Quer saber qual é o melhor roteiro de 12 dias pela Áustria? Veja um planejamento que vai te permitir conhecer o país de maneira muito completa!
Dias 1, 2 e 3 – Viena
Dia 1 em Viena – Manhã: visite o Palácio de Schönbrunn e o Zoológico de Schönbrunn
É provável que você chegue e parta de Viena, por isso os primeiros dias do roteiro são reservados para explorar a capital da Áustria e o último dia é separado para a volta. Comece indo ao Palácio de Schönbrunn, que um dia serviu como casa da família real Hasburgo. Um passeio pelos vários quartos, salões e jardins vai te mostrar como era o dia a dia dos imperadores. Ao subir no Gloriette você terá uma vista privilegiada e panorâmica da cidade.
Na mesma área fica o Zoológico de Schönbrunn, onde vários habitats naturais foram reproduzidos, todos cheios de espécies diferentes. É um passeio bem divertido e que com certeza vai agradar a todas as idades.
Dia 1 em Viena – Tarde: dê uma volta pelo Naschmarkt e pela Karntner Strasse
De lá, siga para o Naschmarkt, um amplo mercado aberto, ao ar live, onde você vai poder comprar e experimentar diversos produtos locais. Para chegar até lá, a forma mais prática é pegar o metrô e descer na estação Kettenbrückengasse. No Naschmarkt, além das barracas, tem restaurantes de comida típica. Se você não tiver almoçado ainda ao chegar lá, é um bom local para fazer isso.
Com uma breve caminhada você vai chegar na Kartner Strasse, que é a rua comercial mais antiga de Viena. Carros ali são proibidos, o que é ótimo para uma caminhada sem preocupação. Lá você encontrará desde as lojas mais chiques, como Louis Vuitton e Rolex, até as mais populares, como Forever 21 e H&M.
Para saber mais sobre a Kartner Strasse e sobre outros pontos comerciais da cidade, acesse nossa reportagem sobre compras em Viena.
Dia 1 em Viena – Noite: curta a vida noturna de Viena
Não faltam opções de passeios para curtir a vida noturna de Viena, que é super animada. Para te ajudar a escolher aquilo que se encaixa melhor no seu humor do dia, preparamos diferentes listas. Tem uma com os melhores restaurantes da cidade. Mas se você quiser um drink ou uma cerveja, escolha um dos melhores bares e pubs de Viena. Caso a animação esteja alta, então dê uma chance a alguma das melhores baladas.
Dia 2 em Viena – Manhã: explore o Museums Quartier
Viena é uma das capitais da Europa mais artísticas da Europa. Um exemplo dessa tradição é o Museums Quartier, um quarteirão enorme, de sessenta mil metros quadrados, que é todo dedicado a galerias de arte, museus e teatros.
Separe a manhã do segundo dia para conhecer melhor esse espaço. Um dos museus mais importantes de lá é o Leopold, que guarda um acerto muito importante de arte moderna austríaca, com obras de artistas como Egon Schiele e Gustav Klimt.
Dia 2 em Viena – Tarde: conheça a Catedral de Santo Estêvão e o Palácio de Hofburg
De lá, siga para a Catedral de Santo Estêvão, um dos monumentos mais importantes da cidade. É uma construção que, por ter levado séculos para terminar, mistura diferentes estilos arquitetônicos. Suas torres altas e afiadas, além das paredes todas cobertas por pequenos azulejos coloridos, dão um aspecto único à Catedral.
Se você caminhar por dez minutos a partir dali, chegará ao Palácio Hofburg, que um dia funcionou como casa de inverno da família imperial. Ele é enorme, tem vinte hectares e mais de 2.600 salas, como: a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação, os gabinetes do presidente da Áustria, os aposentos imperiais, as salas usadas no Congresso de Viena, além de uma coleção impressionante de joias e obras de arte da família imperial.
