Gorjetas no Chile: quando e quanto dar

Tire todas as suas dúvidas sobre as gorjetas no Chile. Com as informações que trouxemos, você vai saber exatamente quando e quanto dar.

Sobre as gorjetas no Chile

No Chile, as gorjetas não são obrigatórias. Porém, essa é uma prática muito comum por lá, sendo entendida como um gesto de educação e agradecimento por um bom serviço. Ou seja, é a forma que os clientes têm de valorizar os trabalhadores dos setores de atendimento, como em restaurantes, hotéis e passeios turísticos, por exemplo.

Quanto dar de gorjeta?

  • Nos restaurantes e cafés:

Normalmente, grande parte dos restaurantes e cafés do Chile acrescentam um extra de 10% a 15% ao valor final da conta, o que aparece como “propina sugerida” no recibo. Essa porcentagem cobrada é referente à taxa de serviço, e cabe a você decidir se quer ou não pagá-la, avaliando se o atendimento recebido foi bom ou ruim.

Sendo assim, quando a conta final já vem com a inclusão da taxa de serviço, a gorjeta pode ser dispensada. Mas, caso você ainda ache válido recompensar o atendimento recebido, pode dar um valor adicional de cerca de 2.000 CLP diretamente ao garçom que lhe atendeu, de maneira discreta.

  • Nos hotéis:

Caso você chegue ao hotel com muitas malas e precise de alguém para ajudar com elas, é de bom tom dar uma ajuda de cerca de 1.000 a 2.000 CLP. Já para as camareiras, principalmente se você vai ficar vários dias por lá, deixar uma pequena gorjeta (entre 800 CLP e 1.000 CLP por dia) é apreciado, mas não é obrigatório.

E se você está lendo estas dicas sobre as gorjetas nos hotéis, mas ainda não tem onde ficar no Chile, uma boa dica para achar ótimas hospedagens, com preços incríveis e na região que você quiser, é usar esse Pesquisador de Hotéis.

Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo. E por ele ter todas as hospedagens do Chile e do mundo nas suas pesquisas, os preços são imbatíveis, pela forte negociação que faz com os hotéis.

  • Nos táxis:

Em táxis comuns e até nos aplicativos de transporte, não é obrigatório dar gorjeta. Porém, costuma-se arredondar o valor da corrida para cima, como um gesto de agradecimento.

  • Para os guias turísticos:

Para tours guiados, é esperado que você deixe uma gorjeta ao final, especialmente em passeios de longa duração ou excursões privadas. Um valor de 5.000 CLP a 10.000 CLP por pessoa é geralmente bem-visto, mas você pode ajustar de acordo com a duração e a qualidade do serviço. Para motoristas de vans ou ônibus turísticos, algo em torno de 2.000 a 5.000 CLP é apropriado.

Inclusive, falando nos tours e excursões guiadas, você sabia que é melhor adquirir todos os ingressos com antecedência e pela Internet? Nós, por exemplo, compramos tudo neste site que tem o melhor preço. Teste e veja você mesmo, temos certeza que você vai achar os passeios ideais para fazer durante a sua viagem pelo Chile.

Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!