O guia completo para montar sua viagem a Granada!

Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem a Granada, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.

Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, documentos, onde ficar, hotéis, passeios, como se locomover, clima, dinheiro, chip de celular, seguro viagem, aeroporto e ingressos.

1: O que preciso para viajar a Granada?

Para viajar à Espanha, você precisa de um passaporte válido e um seguro de viagem. Mais abaixo daremos dicas sobre como escolher o seguro certo. Não é preciso visto para estadias de até 90 dias.

O passaporte é rápido e fácil de tirar, com um custo aproximado de R$250. Tenha em mãos também o seu bilhete de volta, uma comprovação de renda e hospedagem, que podem ser solicitados.

2: Quando viajar a Granada?

  • Inverno: Dez/Jan/Fev/
  • Primavera: Mar/Abr/Mai/
  • Verão: Jun/Jul/Ago/
  • Outono: Set/Out/Nov/

O período mais buscado é o verão, quando o clima ensolarado convida os viajantes a quererem explorar cada uma das suas belas atrações. Consequentemente, a grande procura faz os preços encarecerem.

Antecipando a sua viagem para a primavera, você aproveita um clima agradável sem precisar gastar tanto. Viajar no inverno também proporciona economia, além de poder curtir o esqui da Sierra Nevada.

3: Quantos dias ficar em Granada?

Nós recomendamos separar entre 3-5 dias de viagem, para aproveitar bem tudo que a cidade tem a oferecer. Reserve um dia para cada um dos bairros principais de Granada: o centro histórico, Albaicín e Sacromonte.

E alguns dias extras para visitar os pontos turísticos que restaram ou explorar as atrações que estão fora do circuito turístico, proporcionando uma visita mais aprofundada.

4: Onde ficar em Granada

Sem dúvida, a melhor região para se hospedar em Granada é o centro histórico. Ao reservar um hotel lá, você estará situado no coração da cidade, próximo às principais atrações turísticas, como a Catedral de Granada e a famosa Alhambra, a imponente fortaleza e palácio muçulmano.

Se hospedar pelo centro turístico vale e muito o investimento, já que você economizará tempo e o dinheiro que seria gasto com transporte. 

Centro de Granada

Nós criamos esse mapa personalizado com a melhor região para você ficar super bem localizado e perto de tudo. Quando abrir o mapa, fecha ele, coloque a data da sua viagem, clique em pesquisar e depois clique em mostrar mapa para abrir ele novamente.

Ele vai abrir já com os hotéis e preços na sua data de viagem. Já configuramos para só aparecer hotéis com notas e avaliações boas dos hóspedes. Já está tudo pronto para você fazer a reserva no site em que sempre fazemos, é o mais confiável e quem tem sempre os melhores preços.

Dica para economizar no hotel: Esse site, por ser o maior do mundo, tem uma negociação muito boa com a maioria dos hotéis de cancelamento gratuito. Isso é ótimo, pois o que mais faz você economizar é a antecedência. Quanto antes você reserva um hotel, mais barato você paga. Então você já pode reservar, garantindo um preço menor. Se precisar cancelar no futuro, você não paga nada e é só um clique.

Hotéis que já nos hospedamos e recomendamos:

Hotel Vincci Albayzin: uma hospedagem de 4 estrelas muito bem localizada, próxima à Fuente de las Granadas e da Basílica da Virgem das Angústias.

Sercotel Palacio de los Gamboa: um hotel bem popular pelos viajantes em Granada. Fica no coração da cidade, a 5 minutos a pé da Catedral.

5: Chip de viagem para o celular

Durante a sua viagem, você vai precisar ter acesso a internet de qualidade para poder utilizar seu celular no exterior. Hoje a melhor forma é comprar um chip pré-pago internacional.

Nós sempre utilizamos esse chip de viagem. Ele tem um bom preço, comparado aos outros, e funciona sempre muito bem em Granada e no mundo todo. E a internet é ilimitada. Eles já possuem o eSim, que é o chip virtual que você recebe por e-mail mesmo, em um QR Code, e instala na hora em seu celular.

6: Seguro viagem internacional

Para garantir a sua segurança e a da sua família em Granada, é necessário contratar um seguro viagem. Ele te protege e oferece auxílio em eventuais imprevistos, como assistência médica, odontológica, furto e extravio de bagagem.