Dia 2 em Viena – Noite: assista a um concerto na Ópera Estatal de Viena
Considerada um lugar icônico para a música clássica, a Ópera Estatal de Viena é uma parada imperdível. O prédio, que foi inaugurado em 1869, é super bonito e imponente. Além disso, ele foi projetado para ter uma acústica perfeita, motivo que leva alguns dos melhores concertos do mundo a acontecerem por lá.
A temporada é de setembro a junho, com peças que vão de clássicos como Mozart a montagens contemporâneas. O preço varia. Todas as informações você encontra no site deles.
Inclusive, caso não dê para ir a um concerto na Ópera Estatal, vale a pena visitar o espaço de qualquer jeito e ver uma apresentação em outro local, já que elas se espalham pela cidade. Durante todo ano, por exemplo, tem concertos de música clássica na Igreja de São Pedro.
Dia 3 em Viena – Manhã: visite um museu
Para se aprofundar um pouco mais no lado cultural de Viena, separe a manhã do terceiro dia para visitar um ou mais dos melhores museus de Viena. O Palácio Belvedere é imperdível. Lá você poderá ver o icônico quadro ‘O Beijo’, de Klimt.
Dia 3 em Viena – Tarde: se divirta no Parque Prater
Em Viena, você pode conhecer um dos parques de diversão mais antigos do mundo, o Prater, que foi criado, originalmente, para servir como área de caça para os imperadores. Em 1895, mudou de função e passou a ser um local para apresentações de música e teatro.
Na Segunda Guerra, o Prater foi praticamente inteiro destruído. Passou por uma restauração bastante longa que acabou transformando ele em um parque com muitas atrações e brinquedos para divertir pessoas de todas as idades.
Dia 3 em Viena – Noite: faça um passeio de barco pelo Danúbio
Para se despedir de Viena, uma boa pedida é fazer um passeio noturno de barco pelo rio Danúbio. É um tour que vai te permitir ver a cidade toda iluminada. Além disso, é uma forma de otimizar o tempo, já que passa em vários pontos turísticos de uma vez só. Os barcos costumam sair dos cais próximos à Reichsbrücke Schwedenplatz.
Existem até opções para fazer esse passeio com jantar no pacote. É uma boa ideia para casais, por exemplo. Esse que colocamos no link tem até música ao vivo, com canções típicas das tabernas austríacas.
Dias 4 e 5 – Graz
Saia cedinho de Viena e parta rumo à cidade de Graz. A distância entre as duas é de duzentos quilômetros, o que deve levar pouco mais de duas horas de carro. Graz é a segunda maior cidade da Áustria. Por ser universitária, ela mescla modernidade e muita história. Inclusive, o centro histórico de lá é classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.
Dia 4 em Graz – Manhã: visite a praça principal e a Catedral de Graz
Comece indo à Hauptplatz, que é a praça principal da cidade. Quase todas as ruas do centro se encontram nela. Você vai encontrar por lá um conjunto de barracas de comida, lojinhas e até um mercadinho. No centro da praça fica a fonte Erzherzog Johann, onde está uma estátua enorme do arquiduque de Hasburgo.
Na Hauptplatz não deixe de visitar a Rathaus, que é um prédio do século 19 muito conservado onde hoje funciona a prefeitura da cidade. Preste atenção a dois outros prédios que ficam ali: o Luegg Haus, que antigamente foi casa de famílias burguesas e aristocráticas, e o Adler Apotheke, uma construção do século 16 onde fica a farmácia mais antiga de Graz.
Pertinho da Hauptplatz fica a Catedral de Graz, uma igreja barroca carregada de história. Feita em homenagem a São Egídio, ela tem afrescos, altares minuciosamente decorados e uma coleção de arte sacra de séculos de devoção e fé.
Além do lado religioso, a Catedral de Graz é um tem uma função cultural, já que com frequência serve como palco de concertos, cerimônias e eventos comunitários.
Dia 4 em Graz – Tarde: explore o Schlossberg e o centro histórico
Você terá a melhor vista panorâmica de Graz no Schlossberg, um parque público que fica no topo de uma montanha. Lá estão as ruínas de um castelo que foi destruído pela tropa de Napoleão, além de um jardim, museus, cafés, restaurantes e uma torre de 28 metros de onde você verá toda a cidade de cima.
