Vai viajar a Portugal e está procurando um roteiro pelo país? Então anote essas dicas imperdíveis para a sua viagem:
Por onde começar? Quais cidades vale a pena visitar?
Essa é uma das dúvidas mais frequentes quando se decide fazer um roteiro por Portugal. Afinal, o país apesar de pequeno, reserva inúmeras cidades lindas e com diferentes paisagens e tradições, todas dignas de uma (no mínimo) visita! As principais que todo mundo já ouviu falar são Lisboa (a capital, no centro) e Porto (a segunda maior cidade e que fica no norte).
Mas além dessas duas cidades, há muitas outras que valem o seu deslocamento, como a região do Algarve, que reserva inúmeras paias e cidades típicas de pescadores; Coimbra, a cidade universitária; Sintra, uma cidade cheia de palácios e um castelo no alto da colina, entre muitas outras.
E quantos dias preciso para visitar Portugal?
Essa pergunta vai sempre depender da disponibilidade que você tenha, interesses e cidades que pretende visitar. Também pode depender da época do ano, porque para aproveitar as praias, por exemplo, não sugerimos um roteiro no inverno. Agora se independente da época do ano, quer conhecer o básico de Portugal, então confira abaixo um roteiro de uma semaninha no país.
1º dia de um roteiro básico em Portugal – Lisboa
Ao desembarcar em Portugal, a cidade inicial é quase sempre Lisboa, a capital lusitana. Aqui, recomendamos ficar três dias, pois é uma cidade grande e cheia de pontos turísticos para visitar.
Comece pela Baixa Lisboeta, ao nível do mar. Percorra a Rua Augusta, uma das principais artérias da cidade, repleta de lojas típicas e edifícios históricos. Conectando a Praça do Rossio à Praça do Comércio, a Rua Augusta oferece uma experiência autêntica.
Depois do almoço, explore a icônica Sé de Lisboa e o imponente Castelo de São Jorge, situado em um morro com vistas deslumbrantes.
2º dia em Portugal: Lisboa
No segundo dia do roteiro, comece explorando a atmosfera única do Chiado, um bairro repleto de livrarias, cafés, restaurantes e estabelecimentos típicos de Portugal. Desfrute de um café na renomada Cafeteria A Brasileira, conhecida por sua estátua de Fernando Pessoa, ideal para uma foto memorável.
Almoce no Mercado da Ribeira (também conhecido como Time Out Market), onde poderá saborear pratos típicos portugueses e de diversas partes do mundo. Em seguida, suba até o Bairro Alto utilizando o Elevador da Glória. Almoce na região e, durante a tarde, explore suas ruas sem um itinerário definido.
Algumas atrações notáveis nessa área incluem a Praça Luís de Camões, o Miradouro de Santa Catarina, a Igreja de Santa Catarina, a Rua da Bica de Duarte Belo e diversos bares que oferecem alguns dos melhores coquetéis de Lisboa. Além disso, aprecie a arquitetura tradicional portuguesa preservada nas encantadoras casas. Pode ficar até à noite, já que a região, com o entardecer, vai se transformando num ponto de encontro de turistas e locais que procuram se divertir noite adentro.
3º dia em Portugal: Lisboa
Dedique o 3º dia do roteiro básico por Portugal a explorar Belém, uma área renomada a menos de 30 minutos de transporte, onde encontrará a icônica Torre de Belém, o Padrão do Descobrimento, o Mosteiro dos Jerónimos e a tradicional casa dos pastéis de Belém.
4º dia do roteiro em Portugal: escolha entre Sintra ou Óbidos
Neste dia, poderá entre uma escapada a Sintra, uma charmosa vila a 30 km de Lisboa, situada na Serra de Sintra ou ir até à charmosa Óbidos. Em Sintra terá vários palácios, locais que demandam cerca de duas horas cada para exploração. No ponto mais alto da região, encontra-se o Palácio da Pena, um cartão-postal da cidade!
