Leia tudo sobre a questão das gorjetas na Califórnia. Daremos dicas de quando e quanto dar elas neste destino.
Quando dar as gorjetas na Califórnia?
A primeira dica importante que queremos dar aqui neste guia de gorjetas na Califórnia é se elas são realmente necessárias. E, a resposta para isso é, sim.
Os Estados Unidos, de um modo geral, conta com o hábito de dar gorjetas aos prestadores de serviço, como: garçons e/ou garçonetes, bartenders manobristas, taxistas, camareiras e ajudantes de malas.
Então, se você for muito bem atendido, é 100% recomendável dar gorjetas a quem ofertou o serviço.
Além disso, uma sugestão de ouro é ter uma quantia em dinheiro em espécie para estes casos. Acaba ficando ruim passar as gorjetas no cartão, pois demora a cair aos prestadores. Então, tenha uma reserva na carteira para momentos como esse.
Quanto dar de gorjeta na Califórnia?
Agora que você já sabe que é de bom tom dar as gorjetas aos prestadores de serviço na Califórnia e em todo os Estados Unidos, vamos à recomendação de quanto dar, a depender de cada setor.
No caso dos garçons, das garçonetes e dos bartender, a sugestão fica por conta de 15% a 20%. Para taxistas, escolha algo em torno de 15%. Se utilizar o serviço de manobrista, o mais indicado é 2 ou 3 dólares. E, para as camareiras, também entre 2 ou 3 dólares.
Dicas extras sobre as gorjetas na Califórnia
Antes de finalizar esta matéria sobre quando e quanto dar de gorjetas na Califórnia, confira 3 dicas importantes:
- Muitos funcionários dependem das gorjetas para a complementação do salário. Então, seja educado e oferte o valor justo pelo serviço recebido.
- No caso de restaurantes, verifique se a gorjeta estará ou não embutida na conta. Muitas vezes, ela já está no valor final, então torna-se desnecessário dá-la novamente.
- Em lugares como fast-foods, por exemplo, não é necessário ofertar as gorjetas na Califórnia. A não ser, claro, que você queira.
Economize ao máximo na sua viagem à Califórnia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Califórnia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar os ingressos dos principais passeios da da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Califórnia, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Califórnia. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Califórnia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em San Francisco ou em Los Angeles para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, então é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.