Em seguida, explore o centro histórico de Graz, que, como a gente disse acima, é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Circulando pelas vias labirínticas, você vai se deparar com diversos exemplares da arquitetura medieval e renascentista. Dois pontos imperdíveis são: a Landhaus, que é o prédio do Parlamento regional da Estíria, e a Grazer Burg, um castelo que tem uma escadaria em espiral que provavelmente é diferente de tudo que você já viu.
Dia 4 em Graz – Noite: jantar em restaurante tradicional e passeio pelo centro iluminado
Para sua primeira noite em Graz, vale curtir o centro histórico iluminado, porque parece outro lugar. Aproveite para ver os mesmos monumentos, porque eles ganham outra cara. Para encerrar o dia, escolha um dos restaurantes tradicionais para experimentar a comida local.
Dia 5 em Graz – Manhã: visite a Galeria de Arte de Graz e o Murinsel
Para iniciar a sequência de passeios do segundo dia, visite a Kunsthaus Graz, que é uma galeria de arte contemporânea conhecida no mundo todo por seu design futurista e sustentável. É uma construção que produz toda a energia que consome por meio de mais de mil painéis fotovoltaicos de acrílico.
Lá dentro você vai encontrar um acervo de pinturas contemporâneas, peças de design, cinema, fotografias e muito mais. É um prédio que conecta o moderno e o tradicional bem no miolo de Graz.
A poucos metros dali fica o Murinsel, que é uma ilha artificial criada no rio Mur. Projetada pelo renomado arquiteto Vito Acconci, tem uma estrutura futurista de aço e vidro que conecta as duas margens da cidade. O espaço abriga cafés, áreas para curtir o ar livre e até mesmo um anfiteatro, onde eventos culturais e apresentações artísticas são realizados regularmente.
Dia 5 em Graz – Tarde: conheça o Palácio Eggenberg e o Jardim Botânico
Almoce e parta para o próximo palácio da lista: o Eggenberg, que é Patrimônio Mundial da UNESCO. É, sem dúvidas, o maior e mais chamativo palácio da região da Estíria. De estética barroca, tem uma fachada imponente com jardins vastos e um interior super bem decorado. Além disso, lá dentro você poderá ver uma coleção de arte e de mobiliário de diferentes séculos.
Depois, siga para o Jardim Botânico de Graz, que tem uma área verde ampla e com uma impressionante diversidade de plantas de diferentes lugares do mundo. São jardins temáticos e estufas que oferecem aos visitantes uma oportunidade de explorar a diversidade da flora mundial.
Dia 5 em Graz – Noite: caminhe pela Mariahilferstrasse
Na rua Mariahilfer, que é uma das principais vias comerciais e culturais da cidade, você vai encontrar lojas, restaurantes, bares e cafeterias. Vale caminhar por ela e entrar nas boutiques, lojas de souvenirs e antiguidades, além das galerias de arte. Por fim, escolha um restaurante ou bar para encerrar a noite.
Se quiser uma despedida mais animada, você com certeza vai encontrar muitas opções de bares e baladas. Por ser uma cidade universitária, a vida noturna de Graz é bem agitada.
Dias 6 e 7 – Salzburgo
O próximo destino do nosso roteiro de 12 dias pela Áustria é Salzburgo, que fica a cerca de três horas de distância de Graz. Há duas particularidades que fazem Salzburgo ser conhecida no mundo todo: é onde Mozart nasceu, além de ter sido o local onde foi gravado o filme “A Noviça Rebelde”. É uma cidade que fica no pé dos Alpes. Seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Antes de chegarmos ao passo a passo do que fazer em Salzburgo, vamos dar uma dica muito útil: ao escolher as hospedagens desse roteiro, certifique-se de reservar opções que sirvam café da manhã. Isso porque você consegue economizar tempo e partir sempre bem cedinho para a próxima cidade.
