As melhores coisas para fazer em Hvar

Quer descobrir quais são as melhores coisas para fazer em Hvar? Veja os passeios que vão te fazer conhecer o melhor da ilha!

As melhores coisas para fazer em Hvar

Quer descobrir quais são as melhores coisas para fazer em Hvar? Veja os passeios que vão te fazer conhecer o melhor da ilha!

1. Explore a cidade antiga de Hvar

Para chegar a Hvar, não importa de onde seja a partida, você vai precisar pegar um ferry, que aqui no Brasil conhecemos como balsa. Nós usamos e por isso indicamos esse comparador de preços de ferry boat para reservar o trajeto, porque ele filtra as datas, horários e os valores disponíveis de todas as empresas confiáveis.

Hvar é uma ilha formada por pequenas cidades que se espalham pelo seu perímetro. O porto onde você desembarcará está localizado no município de mesmo nome, Hvar. No centro de Hvar, concentra-se a vida social da ilha, com bares, restaurantes, lojas e sorveterias. Visite a Torre do Relógio, o Palácio Hektorovic e a Catedral de Santo Estevão.

Praça de Santo Estevão

2. Visite a Fortaleza de Hvar

A Fortaleza de Hvar, que foi construída no século XVI, serviu no passado como uma defesa estratégica contra ataques de piratas e invasores. Localizada no topo de uma colina, ela proporciona uma vista panorâmica da cidade de Hvar, do porto e das ilhas Pakleni. Além disso, o espaço abriga uma coleção de artefatos históricos, incluindo cerâmicas antigas e moedas, que mostram um pouco mais da história local.

Fortaleza de Hvar

3. Faça um passeio para as Ilhas Pakleni e relaxe nas praias de Hvar

Não deixe de fazer um passeio para conhecer as Ilhas Pakleni, que também ficam na região de Hvar. O arquipélago tem uma paisagem paradisíaca de tirar o fôlego, com uma imensidão de água cristalina e algumas pequenas ilhas bem verdinhas espalhadas pelo mar. Nossa dica para explorar essa região a fundo é fazer um passeio de barco. Um que a gente recomenda é este daqui

Ilhas Pakleni

Praias

Há praias para agradar a todos os tipos de viajantes. Sveti Klement é a ilha mais movimentada, porque é nela que fica a praia de Palmizana, que tem uma ótima infraestrutura com bares e restaurantes com vista para o mar.

Outra opção para quem curte agito é a Stipanska, que fica na ilha de Marinkovac e tem grande um beach club. Agora, se quiser relaxar, com toda a certeza uma destas será uma boa escolha: a praia de Perna e alguma das praias de Mlini.

Praia de Perna

Já Jerolim é uma ilha linda, com praia de nudismo. É super paradisíaca e, sem dúvida, uma das mais bonitas de toda Hvar. Uma dica que vale tanto para ela quanto para as outras é: não se esqueça de levar um calçado que possa molhar, porque como muitas praias têm o chão de seixo, caminhar descalço pode acabar machucando.

Ilha de Jerolim

Mapa das praias de Hvar

Mapa das praias de Hvar

4. Caminhe pela Riva em Hvar

Riva é o nome dado aos calçadões das orlas croatas. Não deixe de passear pela Riva de Hvar, que proporciona uma caminhada super agradável. Durante toda a extensão, você vai encontrar diferentes e charmosos restaurantes. Além disso, vai ter uma vista privilegiada para o mar, onde ficam ancorados vários barcos e iates. Carros são proibidos de circular ali, ou seja, é um local bem tranquilo e perfeito para relaxar.

Riva de Hvar

5. Visite o Mosteiro Franciscano

O Mosteiro Franciscano fica bem em frente à praia mais movimentada de Hvar, Lučica Beach. É uma construção renascentista do ano de 1461. Por fora, chamam atenção os belos jardins. Já lá dentro, você poderá ver uma coleção impressionante de arte sacra, manuscritos antigos e pinturas, incluindo a famosa “Última Ceia” de Matteo Ingoli. O mosteiro também abriga uma biblioteca rica em textos antigos e raros.

Mosteiro Franciscano

6. Deguste os vinhos locais e o mel

Hvar é uma região bem famosa pelas vinícolas, que produzem uma variedade de vinhos excelentes, como, por exemplo, o tinto Plavac Mali e o branco Pošip. As vinícolas da ilha, muitas familiares e que mantêm o cultivo da forma tradicional, têm passeios para mostrar a produção e depois oferecer uma degustação.

É comum harmonizar os vinhos com especialidades locais, como queijos, azeites e frutos do mar frescos, proporcionando uma experiência gastronômica completa. Além disso, a paisagem dos vinhedos muitas vezes tem vista para o mar Adriático, o que adiciona um toque todo especial.

Vinhedo em Hvar

Aliás, falando em produtos gastronômicos locais, não deixe também de provar o mel de Hvar, que é super reconhecido pela qualidade.

7. Suba o Monte Sveti Nikola

O Monte Sveti Nikola, com mais de 600 metros de altura, é o ponto mais alto da ilha de Hvar. A trilha até o topo do monte é uma caminhada desafiadora, mas sem dúvida vale a pena, porque as paisagens que você vai ver durante o caminho são variadas. Tem desde densas florestas de pinheiros até amplos campos de lavanda e oliveiras.

No momento em que você alcançar o topo, você vai ser recompensado com vistas panorâmicas espetaculares que se mostram a ilha de Hvar, o mar Adriático e até as ilhas vizinhas em dias claros. No topo, há uma pequena capela dedicada a São Nicolau, o santo padroeiro dos marinheiros.

Monte Sveti Nikola

8. Visite Stari Grad

Uma das cidades na ilha de Hvar que vale muito a pena conhecer é Stari Grad, um dos municípios mais antigos da Europa e que é considerado Patrimônio da UNESCO. Além de desfrutar das praias de águas cristalinas da ilha, não deixe de ver os lavandários e de explorar as ruas de paralelepípedos com casas de pedra, praças e igrejas antigas.

Alguns pontos turísticos que vale a pena visitar são: Fortaleza de Tvrdalj, o Museu de Stari Grad, a Igreja de São João e o Campo de Starigrad Plain. Além disso, você pode descansar nas praias de água cristalina em Stari Grad, como Lanterna e Maslinica.

Stari Grad

Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Hvar para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!