Saiba como funciona o hábito de dar gorjetas no Canadá, com todos os detalhes.
Como são as gorjetas no Canadá?
O ato de dar gorjeta é um fator que muda a cada localidade. No leste asiático, por exemplo, é visto com maus olhos oferecer um valor extra por um serviço prestado. Contudo, no ocidente, essa prática não é apenas aceita como quase indispensável.
No Canadá, é comum oferecer gorjetas para alguns prestadores de serviços. Inclusive, muitos destes profissionais recebem salários abaixo do mínimo, dependendo desta renda extra para viverem em melhores condições.
Os principais alvos das gorjetas estão nos restaurantes, táxis, hotéis e cabeleireiros. Em média, sobretudo para garçons e trabalhadores de salões de beleza, é esperado entregar uma gorjeta que varia de 15% a 20% do valor total da conta. Uma gorjeta de menor valor transmite que você não gostou do atendimento do funcionário.
Apesar de não ser obrigatório, o ato de não dar gorjeta é mal visto e aceito somente caso você tenha se sentido desrespeitado durante o serviço. Nestas situações, o ideal é explicar para a gerência o motivo do transtorno.
Para motoristas de táxis ou Uber, o comum é arredondar a quantia ou adicionar alguns dólares a mais do valor estipulado. Funcionários de hotéis costumam receber entre CAD 1 a CAD 5 para serviços simples de auxílio, como concierge, serviço de quarto, dentre outros.
- Veja qual é o fuso horário Canadá x Brasil e se planeje para a sua viagem!
Gorjeta x imposto
Uma grande parcela de produtos e serviços estão sujeitos a cobrança de impostos canadenses, como o GST e o HST. Esses impostos são tributados como uma porcentagem a mais na conta do restaurante, por exemplo. Nesses casos, muitos turistas interpretam esse valor como sendo a taxa de serviço, cobrada no Brasil como uma gorjeta opcional descrita na conta.
Porém, essa porcentagem se trata apenas de imposto e não interfere nas políticas de dar gorjeta nos estabelecimentos.
- No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações do Canadá e muitos outros destinos pelo mundo!
Veja como economizar muito no seguro viagem no Canadá
Se você deseja viver uma viagem animada, sem ter que resolver contratempos, você precisa de um seguro viagem. Trata-se de um seguro que inclui assistência médica, seguro de vida, cancelamentos de voos, assistência viagem, auxílio jurídico e até reembolso em caso de extravio de bagagens ou roubo.
Mesmo não sendo obrigatório, nós aconselhamos que contrate o seguro, ainda mais porque é um pequeno valor considerando tudo o que ele cobre! Em média, um seguro viagem bom, que cobre até 30 mil dólares em despesas médicas, custa apenas R$ 120 por pessoa! Vale muito a pena!
Para achar por esse preço, a nossa dica é comparar os preços dos melhores seguros internacionais, nas principais empresas mundiais. Parece complicado, mas você consegue fazer isso apenas usando esse comparador de preços de seguro viagem internacional.
É só colocar o destino e a quantidade de dias que irá ficar e, em poucos segundos, ele compara o orçamento das maiores seguradoras de todo o mundo.
Enfim, nós recomedamos muito um seguro viagem, que cuidará de qualquer despesa médica que possa ocorrer. Lembrando que uma consulta no Canadá custa, no mínimo, CAD 200 (R$ 728,71)!
Economize ao máximo na sua viagem a Toronto:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato a Toronto, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos de Toronto da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Toronto. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Toronto, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip canadense, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Toronto, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!