Para encontrar o melhor custo-benefício, vale a pena usar um comparador de reservas. Esse do link é o maior do mundo e ele te permite selecionar pré-requisitos, como café da manhã, por exemplo.
Outro item que vai facilitar sua viagem nesse roteiro é ter um carro à disposição. Isso porque com o carro você consegue se locomover mais rápido e com mais flexibilidade, podendo fazer paradas e aproveitar melhor o tempo disponível. Então a nossa recomendação é que você alugue um.
E temos um truque para economizar nisso também: reserve antes mesmo de sair do Brasil. Use um comparador para avaliar o que se encaixa melhor no seu orçamento. Nós usamos dois principais, que comparam tudo o que está disponível nas locadoras mais confiáveis. São eles:
1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.
Agora, sim. Vamos lá ao que fazer durante seus dois dias em Salzburgo:
Dia 6 – Manhã em Salzburgo: visite o Palácio Mirabell e as duas casas de Mozart
Comece pelo Palácio Mirabell, uma construção feita por volta do ano 1.600. É um palácio grande cercado de jardins exuberantes. Atualmente, é ali que funciona a prefeitura de Salzburgo.
Pode ser que, ao passear pelo Mirabell, você tenha aquela sensação de que já viu esse local antes. Isso porque ele foi usado como uma das locações do filme ‘A Noviça Rebelde’. Outra curiosidade legal é que, Mozart, ainda jovem, se apresentou lá dentro ao lado da irmã. Inclusive, até hoje existem concertos de música clássica que acontecem no Teatro Hedge, que fica no local.
Falando em Noviça Rebelde, existe um passeio que faz um tour por todos cenários que aparecem no filme. Se você for fã, é legal de fazer. Ele dura quatro horas, então avalie se cabe dentro do seu dia.
Inclusive, Mozart está muito presente em toda a cidade. Por isso, a próxima parada é a casa em que ele viveu por mais de 30 anos. Ela fica na Markatplatz. Você vai percorrer os aposentos, tendo um gostinho de como vivia esse gênio da música, além de ver o piano que ele usou as obras clássicas que ouvimos até hoje. Lá dentro ficam guardadas mais de três mil gravações de composições feitas por ele.
Para conhecer ainda mais sobre a história de vida de Mozart, atravesse a ponte dos cadeados (Marko-Feingold-Steg) e se dirija ao número nove da rua Getreidegasse. Você logo verá uma casa amarela que se destaca. É nela que Mozart nasceu e viveu até a adolescência. O lugar foi transformado em um museu que relembra a história do compositor por meio da exposição de vários objetos.
Dia 6 em Salzburgo – Tarde: explore a rua Getreidegasse, visite a Catedral de Salzburgo, conheça a Residência de Salzburgo e suba até a Fortaleza de Hohensalzburg
A rua Getreidegasse, onde você vai assim que sair pela porta da casa de Mozart, é a rua comercial mais famosa de Salzburgo. Repare nas pequenas placas de ferro onde estão inscritos os nomes das lojas e nos números que estão cunhados nas fachadas, eles representam o ano de construção de cada edifício. É uma rua super charmosa que vale ser percorrida em toda sua extensão.
Além das lojas, você vai encontrar cafeterias e restaurantes. E se for seu dia de sorte, você pode também cruzar com a famosa “mulher fantoche”, que desde 1987 faz apresentações na rua com seus bonecos (que ficam disponíveis para venda!).
Ao terminar sua caminhada por essa rua, siga para a Catedral de Salzburgo, que fica bem pertinho. Depois de passar por dois incêndios que praticamente a destruíram, ela foi restaurada de maneira bem fiel ao aspecto original.
De estilo barroco, tem uma fachada grandiosa que impressiona, mas o interior é ainda mais legal. Isso porque lá ficam uma cúpula toda pintada, grandes órgãos e a pia onde foi batizado Mozart.
