Confira cidades com neve na Espanha para visitar durante o inverno europeu e dicas para ter uma experiência fantástica nesses destinos.
Como é o clima na Espanha? Quando neva?
Antes de começar a planejar sua viagem para as cidades com neve na Espanha, é importante entender o clima do país. Com uma geografia diversificada, a Espanha apresenta uma variedade de climas, desde o oceânico e mediterrâneo até o montanhoso, continental e árido.
A neve tende a ocorrer principalmente nas áreas montanhosas, como os Pirineus, partes do centro e até mesmo algumas regiões da Andaluzia. Sempre em lugares mais elevados e do interior, onde as temperaturas são mais intensas.
Entretanto, quanto à época da neve, ela se dá no inverno e dependendo das condições climáticas da neve, costuma ser entre os meses de novembro e fevereiro. Também há lugares para esquiar na Espanha, uma atividade imperdível para fazer no inverno.
Galiza
Começando pelo noroeste da Espanha, a norte de Portugal temos a região da Galiza. É uma região que mistura clima continental, litoral e de montanha, oferecendo uma beleza natural deslumbrante. Seus invernos são frios e chuvosos e em algumas zonas muito ventosos.
Aqui fica Manzaneda, uma montanha e estação de esqui onde é possível desfrutar da neve e praticar esportes de inverno. Também pode experimentar os restaurantes locais pelos vilarejos que for passando. São uma experiência incrível para ter no norte de Espanha nessa época do ano, com comidas típicas e que esquentam o estômago.
Covadonga (Astúrias)
Outra dica de cidades com neve na Espanha é Covadonga, que está localizada no Parque Nacional dos Picos da Europa. Trata-se de uma pequena vila cercada por montanhas majestosas. Durante o inverno, a região é coberta por uma camada de neve, criando paisagens deslumbrantes.
Oferecendo, assim, oportunidades para caminhadas na neve e estar em contato com a natureza. Esta região é lindíssima e também conta com uma gastronomia local. Não deixe também de provar a sidra, uma iguaria DOP.
Burgos (Castela e Leão)
Com sua imponente catedral gótica e charmoso centro histórico, Burgos é uma cidade cheia de história e beleza. No inverno, a cidade fica linda toda nevada, criando uma atmosfera romântica e acolhedora para quem a visita. É uma cidade que vale muito a pena visitar, você vai ficar encantado!
Segóvia (Castela e Leão)
Outra cidade em Castela e Leão que também recebe neve nos meses mais frios é Segovia. Conhecida por sua arquitetura medieval impressionante, Segóvia é uma das principais cidades turísticas do país. Quando neva, a cidade fica com uma atmosfera mágica em torno de seus monumentos históricos, como o Alcázar de Segóvia e o aqueduto romano.
Pirineus
Os Pirineus, localizados no nordeste do país, são uma cordilheira que se estende desde o Oceano Atlântico até o Mar Mediterrâneo, fazendo fronteira com a França. Esta região é conhecida por seus invernos rigorosos e quase sempre recebe neve. Além disso, oferece excelentes pistas de esqui, como Baqueira, uma das melhores estâncias de esqui do norte do país.
Cerler (Aragão)
Já na província de Aragão, fica Cerler, que embora seja mais conhecida como uma estância de esqui, a vila de Cerler também é um destino encantador para quem procura neve sem a prática de esqui. Assim, com suas ruas pitorescas e cenário alpino, Cerler oferece uma atmosfera tranquila e relaxante durante os meses de inverno.
Madri
A capital espanhola, Madri, é conhecida por seus invernos frios devido à sua localização no interior e altitude elevada. Embora não seja demasiado comum nevar em Madri, quando acontece, cria paisagens incríveis e uma atmosfera única para os moradores locais e visitantes. Para aumentar suas chances de ver neve, uma visita à Serra de Guadarrama é altamente recomendada.
As cidades vizinhas de Madri, localizadas ainda mais no interior, geralmente experimentam neve durante o inverno. Um exemplo é Navacerrada, situada a 52 km da capital, que recebe neve em média 78 dias por ano devido à sua altitude mais elevada. E para facilitar, você pode ir de trem, que é uma opção bem conveniente para chegar lá e assim você evita dirigir com neve.
Cuenca (Castela-La Mancha)
Com sua arquitetura única e paisagens deslumbrantes, Cuenca é uma cidade fascinante para visitar durante o inverno, porque suas ruas históricas ficam cobertas de neve. Além de explorar os monumentos da cidade, os visitantes podem desfrutar de vistas panorâmicas das montanhas ao redor.
Granada
Já no sul do país, na região de Andaluzia, Granada é uma cidade montanhosa que oferece uma experiência única de inverno. A Serra Nevada, localizada nas proximidades, é um destino popular para esquiar e desfrutar das paisagens deslumbrantes.
Mas, se não for esquiar, saiba que os resorts de montanha oferecem uma estadia romântica e paisagens fabulosas para explorar durante o inverno.
Pesquisador de hotéis:
Ao decidir onde ficar, concentre-se na melhor região, como o centro das cidades, que oferece proximidade aos principais pontos turísticos. Por outro lado, algo que influencia e muito no custo da viagem é a escolha do tipo de hospedagem. Considere opções como hotéis, hostels, hotéis de luxo ou até mesmo casas de Airbnb.
A nossa dica é sempre utilizar o Pesquisador de Hotéis em Espanha que é o maior site de reservas de hotéis do mundo. Seus preços são imbatíveis e lá você pode conferir a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis. Esse buscador, também, tem uma grande parceria com os estabelecimentos e oferecem cancelamento grátis com quase todos os hotéis, caso você mude de ideia.
Economize ao máximo na sua viagem a Espanha:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Madri e Espanha, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Espanha e até Portugal ou França. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Espanha. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Espanha, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Madri para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem para as cidades espanholas.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!