Na dúvida de qual é o fuso horário Croácia x Brasil? Veja qual é a diferença de horário para poder se planejar melhor para sua viagem!
Qual é a diferença de fuso horário do Brasil para a Croácia?
O principal padrão tempo de referência pelo qual o tempo é coordenado e referenciado em todo o mundo se chama UTC, que significa Tempo Universal Coordenado. Ele é usado como base para determinar os fusos horários em todo o planeta.
No Brasil, o fuso horário é UTC-3 (na maior parte do país), enquanto na Croácia, o fuso horário é geralmente UTC+1 durante o horário padrão e UTC+2 durante o horário de verão. Isso significa que, em geral, há uma diferença de quatro a cinco horas entre o horário de Brasília e o horário local na Croácia. Por exemplo:
- Se é meio dia em Brasília, em Zagreb o relógio marcará 16h ou 17h. Se a Croácia estiver em horário padrão, ajuste o horário para quatro horas a mais. Se estiver em horário de verão, aumente para cinco horas.
Horário de verão na Croácia
Na Croácia, o horário de verão segue as diretrizes da União Europeia (UE). Geralmente, começa no último domingo de março e termina no último domingo de outubro. Durante o horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora em relação ao horário padrão, o que significa que há mais luz do dia durante a tarde e à noite. Como dissemos acima, neste período a Croácia fica cinco horas a frente do nosso relógio.
Diferença de fuso horário Croácia x Brasil:
- Janeiro, fevereiro, março, outubro, novembro e dezembro: 4 horas a mais na Croácia (quando nenhum dos países está no horário de verão)
- Abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro: 5 horas a mais na Croácia (durante o horário de verão local)
Grandes mudanças de fuso horário podem ocasionar o processo chamado de “jet-lag”, quando o seu organismo tem dificuldade para se adaptar ao novo horário. O “jet-leg” pode gerar sintomas como estresse, insônia e dores de cabeça.
Para minimizar esses sintomas, lembre-se de adaptar o seu celular para o horário local e seguir a rotina certa das refeições e de sono. Isso ajudará o corpo a se acostumar aos poucos com a diferença.
Se o seu voo for noturno, aproveite para dormir no avião e, ao chegar de manhã, curta o dia na cidade de destino. Caso seu voo esteja programado para chegar a noite, deixe para dormir apenas na cidade.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!