A uma curta distância da Catedral fica a Residenzplatz. Nela está a Residência de Salzburgo, palácio em que os príncipes-arcebispos que governavam a região viveram por muitos anos. Também chamada de DomQuartier, é um palácio com muitos salões, galerias de arte e uma Capela decorada nos detalhes. É mais uma das construções austríacas em que vemos diversos estilos arquitetônicos, indo da estética renascentista até a Rococó.
Para encerrar os passeios do sexto dia, visite a Fortaleza Hohensalzburg, que guarda um dos maiores e mais impressionantes castelos medievais da Europa. Ela fica em uma colina a mais de 500 metros de altura. Para subir até lá, você pode escolher entre pegar um funicular ou fazer o trajeto a pé. No segundo caso, a vista é muito bonita.
As mulheres de pedra, os pátios e torres dessa Fortaleza, que foi construída no século XI, são muito bem preservados até hoje. Lá de cima, você terá uma vista privilegiada panorâmica de toda a cidade.
Dia 6 em Salzburgo – Noite: faça um passeio de barco pelo rio Salzach e curta a vida noturna da cidade
Para ver o centro histórico de Salzburgo todo iluminado, a gente recomenda que você faça um passeio noturno de barco pelo Rio Salzach, que atravessa toda a cidade. Em cerca de quarenta minutos navegando, você verá o centro histórico e as pontes que se espalham por ele a partir de uma outra perspectiva.
Dê uma olhada neste passeio aqui. Essa empresa, de todas as que testamos em nossas viagens, é a que oferece o melhor serviço. A gente sempre reserva nossos passeios com eles. Além do preço ótimo, é legal que dá para ver avaliações de outras pessoas que fizeram o mesmo tour.
Dia 7 – Manhã e tarde: vá ao vilarejo de St. Wolfgang
Essa é uma sugestão menos corriqueira, já que não costuma aparecer nos roteiros mais conhecidos de viagens pela Áustria. A vila de St. Wolfgang é uma espécie de tesouro escondido que fica muito perto de Salzburgo. O trajeto até lá é bem curto, em cerca de uma hora você chegará.
Ao chegar, você vai se deparar com uma das paisagens mais bonitas do país. A vista do lago de águas transparentes rodeado por montanhas é de tirar o fôlego. Por ter uma atmosfera relaxante, é um local muito procurado pelos moradores de cidades próximas para viagens curtas de final de semana. Caminhe pelas ruas de paralelepípedo e não deixe de fazer os seguintes passeios:
- Visita na igreja: marco zero da cidade, é uma construção gótica muito antiga que tem um altar esculpido pelo artista Michael Pacher
- Passeio de ferry pelo lago: tour pelo lago Wolfgangsee que passa por vários vilarejos diferentes
- Subida ao topo da montanha Schafberg: durante a primavera e o verão, um trem faz o trajeto até a altura de mais de 1.700 metros de altura
Se você for no inverno, dá para praticar esportes no lago que fica congelado.
Dia 7 – Noite: curta a vida noturna de Salzburgo
No fim da tarde, retorne para Salzburgo para explorar a vida noturna de lá, que é menos agitada do que a de Viena, por exemplo, mas que ainda assim oferece opções de baladas, bares, casinos e alguns eventos culturais. Veja algumas sugestões na nossa reportagem com o que há de melhor para fazer na noite da cidade!
Dias 8 – Hallstatt
Para o oitavo dia do roteiro de 12 dias pela Áustria, o destino é Hallstatt, um vilarejo que parece ter saído direto de um quadro. Com uma natureza exuberante e uma atmosfera bucólica, Hallstatt fica a uma hora de distância de Salzburgo de carro.
Dia 8 em Hallstatt – Manhã: passeie pela vila e visite o Beinhaus (Cemitério dos Ossos)
Faça uma caminhada sem pressa pela vila para apreciar as ruas estreitas e charmosas, que são repletas de casinhas tradicionais e várias lojas que vendem muitos produtos locais.
Depois, conheça o Beinhaus, uma pequena capela onde ficam expostos crânios e ossos decorados de forma única. Como não há espaço para sepultamentos na vila, a população local criou essa tradição de transformar ossos em obras de arte.
