Veja todas as nossas dicas para fazer viagens de trem pela Itália, aproveitando ao máximo diversas regiões do país. O trem é um transporte bastante utilizado para se deslocar entre as cidades italianas.
Como é o serviço de trem na Itália?
O trem é um dos meios de transporte mais utilizados na Itália. Seu serviço é excelente e de boa qualidade, o que facilita muito na hora de fazer um roteiro pelas cidades encantadoras desse país. Para fazer uma boa viagem, basta escolher os trens certos e planejar com antecedência, bem como seguir as dicas que daremos nesta matéria.
Onde comprar passagens de trem na Europa
Uma dica para conseguir achar as melhores passagens com os menores preços é utilizar esse Pesquisador de trens da Europa. Além de ser o maior site de passagens de trem do mundo, ele faz uma pesquisa em todas as melhores empresas de trem da Itália e da Europa e, ainda mais, acha as melhores opções.
Nós sempre fazemos nossas reservas por lá, pois eles têm os melhores preços. O sistema de busca é muito bom, super fácil de reservar e é o site mais confiável do mundo para reservas de trem. Esta é a melhor forma de comprar as passagens de trem da sua viagem pela Europa.
Vantagens de fazer viagens de trem pela Itália
Vale muito a pena fazer viagens de trem pela Itália. Esse meio de locomoção proporciona bastante conforto, bem como acessa vilarejos onde nem todos os meios de transporte têm acesso. Além disso, oferece paisagens incríveis durante o trajeto. E o melhor: os preços das passagens costumam ser acessíveis.
Tipos de trem na Itália
A principal empresa que opera as linhas de trem na Itália é a Trenitalia. Ela conta com uma frota de trens considerada super rápida, chamada La Freccia, ótima para viagens mais longas. Há dois tipos de trem disponíveis no país:
- Alta velocidade: são ideais para quem busca rapidez e conforto, pois proporciona uma viagem eficiente e repleta de comodidades. O Frecciarossa, Frecciargento e Frecciabianca conectam as principais cidades do país, como Roma, Milão, Veneza e Nápoles.
- Regionais: a opção perfeita para quem deseja explorar destinos italianos menos conhecidos. Embora sejam mais lentos, esses trens oferecem uma chance única de apreciar paisagens pitorescas e descobrir pequenas joias escondidas.
Assim como os tipos de trem, você também pode escolher entre primeira ou segunda classe. Se estiver disposto a pagar um pouco a mais em sua passagem, você pode ter à sua disposição serviços diferenciados e ainda mais conforto. Porém, caso contrário, saiba que a segunda classe também é ótima.
Principais trajetos das viagens de trem pela Itália
As cidades mais procuradas para viagens de trem pela Itália são Milão, Florença, Roma e Veneza. Mas, os trens também operam em outras cidades do país. A seguir, veja a duração de alguns dos principais trajetos buscados por moradores locais e turistas:
- Roma a Milão: aproximadamente 3h em um trem de alta velocidade.
- Veneza a Florença: cerca de 2h no Frecciargento.
- Milão a Nápoles: em torno de 4h em um Frecciarossa.
- Florença a Roma: cerca de 1h30 no Frecciabianca.
Principais estações de trem da Itália
- Roma Termini
- Firenze Santa Maria Novella
- Milano Centrale
- Milano Porta Garibaldi
- Venezia Santa Lucia
- Venezia Mestre
- Bologna Centrale
- Genova Piazza Principe
- Napoli Centrale
- Palermo Centrale
- Pisa Centrale
- Verona Porta Nuova
Como são as estações de trem na Itália?
As estações de trem na Itália costumam ser bem localizadas e amplas. Além disso, elas são muito eficientes e bem sinalizadas, o que facilita bastante para os turistas que estão utilizando o serviço pela primeira vez.
Outra utilidade é que as estações de trem contam com monitores espalhados por quase todo o local, que indicam os horários de saídas dos trens. Portanto, caso você se atrase e acabe perdendo seu trem, não se preocupe. Você pode se informar em algum deles sobre outros possíveis horários de partida.
Trenitalia Pass para viagens de trem pela Itália
Antes de tudo, é importante saber como funciona o Trenitalia Pass. Ele é um passe que proporciona viagens ilimitadas por um tempo determinado. Você pode viajar nos trens Frecce, Frecce + Freccialink, Intercity, Intercity Night e Eurocity Itália-Suíça (em rotas domésticas dentro da Itália).
O preço do Trenitalia Pass pode variar a partir de 129€, de acordo com as opções que você escolher, como por exemplo:
- Tipo de passagem: Fácil, Conforto ou Executivo.
- Número de viagens: 3, 4, 7 ou 10.
- Tipo de passageiro: Jovem, Adulto ou Sênior.
Dependendo do tipo de passe adquirido, você pode fazer 3 viagens em 7 dias, 4 viagens em 7 dias, 7 viagens em 15 dias ou 10 viagens em 30 dias. Os dias são consecutivos a partir da primeira reserva, que deve ser feita no prazo de 11 meses a partir da data da compra.
Portanto, para saber se o Trenitalia Pass vale a pena para suas viagens de trem pela Itália, é necessário considerar o seu planejamento. Veja quantas viagens (trajetos) de trem você pretende fazer e por quantos dias. Às vezes, esse passe pode ser uma boa economia.
Mais dicas para viagens de trem na Itália
Assim como para viagens de avião, as viagens de trem também possuem controle de bagagem. Todas as malas passam por um scanner e dentro do trem, há um local específico para guardá-la. Por isso, a nossa dica é chegar cedo para tentar deixá-las em um local próximo de seu assento. Cada vagão possui um porta-bagagens em seu início, além do espaço para colocá-las acima dos assentos.
Como encontrar o trajeto mais rápido e barato?
A melhor opção para você conseguir ver todos os transportes disponíveis para ir de uma cidade a outra é usar esse pesquisador de trajetos. É um site excelente que pesquisa todas as opções de avião, trem e ônibus. Além disso, ele só mostra empresas que são de confiança e consolidadas na Europa. Assim, você pode optar pelo transporte mais barato e economizar.
Economize ao máximo na sua viagem à Itália:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!