Veja as nossas dicas de o que fazer em 8 dias no sul da Itália, para um roteiro nessa bela região. Ela abriga cidades incríveis, com várias atrações e paisagens magníficas.
O que fazer em 8 dias no sul da Itália: 1º e 2º dias – Nápoles
Comece a explorar o sul da Itália a partir de Nápoles, a terceira cidade mais populosa do país. Por lá, passeie pelo centro histórico, um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Visite o Castel Nuovo, a Galeria Umberto e o Museu Arqueológico Nacional, que são pontos turísticos bastante interessantes. E em suas refeições, não deixe de experimentar a autêntica pizza napolitana.
Além disso, passeie na famosa Piazza del Plebiscito, assim como na Baía de Nápoles. Outro passeio que vale a pena fazer durante o seu tempo em Nápoles é ao Monte Vesúvio.
Você pode caminhar até a cratera e admirar uma bela vista panorâmica da região, inclusive da baía. Porém, não se esqueça de usar roupas e calçados confortáveis, pois a subida pode ser um pouco desafiadora.
- A primeira parte da subida ao Monte Vesúvio, de aproximadamente 1.000 metros, pode ser feita de carro, ônibus ou táxi. Então, você precisa apenas caminhar a última parte.
IMPORTANTE: Uma dica essencial, para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações da Itália, é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel. E os hotéis bons e bem baratos que já ficamos.
O que fazer em 8 dias no sul da Itália: 3º dia – Pompeia e Herculano
Logo após, em seu terceiro dia de viagem, faça um bate e volta de Nápoles para as cidades de Pompeia e Herculano. São dois destinos próximos fascinantes, onde estão ruínas preservadas pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.
Conforme você for conhecendo essas antigas vilas romanas, verá também artefatos e vestígios da vida cotidiana daquela época.
O que fazer em 8 dias no sul da Itália: 4º dia – Sorrento
No dia seguinte, viaje até Sorrento, uma pequena cidade medieval na província de Nápoles. Uma ótima opção de passeio por lá é no centro histórico, que ainda hoje é cercado pelos muros construídos para defesa da região.
Não deixe de ir à principal praça da cidade, Piazza Tasso, bem como à Catedral de Sorrento, dedicada a Santiago e São Filipe.
Em seguida, faça um agradável passeio na Marina Grande, uma antiga vila de pescadores. Contudo, para assistir a um pôr do sol inesquecível, a nossa dica é ir ao parque Villa Comunale, no topo de uma falésia.
IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
O que fazer em 8 dias no sul da Itália: 5º dia – Positano, Amalfi e Ravello
Partindo de Sorrento, tire o dia para conhecer parte da belíssima Costa Amalfitana. Essa região é indispensável em sua lista de o que fazer em 8 dias no sul da Itália, principalmente durante o verão.
Logo no início do dia, vá até Positano, que abriga algumas das melhores praias na Costa Amalfitana. Entre elas, estão estão a Praia Grande e a Praia Fornillo, com águas cristalinas do mar Tirreno.
Juntamente com as praias e a bela paisagem de casas coloridas, Positano oferece outros atrativos, como a fascinante Igreja de Santa Maria Assunta que, de seu topo, é possível ter uma vista inesquecível da região.
Depois, vá até a cidade de Amalfi, o coração da Costa Amalfitana. Lá, também há belas praias, como por exemplo a Marina Grande.
Explore o centro histórico e suas atrações, entre elas a animada Piazza del Duomo. Lá, está a majestosa catedral chamada Duomo di Sant’Andrea, a mais bonita de toda a Costa Amalfitana. Ainda, adentre a Chiostro del Paradiso e depois, aproveite para tomar um delicioso gelato italiano.
Já ao final da tarde, vá à Ravello. Diferentemente das anteriores, essa cidade não fica à beira-mar, mas na montanha, oferecendo uma vista encantadora da Costa Amalfitana.
