Visita ao Castelo de São Jorge em Lisboa

Saiba tudo sobre como fazer uma visita ao Castelo de São Jorge em Lisboa! Este Castelo é um ponto turístico clássico da cidade portuguesa.

Visita ao Castelo de São Jorge em Lisboa

Saiba tudo sobre como fazer uma visita ao Castelo de São Jorge em Lisboa! Este Castelo é um ponto turístico clássico da cidade portuguesa que, além de muito bonito, guarda tesouros da história portuguesa. Confira:

A importância do Castelo de São Jorge em Lisboa

Este ponto turístico é uma construção super antiga na cidade com mais de 8 séculos! O castelo foi construído com o objetivo de proteger a cidade dos romanos, sob a invocação de São Jorge, mártir católico ao qual muitos guerreiros costumavam dedicar sua devoção.

Vista do Castelo de São Jorge acima das casas na cidade

O lugar também foi elevado a Paço Real quando Lisboa tornou-se a capital do reino, em 1255. O Castelo de São Jorge também foi palácio de bispos e serviu para muitas outras funções, como forte militar.

Características do Castelo de São Jorge

Durante a sua história, o castelo também foi palco da recepção a Vasco da Gama após sua descoberta do caminho marítimo para as Índias. Entretanto, com o terremoto que ocorreu no país em 1755 e a mudança da residência real do castelo, a construção teve um forte declínio e degradação.

Somente na década de 1910 ele começou um processo de restauração e foi reabilitado em 1990, tornando-se um lugar super visitado em Portugal hoje.

Sua localização é muito interessante: o castelo é enorme e fica localizado em um ponto alto de Lisboa, o que permite aos seus visitantes ter uma vista sensacional da cidade. Por isso, você consegue vê-lo de longe em muitas áreas da cidade.

Quanto à estrutura, o Arco de São Jorge é um lugar do castelo muito popular, sendo todo feito de pedra. E, quando ele é atravessado, você encontra uma estátua muito bonita de São Jorge.

Vista externa do Castelo de São Jorge

Perto da entrada do castelo, você encontra um bairro muito pequeno que possui diversas barraquinhas em que você pode parar para comprar frutas, lembrancinhas e artesanatos do local.

Se você puder, experimente ficar nele até o anoitecer, pois as luzes iluminam todo o Castelo de São Jorge, deixando este ponto turístico extremamente bonito.

  • Se você vai para terras lusitanas, já anote tudo o que há para fazer na capital com a nossa lista de o que fazer em Lisboa.

A bela vista do alto da torre do castelo

Esse ponto turístico possui também o ponto mais alto da cidade de Lisboa: uma das torres do Castelo de São Jorge fica a mais de 100 metros de altura, trazendo uma vista sensacional da cidade.

Vista da parte externa do Castelo de São Jorge

Antigamente, este era considerado o ponto mais seguro de Lisboa, por isso era lá que ficavam guardados os tesouros da família real. Existe uma extensa escadaria para chegar ao topo da torre. Fazer essa subida é bem cansativo, mas vale a pena!

Ainda, na área de baixo do castelo, que era a antiga prisão dele, a Galeria de Arte do Castelo de Lisboa, que guarda um pouco da história de Lisboa e Portugal.

Parte externa com arcos do Castelo de São Jorge

Horário de funcionamento

Você pode visitar o castelo todos os dias e seu horário de funcionamento é das 10h às 20h (preste atenção, pois a última admissão para entrar acontece 30 minutos antes da hora de encerramento). O Castelo de São Jorge só não abre nos feriados dos dias 24, 25 e 31 dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio.

Para entrar, você paga cerca de 10 euros, mas as pessoas de 13 a 25 anos pagam 5 euros, e os idosos maiores de 65, 8,50 euros. O Castelo de São Jorge fica localizado na Rua de Santa Cruz do Castelo, relativamente próximo à Sé de Lisboa, mas em uma área mais alta (prepare as pernas! Ou suba com um tuktuk).

Nossa dica de ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Nós já viajamos o mundo todo, e com o tempo e experiência, sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos. Até que encontramos nessas buscas uma ótima empresa que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons!

Esse site de Ingressos da Europa é o que nós utilizamos em nossas últimas visitas ao continente europeu. Nele, você encontra ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa e todas as cidades de Portugal e Europa!

Esse, além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, ele está todo em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar! Lembramos que é muito mais barato comprar antes, pela internet, pois isso evita filas e a perda de tempo na viagem.

Vista de Lisboa do Castelo de São Jorge

Economize ao máximo na sua viagem a Lisboa:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Lisboa da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Lisboa. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Lisboa, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!