Saiba aqui quais são os melhores meses para viajar a Bruxelas e tenha uma experiência inesquecível! De maio a setembro é a melhor época.
Quais são os melhores meses para viajar a Bruxelas?
Os melhores meses para viajar a Bruxelas são em junho, julho, agosto e setembro. Esses meses contam com as melhores temperaturas, os melhores passeios e com inúmeras atrações turísticas por toda a cidade para você conhecer.
Meses de baixa temporada em Bruxelas – Inverno
O inverno em Bruxelas é muito frio e chuvoso, ainda assim a cidade não deixa de ser interessante. Com a chegada do inverno existem outras atividades para fazer na cidade, como aproveitar para conhecer os museus, teatros, os cafés super modernos e os pubs ficam que lotados nessa altura de mais frio. Esta estação tem início em meados do mês de dezembro e vai até meados de março com temperaturas que rondam máximas de 6ºC e mínimas de 1ºC.
Os meses mais baratos para viajar para Bruxelas são em janeiro, fevereiro, novembro, e início de dezembro. Se você pensa em fazer uma viagem mais tranquila, essa é sem dúvida a melhor época para viajar até à cidade.
Mercado de Natal em Bruxelas
Em dezembro apesar das baixas temperaturas, a chegada do natal faz com que seja considerado um mês com uma grande afluência de turistas. Muitas pessoas se deslocam à cidade não só para fazer as compras natalícias mas também pelo maior Mercado de Natal com artesanato, petiscos ótimos, bebidas quentes, e doces deliciosos!
Meses de alta temporada em Bruxelas – Verão
No verão tudo fica mais colorido e animado, as esplanadas ficam abarrotadas, os parques passam a ser opções para finais de tarde ensolarados e em qualquer canto da cidade tem uma atividade acontecendo.
Os meses de maio, junho, julho, agosto e meados de setembro são as melhores épocas para viajar para Bruxelas, devido ao tempo e é oficialmente aberta a época festiva na cidade.
As temperaturas máximas para esses meses são de 20ºC a 23ºC e as mínimas de 12ºC a 14ºC. Nos meses de verão, a cidade recebe imensos turistas e as passagens para essa época são mais caras. Por isso o melhor é planejar com antecedência a sua viagem e programar direitinho tudo o que você quer fazer durante a sua estadia.
Meses de março a junho em Bruxelas – Primavera
A chegada da primavera é no mês de março, e se estende até meados de junho, a frequência turística em Bruxelas, é média. Nestes meses as temperaturas sobem um pouco, o que não quer dizer que não chova, ainda assim é uma ótima época para passear pela cidade. Com a primavera as primeiras flores começam a surgir, o sol aparece mais vezes e os dias vão ficando mais longos. Apesar de serem meses com diferentes temperaturas, existem inúmeras atividades legais para fazer.
Atividades interessantes para fazer em março em Bruxelas:
1) O dia do Waffle em Bruxelas
No dia 25 de março, é comemorado em toda a cidade, que fica com um cheiro delicioso de doce acabado de fazer. Sendo que o melhor mesmo, é que você pode experimentar diferentes waffles, com recheios e toppings para todos os gostos em toda a cidade de Bruxelas!
2) Conhecer a Veneza da Bélgica
Para quem gosta de conhecer regiões com muita história e beleza, Bruges é uma ótima opção, fica cerca de 30 minutos da cidade de Bruxelas. Nessa época todas as ruas ficam cobertas de flores e a cidade fica com uma luz incrível, o que resulta em fotografias incríveis!
3) A Semana do Chocolate na Antuérpia
Do dia 24 de fevereiro a 9 de março, tem também uma semana deliciosa, a Semana do chocolate. A cidade fica a cerca de 40 minutos de Bruxelas, e não só vale apena ir à semana do Chocolate, mas também se tiver tempo, conhecer e explorar a cidade da Antuérpia que é lindíssima, sendo considerada a capital do diamante!
4) O Festival de Filme de Animação em Bruxelas
Se você é fã de animação, não pode perder no dia 3 de Março o Festival de Filme de Animação em Bruxelas! Existem inúmeros filmes legais de animação que são apresentados ao público no festival. É um verdadeiro encontro de artistas e críticos, num espaço maravilhoso onde a arte e a inovação estão em constante sintonia.
5) Affordable Art Fair em Bruxelas
Para quem aprecia arte contemporânea, não pode deixar de visitar a Affordable Art Fair em Bruxelas, que conta com inúmeras exposições de pintura, escultura e fotografia em um ambiente bem acolhedor.
6) Conhecer a Floresta Azul
Com a chegada da primavera em março, os sinais da época mais linda do ano começam a surgir. No fim do mês de março, uma das coisas mais interessantes e que você não pode deixar de fazer, é o passeio na Floresta Azul. Fica a meia hora do centro de Bruxelas e durante várias semanas a Floresta de Halle atrai turistas e moradores de toda a Bélgica e do mundo.
É um verdadeiro espetáculo da natureza, que consiste em um manto azul de 250 hectares, repleto de jacintos (flores) selvagens que cobrem tudo à sua volta. Parece um cenário de um filme encantado! A melhor altura para visitar é de manhã ou à noite que é quando as flores soltam o perfume mais intenso.
Meses de setembro a dezembro em Bruxelas – Outono
Nos meses de setembro a dezembro, as temperaturas caem bastante, as chuvas retornam e tudo fica mais melancólico. A meio do mês de setembro chega o outono que vai até meados de dezembro, e como outono os tons da cidade vão ficando mais alaranjados e as folhas das árvores começam a cair.
É uma linda época para desfrutar dos parques, fazer caminhadas pelos jardins, conhecer os museus, as exposições de arte e desfrutar de eventos mais acolhedores. E apesar da frequência de visitantes na cidade baixar drasticamente, os preços para viajar são muito mais económicos.
Atividades interessantes para fazer no outono em Bruxelas
1) Semana da batata frita em Bruxelas
Os meses de setembro e dezembro são ótimos para conhecer as inúmeras igrejas e catedrais, a arquitetura medieval de Bruxelas, os mestres barrocos, provar os chocolates e os mais de 600 tipos de cerveja do país. Mas a grande estrela do mês de outubro é homenageada, e é a batata frita!
A batata frita saiu da cidade de Flandres e é um sucesso! É tão importante que até recebeu o reconhecimento como património imaterial. A Semana da Batata Frita e a tradição manda comer em um cone de papel, que são vendidos em inúmeros lugares em Bruxelas e Flandres.
2) Dezembro do Sinterklass – São Nicolau
O São Nicolau é uma figura muito típica dentro das comemorações natalinas na Europa central, mais especificamente na Antuérpia. São Nicolau foi um bispo da Igreja Católica que viveu no século I, ele era considerado o padroeiro das crianças, dos marinheiros e mercadores e ainda padroeiro da Rússia e da Grécia.
A comemoração de São Nicolau é realizada em várias partes da Europa no dia 6 de Dezembro, e é muito parecido à véspera de Natal, só que a diferença é que se comemoração é em outro dia.
Economize ao máximo na sua viagem para Bruxelas
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Bruxelas, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Bruxelas da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Bruxelas e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Bruxelas. São dicas fundamentais e pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Bruxelas, como prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja a nossa matéria de onde ficar hospedado em Bruxelas para saber qual é melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!