Passeie pela Piazza Duomo, onde estão a Catedral de Ravello e a Torre de São Pantaleone. Visite, ainda, o Jardim Principessa di Piemonte, assim como a famosa Villa Rufolo, ideal para apreciar o entardecer.
O que fazer em 8 dias no sul da Itália: 6º dia – Minori, Maiori, Cetara e Vietri sul Mare
Para iniciar o dia, vá até a cidade de Amalfi e lá, pegue um barco que passa pelas cidades de Minori, Maiori, Cetara e Vietri sul Mare. Você também pode fazer esse trajeto por conta própria, com um carro alugado.
O pequeno povoado de Minori conta com atrações imperdíveis, como uma praia de águas calmas e rasas, a Piazza Centrale, a Basílica de Santa Trofimena e o Museu Antiquarium.
É possível conhecer bastante coisa em Minori em poucas horas. Então, em seguida, vá para Maiori.
Lá, está a extensa Praia de Maiori e outros lugares imperdíveis, como a Corso Reginna, principal rua da cidade. Do mesmo modo, o Palazzo Mezzacapo, a Igreja Collegiata di Santa Maria a Mare e o Castello di San Nicola.
Outra cidade interessante é Cetara, que possui ruas charmosas e uma pequena marina com barcos coloridos de pesca. Lá, visite a Torre di Cetara e a Igreja Franceso d’Assisi.
Essa região é famosa por ter o melhor peixe da Costa Amalfitana, portanto reserve seu almoço para experimentá-lo juntamente com o Scialatielli all’Amalfitana, uma massa típica da região.
Mais tarde, vá até Vietri sul Mare, situada no extremo oriental da Península Sorrentina. Ela é conhecida por suas cerâmicas coloridas, presentes em museus, ruelas e lojas especializadas.
Lá, visite a Igreja de San Giovanni Battista, relaxe na Marina e passeie pelo parque municipal Villa Comunale, com um jardim encantador.
O que fazer em 8 dias no sul da Itália: 7º dia – Ilha de Capri
Reserve o dia seguinte para conhecer a maravilhosa Ilha de Capri. Para ir de Sorrento até lá, há diferentes opções de transporte, como por exemplo carro alugado e ferry boat.
Apesar de ser relativamente pequena, essa ilha possui diversas atrações imperdíveis, em suas duas localidades: Capri e Anacapri.
Antes de tudo, você não pode deixar de aproveitar as praias de Capri, com paisagens inesquecíveis compostas por montanhas e outras belezas naturais. Entre as melhores, estão a Praia de Marina Grande e a Praia Marina Piccola.
Logo após, você pode fazer um agradável passeio de barco ao redor, que inclui uma visita à Gruta Azul, e subir de teleférico ao Monte Solaro.
Além disso, passeie pela Piazzetta di Capri, no coração da cidade, e aprecie seus restaurantes e cafés. Depois, passeie pela charmosa Via Camerelle, a rua mais chique de Capri, que abriga diversas lojas e marcas de luxo.
Já em Anacapri, conheça o museu Villa San Michelle e assista a um pôr do sol encantador no Farol de Punta Carena.
O que fazer em 8 dias no sul da Itália: 8º dia – Bari
Finalmente, siga para a região da Puglia, também chamada de Apúlia, mais especificamente para a cidade de Bari. Lá, você pode desfrutar de belas praias e um grande porto.
Também vale a pena explorar o centro histórico, conhecido como Bari Vecchia, com ruas estreitas e lugares de destaque. Entre eles, a Catedral de Bari e a Basílica de São Nicolau.
Ainda no centro histórico, vale a pena visitar o grandioso Castelo da Suábia (Castello Svevo). Enquanto em outras áreas da cidade, estão museus, incluindo o Museu Arqueológico e o Museu Cívico, além de lojas de grife e restaurantes imperdíveis.
Não deixe de provar as delícias locais, como por exemplo focaccia e panzerotti.
Economize ao máximo na sua viagem à Itália:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!