Dia 8 em Hallstatt – Tarde: faça um passeio de barco pelo lago e suba até a Mina de Sal
Navegar pelo lago de Hallstatt é uma ótima oportunidade para ver uma vista que inclui as montanhas e a própria vila. Por isso, sugerimos que você separe um pedaço da tarde para um passeio de barco.
Depois siga para a nossa última parada: a Mina de Sal de Hallstatt, que é uma das mais antigas do mundo! Para chegar até lá, você pode pegar um funicular ou ir caminhando mesmo. É um passeio para explorar as galerias subterrâneas e aprender mais sobre a história da mineração de sal na região. O bônus é a vista panorâmica que se tem a partir da plataforma de observação.
Dia 8 em Hallstatt – Noite: escolha um restaurante local para jantar e explore a vila iluminada
Para recarregar as energias, escolha um dos restaurantes da vila para jantar. Se puder, experimente um prato típico da culinária austríaca, como schnitzel, gulash ou truta fresca pescada ali do lado, no lago.
Depois, aproveite para se despedir fazendo um passeio noturno pela vila de Hallstatt. As ruas tranquilas e iluminadas transformam a atmosfera e deixam o local com com um ar super romântico.
Dias 9 e 10 – Innsbruck
Depois de deixar Hallstatt, em pouco mais de três horas de carro você chegará a Innsbruck, uma cidade linda cercada pelas montanhas dos Alpes. Ela será o destino para os dias 9 e 10 do roteiro de 12 dias pela Áustria.
Dia 9 em Innsbruck – Manhã: visite o Telhado de Ouro e passeie pela rua Maria-Theresien
A visita por Innsbruck começa pelo Telhado de Ouro, ponto turístico que é símbolo da cidade. Construído no século XV como uma encomenda do imperador Maximiliano I para representar seu poder e sua riqueza, tem uma fachada coberta por mais de 2.500 telhas douradas. Dentro do prédio, existe um museu que conta mais da história de Maximiliano I e também da própria cidade.
Em frente ao Telhado de Ouro fica a rua mais antiga da Áustria, a Maria-Theresien, que tem recebeu esse nome para homenagear Maria Teresa, a antiga Arquiduquesa da Áustria. É uma via repleta de monumentos históricos e igrejas importantes para a história da cidade, além de ter restaurantes e lojas. Por isso, a gente recomenda que você percorra toda a extensão dela.
Dia 9 em Innsbruck – Tarde: visite o Palácio Imperial de Innsbruck e relaxe no Jardim de Hofgarten
A próxima parada é o Palácio Imperial de Innsbruck, que é um dos exemplares mais luxuosos de casas que um dia foram da família imperial. Construído no século XV, tem muitos salões e muitos quartos, assim como os outros palácios reais, além de jardins bonitos e bem cuidados. O local abriga uma coleção de arte e de objetos históricos que nos contam um pouco mais sobre como era a vida na corte.
A uma breve caminhada dali fica o Jardim de Hofgarten, que é uma boa ideia para descansar em meio ao burburinho da cidade. Você vai poder relaxar nos canteiros coloridos enquanto ouve o barulho de água das fontes e aprecia a coleção de esculturas que se espalham no amplo espaço verde. Tudo isso com os Alpes de fundo.
Dia 9 em Innsbruck – Noite: caminhe pelo centro histórico iluminado
Para se despedir de Innsbruck, explore o centro histórico durante a noite. Tente entrar em pelo menos um bar para saborear o schnapps tirolês, uma bebida típica que tem séculos de história. Ela foi criada por agricultores locais que fermentavam frutas com infusões de ervas. Hoje você encontra uma infinidade de sabores e misturas.
Dia 10 em Innsbruck – Manhã: faça um passeio no teleférico de Nordkette
Comece o seu segundo dia em Innsbruck com uma viagem de teleférico para ver os Alpes lá de cima, a mais de dois mil metros de altura. A paisagem é inesquecível! São três estações diferentes que te permitirão ver a cidade a partir de variadas altitudes.
