Saiba tudo sobre o que você pode fazer em Bruxelas, a capital da Bélgica. A cidade que é conhecida por ser o centro da União Europeia.
1. Principais praças em Bruxelas
Grand-Place de Bruxelas
A Grand-Place é um dos pontos turísticos de Bruxelas mais visitadas e fotografadas da capital, sendo considerada uma das praças mais belas e exuberantes da Europa. A praça possui um forte poder histórico, cultural e comercial.
A maior parte dos edifícios que constituem a Grand-Place foram destruídos devido aos bombardeamentos do exército francês em 1695, sendo que o único que se manteve em pé foi a Prefeitura, posteriormente tudo foi rapidamente reconstruído. A Grand-Place é rodeada por um conjunto arquitetônico muito imponente que mostra bem a riqueza do lugar.
1) A Prefeitura em Bruxelas
A Prefeitura de Bruxelas é a jóia arquitetônica mais importante e a mais antiga da praça da cidade. É um prédio gótico, construído em 1420, na Idade Média, pela orientação do arquiteto Jacob van Thienen. Neste edifício, a estátua de São Miguel está gravada sobre uma torre de 96 metros de altura.
2) Maison du Roi ou a Casa do Rei:
A Maison du Roi foi construída em 1536 e teve uma reforma em 1873. Durante largos anos, esse foi o lugar de residência dos monarcas que reinavam na época. Hoje em dia, a Maison du Roi alberga o Museu da Cidade onde é possível encontrar pinturas do século XVI e objetos pessoais de Mannenken Pis, o menino pelado urinando na pia de uma fonte, que é considerado um dos grandes símbolos de Bruxelas.
3) Maison des Ducs de Brabant
A Maison des Ducs de Brabant é um conjunto de sete casas do estilo barroco, elas estão agrupadas atrás de uma fachada monumental que ocupa todo o lado da Grand-Place em Bruxelas. Algumas das casas que constituem a Maison des Ducs de Brabant são:
- A Casa da Fama Nº13: É a menor das sete casas e é completamente diferente das outras, tornando a Casa dos Duques de Brabante assimétrica. Do lado de fora da casa é possível observar a estátua dourada que representa A FAMA, uma figura mítica elevando a buzina e carregando uma coroa de louros.
- O Hermitage Nº 14: A casa O Hermitage pertencia à cidade antes do bombardeio de Bruxelas pelas tropas francesas de Luis XIV. A Casa Hermitage foi projetada por volta de 1697-1698 por Guillaume de Bruyn. A porta barroca é coroada por uma belíssima representação de um eremita lendo a Bíblia em uma cabana no meio da floresta.
- A Fortuna Nº 15 : A Casa da Fortuna tem três compartimentos, 3 níveis e mais um mezanino. Na porta está gravado uma cesta de frutas barroca dourada, que simboliza a fortuna e 2 dos seus principais atributos: a roda e a cornucópia da abundância. Hoje em dia, a Casa da Fortuna abriga o luxuoso Hotel St. Michael.
- A Casa do Moinho de Vento Nº 16: A Casa do Moinho de Vento também pertencia à cidade antes do bombardeio de Bruxelas pelas tropas francesas. Após esse evento, foi vendido em 1696 pela cidade à corporação de moleiros para financiar a reconstrução da Câmara Municipal de Bruxelas. A construção é feita em pedra, com uma fachada de três pontes, três níveis e mais um mezanino.
4) Le Renard, Le Cornet e Le Roy d’Espagne
Le Renard, Le Cornet e Le Roy d’Espagne são casas gremiais que representam as categorias profissionais em Bruxelas na Idade Média. Esses edifícios fazem parte de um conjunto de casas neoclássicas com raizes flamencas.
O Le Roy d’Espagne é o bar mais famoso da Grand-Place, devido à sua maravilhosa cerveja e pela vista privilegiada da praça. Na fachada do Le Roy é possível observar o busto de Carlos II da Espanha, soberano da Bélgica no século XVII.
Praça Real de Bruxelas
A Praça Real é onde se reúnem os Museus Reais de Bruxelas. Foi sede do Castelo por mais de sete séculos e depois foi o antigo Palácio de Coudenberg, sede do poder dos Duques de Brabante.