Devido ao Tratado de Schengen, o seguro de viagem é requisito obrigatório em todos os países da Europa, com uma cobertura mínima de 30 mil euros para assistência médica em caso de acidente. E para encontrar um seguro barato que atenda às exigências, temos uma super dica. É só utilizar esse comparador de seguros, que separa as melhores opções oferecidas no mercado em poucos segundos.

Uma dica: caso você se sinta perdido entre os seguros, as nossas principais recomendações são as empresas SulAmerica, Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e Affinity.

7: O que fazer em Granada

Ler o artigo completo

Granada oferece a típica atmosfera da Andaluzia, abrigando uma rica arquitetura com ruas estreitas cheias de comércio, bares de tapas, restaurantes e um forte cenário cultural espanhol. A primeira coisa que você deve fazer por lá é explorar o centro histórico, a área mais turística da cidade.

Uma vez lá, visite a Alhambra, uma imponente fortaleza e um complexo de palácio muçulmano, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. E não esqueça de conhecer a Catedral de Granada, um destaque da arquitetura renascentista espanhola. Localizada no coração da cidade, ela é uma das principais de toda a Espanha.

Alhambra
Catedral de Granada

Após se aventurar pelo centro histórico, conheça também outros bairros ricos em atrações e cultura: Albaicín e Sacromonte. Você irá se encantar!

Vamos listar aqui embaixo alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer em Granada que tem todos os lugares com todas as dicas.

Cuevas del Sacromonte

Tratam-se de históricas casas-cavernas que serviram de moradia para refugiados nas colinas da cidade após a reconquista cristã.

Bairro de Albaicín

Vizinho do centro histórico, Albaicín é um bairro autêntico que exibe a influência da cultura árabe em Granada.

Parque de las Ciencias

Inaugurado em 1995, ele é um museu interativo, referência em divulgação científica no sul da Espanha.

El Bañuelo

Construída no século XI, a casa de banho árabe é uma das mais preservadas do país e uma das poucas que sobraram após a reconquista cristã

8: Ingressos das atrações e tours

Muitos passeios em Granada são gratuitos, mas existem também os lugares que você precisa comprar o ingresso ou passeio. Comprar antes pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.

Os passeios mais vendidos de Granada são:

Visita guiada pela Alhambra e os Palácios Nasridas

Tour pelo Albaicín e Sacromonte

Flamenco no Sacromonte: Cuevas Los Tarantos

Visita guiada da Catedral e da Capela Real

Dica do transfer: Nesse site também vende o transfer do aeroporto ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele já sabe o seu destino final e te espera na saída do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.

9: Transportes e como andar em Granada

Caminhar a pé é uma das melhores formas de explorar a cidade. Garantindo um hotel no centro turístico, bastará poucos passos para chegar às melhores atrações de Granada.

Táxis ou Uber são boas alternativas para poupar o esforço de seguir andando até zonas mais afastadas. Por outro lado, os ônibus locais são perfeitos para economizar o tempo e o custo do passeio.

Granada disponibiliza tanto ônibus “normais”, que circulam por todas as zonas da cidade, quanto micro-ônibus especiais, que interligam as principais áreas turísticas. Existem 4 rotas que conectam a Alhambra, o centro, Albaicín Sacromonte entre si.

Como o centro turístico de Granada tem ruas bem estreitas e íngremes, sobretudo em Sacromonte, não vale muito a pena dirigir por lá. Pode ser um desafio seguir até outros pontos que nem ficam tão distantes assim.

No entanto, se você pretende visitar outras cidades próximas, ou seguir para a Sierra Nevada, o aluguel de carro será a melhor forma de fazer estes trajetos com conforto e segurança.

Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui.

Como alugar um carro em Granada por um preço imbatível?

Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo o trabalho por você. Você entra no site, coloca a data de sua viagem e eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro da Espanha e do mundo.

Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Em poucos segundo você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro de Granada nas melhores empresas e é só escolher a mais barata.

Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.

Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.

Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.

  • Dica: dê preferência para alguma das locadoras mais famosas do mercado, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
  • Não se esqueça de fazer o seguro básico na hora da reserva, que já está incluído no preço. Na hora de retirar o carro pessoalmente, muitos funcionários tentam empurrar um seguro extra, que não vale a pena, você só gastará mais.

10: Como levar dinheiro a Granada

A moeda utilizada em todo a Espanha é o Euro. Então você precisará levar essa moeda para lá. A forma tradicional sempre foi comprar em casa de câmbio, mas existe agora uma nova forma MUITO mais barata e prática de levar dinheiro para suas viagens.