A vila de Óbidos, apesar de pequena, é encantadora e parece transportar os visitantes para uma época passada ou um conto de fadas. Com sua arquitetura romântica, rodeada por muralhas, Óbidos é palco de festivais e comemorações ao longo do ano, proporcionando uma experiência única. A melhor época para visitar é em dezembro, quando acontece a Vila Natal e toda a cidade dentro da muralha se contagia com decorações e luzes natalinas.
5º dia do roteiro: Lisboa e Cascais
Depois de ter feito o bate e volta a uma das cidades anteriores, volte à capital para explorar o lado moderno da cidade. Para isso, dirija-se até ao Parque das Nações. Se estiver com crianças, elas vão amar o primeiro ponto: o Oceanário de Lisboa! É um enorme aquário que ressalta a importância da preservação dos animais marinhos e garante uma visita bastante educativa.
Ainda nessa região, pode finalizar o passeio dando uma voltinha de teleférico, que garante vistas espetaculares do Rio Tejo e da linda Ponte Vasco da Gama, que é a mais longa da Europa.
Depois do almoço ou se ainda tiver tempo antes, vá até Cascais. Pode fazer esse trajeto de trem, indo pela costa lisboeta e admirando as paisagens e junção do Rio Tejo ao Oceano Atlântico. Chegando a Cascais, a dica é dar um passeio pelo centro (onde também fica a estação de trem) e conhecer as linhas praias. Assim, as mais famosas são: Praia da Rainha, Praia da Poça, a Praia do Tamariz, Praia do Guincho, Praia da Azarujina e Praia da Adraga.
6º dia em Portugal: Fátima e Coimbra
Que tal, para o seu sexto dia do roteiro básico por Portugal, ir até Fátima? Trata-se de uma cidade de muita peregrinação católica e onde a Nossa Senhora de Fátima apareceu. Ela fica a, aproximadamente, 1h30 de Lisboa de carro. Aqui a visita é rápida, pois pode visitar as duas basílicas e a casa dos três pastorzinhos.
Assim, finalizada a visita a Fátima, aproveite e vá logo depois do almoço até Coimbra, que fica a 85 km de Fátima e que se traduz numa viagem de uma hora de carro. Entretanto, em Coimbra, visite a Sé Velha, que é a antiga Catedral de Coimbra, construída no século XII a pedido de D. Afonso Henriques, que foi o primeiro rei de Portugal.
Após visitar a Catedral vá conhecer a Universidade de Coimbra, que abriga três locais imperdíveis: a Sala das Armas, a Sala dos Capelos e a Sala do Exame Privado.
7º dia do roteiro em Portugal: Porto
Para finalizar o seu roteiro, acabamos em Porto, a segunda maior cidade do país e que tem um charme e beleza próprios. O ideal é dedicar pelo menos 3 dias à cidade, para visitar tudo sem pressa e conseguir também encaixar as vinícolas e fazer as provas do delicioso vinho do Porto, uma iguaria típica da cidade (como o nome entrega!).
No entanto, se realmente só tiver uma semana e quiser conhecer todas as cidades anteriores, então recomendamos que no 6º dia à noite continue a viagem até Porto para conseguir acordar já no 7º dia por lá e conhecer as principais atrações. Estando no Porto, comece pelo Rio Douro e Ribeira, que são cartões-postais da cidade e por isso, visitas imperdíveis.
Em seguida, explore as ruas turísticas, incluindo a Sé do Porto, a Livraria Lello, a Torre dos Clérigos e outros pontos de interesse. Para uma experiência culinária, visite o Mercado do Bom Sucesso, próximo à Boavista. Depois, ainda há tempo para conhecer o Jardim do Palácio de Cristal e a Casa da Música. Se conseguir ficar até à noite, aproveite o restaurante Brasão para degustar a famosa francesinha, um sanduíche abundante e delicioso!
Guarde para assistir mais tarde e relembrar as dicas:
Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!