A estátua de Godofredo de Bouilon, um nobre e militar franco, encontra-se no centro da praça e foi construída em 1848 por Eugène Simonis. A igreja de Saint-Jacques-sur-Coudenberg também está no centro dess mesma Praça Real de Bruxelas e é lindíssima!
2. Passeios por Bruxelas
1) Murais nas ruas com Banda Desenhada em Bruxelas
Bruxelas é conhecida por ser a capital da banda desenhada. Para os belgas a arte dos quadradinhos é tão ou mais importante do que cerveja ou os chocolates. A cidade foi um grande ponto de partida para as aventuras do repórter mais famoso do mundo, o Tintim e a sua mascote Milú.
Essa personagem foi criada por Hergé que nasceu na capital e foi o verdadeiro fundador da ”nona arte” em Bruxelas. Durante o seu passeio pela cidade, é possível observar inúmeros prédios com fachadas ilustradas com várias personagens famosas da banda desenhada belga.
É uma ótima alternativa para combater problemas de habitação, recuperando alguns edifícios que estão mais desgastados. A maior concentração dos murais está localizado no centro de Bruxelas, entre a Grand-Place, o bairro de Saint Géry e o miradouro do Palácio da Justiça.
2) Passeio pelas cervejarias em Bruxelas
As cervejas, são uma das muitas especialidades belgas. Um dos lugares mais famosos da cidade, é o Halles Saint-Géry, que é considerado o berço de Bruxelas. Aqui você vai encontrar um grande mercado com atividades diversas, como exposições, concertos, feiras, festivais entre outros eventos.
Os bares do Halles Saint-Géry são conhecidos pela sua autenticidade, sendo possível degustar as mais variadas cervejas produzidas na microcervejaria, que posteriormente são maturadas nas suas caves. Para além disso, o espaço oferece um ótimo menu de comida, e wifi gratuito.
3) Passeio Gastronômico por Bruxelas
Bruxelas também é conhecida por ter doces de deixar água na boca. Os mais conhecidos e desejados são os chocolates e os waffles, são uma verdadeira tentação! Essa doçaria pode ser encontrada em qualquer café ou pastelaria em Bruxelas. Os waffles são ótimos para comer bem quentinhos, num fim de tarde com um belo café.
Outra especialidade de Bruxelas, é a comida à base de frutos do mar. Sabe aqueles dias de chuva e frio, que só dá vontade de comer uma sopa bem quentinha para aquecer? Então você não pode deixar de visitar o melhor lugar para comer sopa de peixe!
O Mer du Nord é só o melhor lugar para desfrutar de uma bela sopa que é super confortante e deliciosa. Como é um restaurante super requisitado o melhor é ir cedo porque fica cheio muito rápido!
3. Catedral de Bruxelas
A Catedral de Bruxelas é dedicada aos dois santos padroeiros da cidade, São Miguel e Santa Gúdula. Esta catedral é a igreja nacional da Bélgica e o melhor exemplo de conservação da arquitetura gótica de Brabante.
A Catedral está localizada próximo da Estação Central e foi completada no final do século XV. Para a conclusão deste que é considerado um dos grandes marcos de Bruxelas, foram precisos cerca de 300 anos.
Os vitrais e o confessionário do século XVI, são as grandes atrações da Catedral, assim como o púlpito barroco do século XVII, e o carrilhão que remonta ao ano de 1975. Os casamentos reais na maior parte das vezes são realizados na Catedral, assim como outros eventos importantes.
4. Atrações turísticas em Bruxelas
1) O Atomium em Bruxelas
O Atomium é uma das grandes atrações de Bruxelas, considerado um símbolo de inovação científica. Está localizado no norte da capital belga, o Atomium foi planejado para ser um pavilhão principal para acolher a Expo 58, que é uma feira mundial onde estão presentes cerca de 40 países. O clima deste evento, era de pós-guerra, mas todas as nações se apresentaram no seu melhor.
A Europa ainda estava se recompondo dos conflitos, e dava assim os primeiros passos na ciência, sonhando com um futuro melhor para todos. A estrutura é icônica e é possível visualizar logo assim que chegamos a Bruxelas, é uma mistura de escultura e arquitetura que procura simbolizar uma nova era de modernidade e inovação.
