Veja as nossas dicas de o que fazer em 3 dias na Toscana, para um roteiro nessa bela região no centro da Itália. Ela abriga cidades incríveis, com várias atrações e paisagens magníficas.
O que fazer em 3 dias na Toscana: 1º dia – Florença
Antes de tudo, inicie seu roteiro em Florença, a capital da Toscana. Considerada a joia renascentista da Itália, essa cidade oferece paisagens únicas, bem como muitas atrações sensacionais. Um dia é pouco para conhecer todos os seus pontos turísticos, mas você conseguirá visitar os principais e fazer passeios agradáveis.
A princípio, faça um passeio na Piazza del Duomo, uma das praças mais famosas de todo o país e uma das melhores coisas para fazer em Florença. Lá, está a Catedral de Florença. De seu topo, é possível ter uma vista de tirar o fôlego da região. Nessa praça, você também pode visitar o Batistério de São João e o Museo dell’Opera del Duomo.
Logo depois, desfrute de um almoço relaxante nos Jardins de Boboli, e aproveite para caminhar por esse local encantador. Não deixe de passar por seus terraços e esculturas ao ar livre. À tarde, faça um agradável passeio à beira do rio Arno e pare para visitar a majestosa Catedral de Santa Maria del Fiore.
Em seguida, explore a Galleria degli Uffizi, lar de uma das coleções mais importantes de arte renascentista. E, então, atravesse a famosa Ponte Vecchio, repleta de joalherias e lojas de artesanato. Por fim, assista a um pôr do sol espetacular em Piazzale Michelangelo. De lá, é possível ter uma vista panorâmica de Florença e do rio Arno, enquanto o sol se põe no horizonte.
O que fazer em 3 dias na Toscana: 2º dia – Pisa e Lucca
No dia seguinte, visite duas outras cidades interessantes da Toscana, Pisa e Lucca. Elas são pequenas e é possível conhecer as duas no mesmo dia. A cidade de Pisa está a uma distância de 88 km de Florença e é onde está a Torre Inclinada, na Piazza dei Miracoli. Muitos turistas aproveitam para tirar uma foto criativa por lá, como recordação da viagem.
Além da Torre de Pisa, nessa praça também estão a Catedral de Pisa, o Batistério de Pisa e o Camposanto Monumentale, um cemitério com uma arquitetura de destaque, três capelas e vários jardins. Outros pontos turísticos da cidade são a encantadora Igreja Santa Maria della Spina, situada ao lado do Rio Arno, e o Museu Nazionale di San Matteo, com várias obras e esculturas.
A cidade de Pisa é pequena, mas reserva vários restaurantes e cafés convidativos para você fazer suas refeições. Em seguida, vá a Lucca, outra cidade imperdível, a pouco mais de 20 km de distância. Situada à beira do rio Serchio, ela é charmosa e está cercada por grandes muros renascentistas. Explore cada detalhe e conheça suas construções históricas.
Em Lucca, você pode caminhar pelo Orto Botânico, percorrer a Piazza Napoleone, adentrar à Basílica de São Frediano e subir no topo da Guinigi Tower, que oferece uma vista de 360° da cidade. Outro lugar impressionante é a Duomo di Lucca. Essa igreja possui uma estrutura grandiosa, que traz influências renascentistas e obras da época.
Você levará em torno de 4 horas para conhecer os principais pontos turísticos de cada cidade. À noite, retorne à Florença para descansar. Ou, então, para aproveitar sua agitada vida noturna, em um dos vários bares, baladas e outros lugares animados.
O que fazer em 3 dias na Toscana: 3º dia – Siena e San Gimignano
No terceiro dia na Toscana, visite outra cidade imperdível. Localizada na província de mesmo nome, Siena está a cerca de 78 km de Florença. Por lá, você pode visitar a sofisticada Catedral de Siena e a grande Piazza del Campo, onde estão a Torre del Mangia e o Palazzo Pubblico. Além disso, passe pelo Orto de Pecci e por museus interessantes na cidade.
Já ao norte de Siena, a uma distância de aproximadamente 42 km, está a pequena cidade de San Gimignano. Ela chama a atenção por seu estilo medieval diferenciado e seus pontos turísticos históricos. Vale a pena reservar algumas horas de seu dia para conhecê-la.
Entre as principais atrações de San Gimignano, estão a antiga fortaleza da cidade chamada Rocca di Montestaffoli, a Piazza della Cisterna, a Igreja Colegiada e o Palazzo Pubblico. Logo ao lado deste último, está a Torre Grossa. Se você tiver coragem de subir os seus, aproximadamente, mil degraus, saiba que terá uma vista bastante recompensadora.
Economize ao máximo na sua viagem à Itália:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!