os túmulos de membros da família Hohenzollern, incluindo reis prussianos e imperadores alemães.
A Berliner Dom está localizada na Ilha dos Museus (Museumsinsel), ao lado do Rio Spree, em Mitte, no centro de Berlim.
O endereço é Am Lustgarten, 10178. As estações de metrô e S-Bahn mais próximas são Alexanderplatz (U-Bahn linhas U2, U5, U8 e S-Bahn linhas S3, S5, S7, S9) e Hackescher Markt (S-Bahn linhas S3, S5, S7, S9).
6. East Side Gallery em Berlim
A East Side Gallery é uma galeria ao ar livre em Berlim, em uma seção preservada do Muro de Berlim, transformada em uma extensa galeria de arte urbana. Em 1990, cerca de 118 artistas de todo o mundo pintaram murais no lado leste do muro.
Sendo assim, o local não deve ficar de fora dos 10 principais pontos turísticos de Berlim. Ela estende-se ao longo da Mühlenstraße, na margem leste do Rio Spree, no distrito de Friedrichshain-Kreuzberg.
Os murais abordam temas como a queda do Muro de Berlim, a reunificação alemã, a liberdade, a esperança, a paz e questões sociais e políticas. Assim, visitando a galeria, você também aproveita para conhecer o muro.
A East Side Gallery é facilmente acessível por transporte público. As estações de metrô e S-Bahn mais próximas são Warschauer Straße (U-Bahn linhas U1 e U3 e S-Bahn linhas S5, S7 e S75) e Ostbahnhof (S-Bahn linhas S3, S5, S7, S9 e S75).
7. Alexanderplatz em Berlim
A Alexanderplatz é uma das praças mais famosas e movimentadas de Berlim, localizada no coração da cidade, no bairro de Mitte.
Uma das atrações principais de Alexanderplatz é a Torre de TV, que se destaca como o edifício mais alto de Berlim e oferece vistas panorâmicas da cidade.
Por lá, ainda estão a Fonte da Amizade entre os Povos, o Relógio Mundial e uma variedade de lojas, restaurantes, cafés e cinemas. O centro comercial Alexa e a Galeria Kaufhof estão entre os destinos populares para compras na região.
8. Checkpoint Charlie em Berlim
Ainda, entre os 10 principais pontos turísticos de Berlim, está o Checkpoint Charlie. O local representa o simbolismo da Guerra Fria e da divisão da cidade entre o Leste e o Oeste.
O Checkpoint Charlie foi um dos principais pontos de passagem entre o setor americano (em Berlim Ocidental) e o setor soviético (em Berlim Oriental) durante a Guerra Fria.
Hoje, no local do Checkpoint Charlie, há um museu dedicado à história do Muro de Berlim e das tentativas de fuga do Leste para o Oeste. O museu é conhecido como “Mauermuseum” (Museu do Muro).
O Checkpoint Charlie está localizado no bairro de Mitte, no centro de Berlim. É facilmente acessível por transporte público, com a estação de metrô Kochstraße/Checkpoint Charlie (U6) nas proximidades.
9. Palácio de Charlottenburg em Berlim
O Palácio de Charlottenburg, construído no final do século XVII, serviu como uma residência de verão para a rainha Sophie Charlotte.
Ao longo dos séculos, o palácio passou por várias expansões e reformas. O local apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo barroco, rococó e neoclássico, refletindo as diferentes fases de construção ao longo dos séculos.
O complexo inclui várias alas, salões cerimoniais, galerias de arte e uma capela. Os visitantes podem visitar a Ala Antiga, Ala Nova e os jardins do palácio que são extensos e bem cuidados, com lagos, fontes, estátuas e pavilhões.
O Palácio de Charlottenburg está localizado no bairro de Charlottenburg, a oeste do centro de Berlim. É facilmente acessível por transporte público, com a estação de trem Charlottenburg (S-Bahn) nas proximidades.
10. Potsdamer Platz em Berlim
Por fim, entre os 10 principais pontos turísticos de Berlim, está a Potsdamer Platz. Uma das áreas mais modernas de Berlim, ela é repleta de arranha-céus, centros comerciais, hotéis e restaurantes.
A arquitetura da Potsdamer Platz combina elementos históricos preservados, como a torre de observação do Potsdamer Bahnhof, com estruturas contemporâneas e espaços públicos modernos.
Por lá, as principais atrações são o Sony Center, Potsdamer Platz Arkaden, Berliner Philharmonie e o Memorial do Holocausto.
A Potsdamer Platz é facilmente acessível por transporte público, com várias linhas de metrô (U-Bahn), bonde (Straßenbahn) e ônibus servindo a área.
A estação de trem Potsdamer Platz (S-Bahn) é uma das mais movimentadas de Berlim, facilitando o transporte de moradores e turistas.
Economize ao máximo na sua viagem a Berlim:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Berlim, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Berlim da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Alemanha e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Berlim. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Berlim, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Berlim para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!