2) Manneken Pis
O Manneken Pis é considerado um dos grandes símbolos de Bruxelas. É uma estátua que representa um menino urinando. Essa figura foi projetada por François Duquesnoy em 1619, mas até hoje não se sabe exatamente qual foi o motivo da sua criação. Reza a lenda, que na época havia um menino que com a sua urina apagou um forte incêndio, daí a origem dessa estátua emblemática.
Mas existem várias teorias para a origem da estátua, o que não invalida que uma delas seja verdadeira. Os belgas são grandes adeptos de futebol, e sempre que há um jogo na cidade, o Manneken Pis é vestido com as camisetas dos mais diversos times e até mesmo vestimentas típicas do país.
5. Palácios em Bruxelas
1) Palácio Real de Bruxelas
O Palácio Real de Bruxelas é considerado a sede da monarquia belga. Aqui você encontrará os escritórios dos reis, alguns ministérios, salas dos chefes de estado convidados e salas e reuniões oficiais. Porém, este Palácio não é a residência oficial da monarquia belga, pois os reis vivem no Palácio de Laejen, localizado nos arredores de Bruxelas. Na sua visita, vai poder conhecer todos os cantos e aproveitar um belo fim de tarde nos jardins do Palácio.
2) Palácio dos Príncipes Bispos em Bruxelas
É um magnífico complexo arquitectónico, com a fachada principal do século XVII e a ala oeste posterior também. Hoje em dia o Palácio abriga tribunais e escritórios administrativos da província. O Palácio dos Princípes Bispos consiste em dois pátios adjacentes, dos quais apenas o primeiro é acessível ao público.
As colunas estão coroadas por capitéis decorados com figuras humanas, e máscaras pitorescas. Todas as 60 colunas são diferentes umas das outras e são testemunhas das correntes de pensamento humanista Do Renascimento e da Descoberta do Novo Mundo.
3) Palácio da Justiça em Bruxelas
O Palácio da Justiça em Bruxelas é o edifício do tribunal mais importante da Bélgica. Erguido entre 1866 e 1883 pelo arquiteto Joseph Poelaert, o edifício tem um estilo eclético e é considerado a maior construção do século XIX até a atualidade.
Esse Palácio da Justiça de Bruxelas tem 26.000 metros quadrados de superfície e 104 metros de altura, e devido à sua localização, na zona alta de Bruxelas, o palácio é visível em quase toda parte da cidade e, é um edifício fascinante que vale a pena conhecer.
6. Museus em Bruxelas
1) Museus Reais de Belas Artes da Bélgica
Os Museus Reais de Belas Artes da Bélgica são formados por quatro centros de arte considerados os mais famosos da Bélgica. Este museu abriga mais 20.000 pinturas, desenhos e esculturas desde o princípio do século XV até a atualidade.
- Museu de Arte Moderna: É um dos quatro museus mais visitados e importantes, estando localizado bem no centro da cidade de Bruxelas. O Museu tem exposições que vão desde o século XIX até a atualidade. Mestres belgas do surrealismo estão com suas coleções de arte expostas no museu, que são admiradas por centenas de pessoas que visitam o local diariamente. Esse museu está localizado na Rue de la Régence, 3 em Bruxelas.
- Museu de Arte Antiga: O Museu está inserido num edifício neoclássico, construído nos finais do século XIX, por Alphonse Balat. Também é um dos museus mais visitados e importantes de Bruxelas, estando próximo do Museu de Arte Moderna, no centro da cidade. Esse mesmo museu forma a parte mais extensa do Museu de Belas Artes e expõe obras desde o século XV até o XVIII. É muito conhecido e admirado por possuir uma coleção de arte flamenca considerada por muitos uma das mais belas da Europa. O Museu está localizado na Rue de la Régence, 3 em Bruxelas.
- Museu Constantin Meunier em Bruxelas: O Museu possui o acervo do pintor Constantine Meunier, que viveu no século XIX. O edifício, onde está instalado o Museu Constantine, era o antigo estúdio do pintor. É um dos museus mais interessantes e valiosos, pois possui obras magníficas, pinturas e desenhos de Constantine Meunier. Está localizado em outro ponto da cidade, em Abdijstraat 59 em Elsene, pertinho do Parc Tenbosh.