A gente sempre dá essa dica por aqui: compre o ingresso com antecedência. A gente recomenda que você compre aqui, por causa da praticidade e do ótimo preço. Comprando com essa empresa, você vai receber o voucher no seu celular e então basta chegar ao ponto de embarque e começar a aventura!
Dia 10 em Innsbruck – Tarde: faça compras e visite o Jardim Botânico
Reserve um tempo da tarde do seu último dia em Innsbruck para fazer compras nas boutiques locais ao longo da Herzog-Friedrich-Strasse e desfrute de um café em um dos charmosos cafés da cidade.
Em seguida, visite o Jardim Botânico da Universidade de Innsbruck. Fundado em 1924, este o espaço abriga uma impressionante coleção de plantas de todo o mundo, distribuídas em várias seções temáticas, com ambientes que vão desde jardins alpinos até estufas tropicais.
Dias 11 e 12 – Volta para Viena com uma parada na Bratislava
Dia 11 – Manhã: viagem para a Bratislava
Com a viagem se encaminhando para o fim, inicie a jornada de volta para Viena, de onde provavelmente partirá seu voo de volta para a casa. No caminho, desvie um pouco o caminho em direção à Bratislava, a capital da Eslováquia, que será o destino do nosso 11º dia. O trajeto entre Innsbruck e Bratislava é mais longo, leva quase seis horas, por isso toda a manhã deve ficar reservada para a viagem.
Dia 11 na Bratislava – Tarde: explore o centro histórico, visite o Castelo de Bratislava e caminhe pelo bairro de Petržalka
Bratislava, a capital da Eslováquia, é uma cidade pequena, mas que carrega muita história. Os historiadores calculam que é um dos territórios que foram habitados há mais tempo na região. Muito dessa história, que passa inclusive pela época do domínio soviético, se traduz nos pontos turísticos de lá.
Caminhe pelo centro histórico e tenha a oportunidade única de ver uma arquitetura medieval extremamente bem preservada. Não deixe de visitar o Portão de São Miguel e a Igreja de Santa Isabel.
Em seguida, visite o Castelo de Bratislava, que fica no topo de uma colina acima do centro histórico. De lá, você terá uma vista privilegiada da cidade. Além disso, fará uma viagem pela história da Eslováquia por meio das exposições que são sediadas no museu que fica lá dentro.
Antes de a tarde cair, atravesse o Danúbio para o outro lado para conhecer o bairro de Petržalka. Conhecido por sua arquitetura cheia de referências comunistas e pela atmosfera descontraída, Petržalka oferece uma perspectiva interessante da cidade.
Dia 11 na Bratislava – Noite: caminhe pelo Danúbio e jante em uma casa de vinhos
Faça uma caminhada relaxante ao longo do Danúbio para ver a cidade iluminada. Não deixe de passar pela Ponte UFO, um marco moderno da cidade, onde fica um observatório em forma de óvni que proporciona uma vista do alto.
Durante a sua caminhada, você provavelmente vai ver mais de uma casa de vinho, porque tem várias espalhadas pela cidade. Escolha uma para experimentar os vinhos locais acompanhados de pratos tradicionais.
Dia 12 – Viena
A Bratislava fica a uma hora de carro de Viena, ou seja, rapidinho você fará o último dos trajetos da viagem. Para curtir as últimas horas antes de ir embora, escolha um dos seguintes passeios:
- Tour de Hitler por Viena: você fará um mergulho na história do início da vida de Hitler em Viena. Em pouco mais de duas horas, você passará por pontos como a sinagoga, o bairro judeu e o memorial do Holocausto.
- Excursão aos bosques de Viena: um passeio de cerca de cinco horas que passará pelo lago Hinterbrühl, que é o maior lago subterrâneo da Europa, e pela Abadia de Heiligenkreuz, um mosteiro que funciona desde 1133.
Economize ao máximo na sua viagem para Viena:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Áustria, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Viena da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Áustria. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Viena, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Viena para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!