O guia completo para montar sua viagem a Florianópolis!
Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem a Florianópolis, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.
Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, onde ficar, hotéis, passeios, como se locomover, clima, aeroporto e ingressos.
1: O que preciso para viajar a Florianópolis?
Para viajar a Florianópolis é simples e fácil: basta ter um documento original com foto em mãos, como RG ou CNH.
2: Quando viajar para Florianópolis?
As estações em Florianópolis tendem a ser bem marcadas. Ou seja, se você viajar durante o verão, vai encontrar o clima ideal para explorar as várias praias da região, com temperaturas que chegam a 30 graus. Já no outono, o clima é mais ameno, mas ainda tem sol para os passeios ao ar livre.
No inverno, para os padrões da maior parte do Brasil, faz frio em Florianópolis. As temperaturas costumam ficar entre 10ºC e 15ºC. Além disso, a água do mar no Sul do país, que já costuma ser mais gelada, é super fria nesta época do ano. A primavera fica colorida e florida, mas em compensação chove mais, normalmente com pancadas ou garoa.
3: Quantos dias ficar em Florianópolis?
Uma semana é um tempo bom para conhecer Florianópolis. Dá para fazer as coisas com calma e passear bastante.
4: Onde ficar em Florianópolis
Podemos dividir Florianópolis em: norte, leste, sul e centro/continente. Cada uma dessas regiões tem suas particularidades e vai proporcionar uma experiência diferente de hospedagem.
Norte: o norte da ilha, por exemplo, abriga as praias mais badaladas da ilha e tem bastante estrutura. Por lá, o mar costuma ser mais tranquilo e mais quente e a noite costuma ser bastante agitada.
Leste: é onde fica a Lagoa da Conceição e algumas praias que atraem surfistas e um público mais jovem e alternativo. É uma área muito boa para quem curte praticar esportes e também curtir um centrinho a noite com boas opções de restaurantes e bares. O mar é mais agitado e mais gelado por lá.
Sul: é mais tranquilo, com a natureza muito preservada e um pouco menos turístico. A maior parte das trilhas de Florianópolis ficam nessa região. O mar das praias nessa região pode ser bravo e as águas geladas. Mas vale dizer que há pontos do sul que tem, sim, bastante infraestrutura. Vamos falar mais disso daqui a pouco.
Centro e continente: não há mares tão bons para banho, apesar de ter praias muito bonitas. Tudo que você precisar, em termos de comércio e vida noturna, você vai encontrar no centro, além de passeios históricos bem legais. No continente, há também uma rota gastronômica bem interessante.
Ficar hospedado em uma boa localização torna a viagem mais fácil e evita perrengue. Por isso, montamos este mapa interativo de Florianópolis — já filtrado para mostrar hotéis com nota maior de 8, ou seja, com boas avaliações de hóspedes anteriores. Ficando na região delimitada, não tem erro!
O catálogo abrirá no site que sempre utilizamos para reservar hospedagens, pois além de ser o maior do mundo, possui todos os destinos com ótimos preços e a possibilidade de cobrir ofertas.
Outra estratégia para economizar muito é a opção de cancelamento gratuito. É possível reservar a maioria das acomodações com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora.
Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar a aquisição sem pagar absolutamente nada. Mas você já garante um bom preço, pois os valores sobem todos os dias, conforme chega perto da viagem.
Hotéis recomendados que já ficamos:
Hotel bom e barato à beira-mar da Praia dos Ingleses
Hotel bom e barato a apenas 800 metros da Lagoa da Conceição, uma das melhores regiões
Hotel 5 estrelas localizado no ponto mais nobre da Avenida Beira-Mar Norte.
Ir à praia, fazer trilha, nadar nas piscinas naturais ou tomar banho de cachoeira: há muito o que explorar em Florianópolis.
Abaixo, vamos listar alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer em Florianópolis com todas as dicas.
6: Ingressos das atrações e tours
Que tal conhecer Florianópolis com um guia especializado em história? Para isso, é necessário comprar ingresso. Adquirir o bilhete para qualquer passeio com antecedência é sinônimo de conforto e praticidade.
Este site aqui é o maior do mundo para comprar ingresso e muito seguro; confira as atrações mais disputadas de Florianópolis:
Tour completo por Florianópolis
Excursão a Blumenau e Pomerode
Excursão ao Beto Carrero World
7: Transportes e como andar em Florianópolis
Florianópolis tem muitos pontos turísticos para explorar e, por vezes, se locomover pela cidade de transporte público, como ônibus, pode levar muito tempo. Para otimizar o relógio, a grande dica de ouro é alugar um carro.
Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui
Como alugar um carro em Florianópolis por um preço imbatível?
Alugar um carro otimiza pode sair muito mais barato em comparação a outros meios de locomoção, como táxi, com valores altos.
Existem sites para pesquisar, locadora por locadora, os melhores valores de carros na cidade. São os chamados comparadores de preços, uma dica que já não abrimos mão e sempre usamos em nossas viagens. Os dois que mais indicamos são:
- Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
- Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.
- Dica: faça a reserva, ao menos, duas semanas antes de embarcar. Assim, a chance de conseguir um bom desconto aumenta.
8: Como ir do aeroporto ao hotel
Sempre que falamos sobre Florianópolis, nossa dica de ouro é alugar um carro. Isso porque a melhor forma de se locomover pela cidade é dirigindo.
O transporte público não tem uma malha tão intuitiva, e os táxis e Uber podem acabar saindo mais caros, especialmente na alta temporada. Por isso, já é uma boa você fazer a reserva para retirar o veículo no aeroporto – assim você fica livre não só para ir do aeroporto ao hotel, mas também para circular durante toda a estadia!
Outra forma de ir do aeroporto até o hotel é contratar o serviço de transfer. Essa é uma opção bem legal para quem está viajando em grupo ou com muitas bagagens. A gente gosta muito de usar os transfers por causa do conforto e da segurança, especialmente quando não alugamos um carro.
Como contratar o serviço de transfer de forma rápida e prática
Ao contratar um transfer, você chega ao aeroporto e já tem alguém te esperando pronto para te levar até a porta do hotel!
O site que a gente mais usa para cotar e reservar a melhor opção é esse pesquisador de transfers. Ele oferece três modalidades: só ida do aeroporto ao hotel, só ida do hotel ao aeroporto ou os dois (ida e volta). Basta dizer o aeroporto que vai chegar, o destino e escolher a melhor opção e o tipo de carro. E eles já dão o preço, o tempo do trajeto e todas as demais informações. Vale a pena avaliar e colocar os preços na balança.