- Museu Antoine Wiertz em Bruxelas: O museu é um espaço em homenagem ao pintor, escultor e pensador belga Antoine Wiertz. O artista romântico era bastante controverso e estava muito além do seu tempo. Aqui é possível encontrar pinturas inspiradas em grandes mestres, como Rubens, Michelangelo ou Rafael. Para além das grandes obras, o museu também tem pequenos salões que exibem inúmeras pinturas, esboços animados e muito envolventes. O museu está localizado em Rue Vautier 62, 1050 Ixelles em Bruxelas.
2) Museu Horta
O Museu Horta é uma homenagem a Victor Horta, um dos principais artistas em arquitetura e art noveau. Está localizado na Rue Américaine, 25 em Bruxelas, era antiga residência e estúdio de Victor Horta. O museu retrata bastante a decoração, os traços arquitetônicos e detalhes que o artista trabalhava e implementava nas suas obras. Durante a sua visita ao museu é possível ver o cuidado especial que o artista tinha para que tudo fosse harmonioso e ao mesmo tempo impactante. É definitivamente um lugar maravilhoso para você conhecer!
3) Centro Belga de Banda Desenhada
Para quem é amante desta arte, não pode deixar de ir ao Centro Belga de Banda Desenhada. No Centro Belga de BD é possível encontrar toda a origem e a história do ”mundo dos quadrinhos”. É um verdadeiro universo de ideias, rabiscos e de muita informação interessante.
Nesse mesmo edifício também está o Museu de BD e uma loja onde é possível comprar livros, lembranças e muito mais. Ele está dividido em vários pisos e salas, sendo que em cada uma delas poderá encontrar exposições, instalações, filmes e artefatos sobre Banda Desenhada. O Centro Belga de Banda Desenhada está aberto todos os dias e fica localizado em Rue des Sables 20 em Bruxelas.
7. Onde fazer compras em Bruxelas
1) Rue Nueve
A Rue Nueve é uma das ruas comerciais mais movimentadas durante o dia em Bruxelas. Aqui você encontrará lojas de marcas conhecidas, assim como outras marcas nacionais de vestuário, acessórios e decoração. É possível encontrar de tudo nessa rua!
2) Avenue Louise em Bruxelas
Avenue Louise é uma grande avenida onde estão as grandes marcas internacionais de luxo da cidade. É possível encontrar nessa avenida marcas como Tod, Hermes, Max Mara, Kenzo, Tiffany, Chanel, entre outras.
3) Galeries Royales Saint-Hubert em Bruxelas
As Galeries Royales de Bruxelas são das galerias mais antigas da cidade e talvez as mais antigas da Europa para fazer compras e onde tem as mais diversas lojas, como lojas de chocolates, roupas, vinhos, calçados e até mesmo de cervejas. É uma espécie de loja de departamento que possui também restaurantes, cafés e pastelarias onde você pode parar e descansar, conversar ou até mesmo ficar só admirando o espaço que é espetacular.
4) Shopping City 2 em Bruxelas
O City 2 é um shopping muito conhecido na Bélgica e existem vários espalhados pela cidade de Bruxelas. Você pode encontrar quase todas as lojas de marcas famosas internacionais e nacionais nesse shopping, tem também uma grande e variada área de refeições. O principal shopping City 2 está localizado em Rue Neuve 123, 1000 Bruxelas.
5) Sablon e Marolles em Bruxelas
Sablon e Marolles são duas regiões e praças onde você pode encontrar todo o tipo de artigos vintage e objetos antigos. Ambas têm uma forte oferta de cultura, produtos a preços acessíveis, e um ambiente muito interessante com pessoas diversas.
Nessa mesma região existem inúmeras lojas de chocolates, que você não pode deixar de conhecer. Por isso, se é uma pessoa que gosta de arte, do estilo vintage e antiguidades esse lugar é imprescindível durante a sua estadia.
Economize ao máximo na sua viagem para Bruxelas
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Bruxelas, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Bruxelas da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Bruxelas e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Bruxelas. São dicas fundamentais e pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Bruxelas, como prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja a nossa matéria de onde ficar hospedado em Bruxelas para saber qual é melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!