Se quiser todas as informações, clique aqui.

Recentemente surgiu uma nova forma de levar seu dinheiro de maneira segura e online, estando ainda no Brasil, e usar tranquilamente em sua viagem para qualquer lugar do mundo.

Trata-se de abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior (independente da moeda do seu destino)!

Como enviar dólares para os EUA do Brasil: banco

De forma geral, a compra dos dólares em uma conta global acaba saindo MUITO mais barato, pois você compra na cotação comercial, que é a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara.

E, além disso, ao invés de pagar 5% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% (além de não pagas tantas taxas)! É uma economia gigantesca, não só de dinheiro, mas de tempo (já que você faz tudo online e com muita segurança).

Como abrir essa conta global, do Brasil?

Se já quiser baixar o app e começar a criar sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Só precisa do RG. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs (e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa), conseguimos um cupom para nossos leitores!

Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio, em até 15 dias desde a abertura da conta.

Com a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. E já dá para utilizar, fazer compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país!

Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.

11: Como ir do aeroporto ao hotel

O aeroporto Federico García Lorca Granada-Jaén, local de desembarque dos viajantes, se situa a aproximadamente 17 km do centro da cidade. Existem muitos meios para se locomover até lá, porém, o método mais recomendado é o transfer.

Como Granada é uma cidade pouco prática para dirigir, os turistas dependem dos motoristas locais e do transporte público para chegar ao seu destino. E para facilitar esse processo, o ideal é contratar um transfer.

Se a sua prioridade é economizar, você pode ir de ônibus. A linha 0245 é a mais indicada para ir do aeroporto ao centro turístico, levando cerca de 50 minutos. A passagem custa 1,60 euros em dinheiro, ou você pode pagar 0,45 euro com o cartão de viagem (é preciso pagar pelo cartão também, que custa 2 euros, mas pode ser usado várias vezes).

Para chegar ao centro de táxi, basta pegar algum na saída do terminal. O tempo de trajeto é de 18 minutos e o preço custa aproximadamente 30 euros, variando de acordo com a distância final.

Dica da melhor forma para chegar ao hotel

O transporte público como ônibus e metrô são sempre uma opção mais barata, mas nós não recomendamos, pelo fato de você estar em um lugar novo, em outro idioma e sem conhecer nada da cidade. Já passamos por isso várias vezes e as chances de se perder e passar perrengue são grandes. Sem falar que você chega cansado do voo e ainda carregando todas as malas.

Com os táxis, são comuns os casos de golpes em turistas, então pegue sempre os credenciados que já tem o preço fixo. O Uber funciona e você consegue pedir, mas tem que achar a área certa de embarque.

Uma ótima opção que nós temos utilizado muito é o transfer. É o mesmo preço de um táxi, mas você já deixa reservado e pago antecipadamente. É sempre com empresas credenciadas e saindo do embarque já terá alguém segurando uma placa com seu nome. É a garantia de não perder tempo e passar apuros até a chegada no hotel.

Nós sempre compramos os transfers nesse site aqui. Ele é um dos maiores do mundo, tem o melhor preço e você já paga em reais, economizando no IOF. E esse também é o site que a gente compra todos os ingressos, passeios e excursões.

12: Gorjetas em Granada

Na Espanha, a prática de dar uma gorjeta após um serviço é muito comum e apreciado, embora seja sempre opcional. Quando optar por deixar uma gorjeta, o valor vai depender do tipo de serviço e momento.

O valor da gorjeta na Espanha geralmente varia entre 5% e 10% do total gasto em restaurantes e bares, especialmente se o serviço foi excepcional. Alguns optam por não adicionar nenhum valor ou simplesmente arredondam o montante total. Ex: se a conta foi 35,8€, arrendonda-se para 37€ a 40€, a depender do cliente e sua satisfação com o serviço.

Em cafeterias ou bares você pode arredondar o valor da conta ou deixar mais 0,50€ por bebida. Já em e estacionamento na rua, você pode deixar também 1€-3€ caso haja alguém pedindo uma gorjeta por cuidar do carro.

Não se preocupe em não dar gorjeta ao pagar a conta, pois não é uma prática demasiado esperada. Contudo, sempre que possível, reconheça os profissionais que prestaram serviços bons. A mesma regra vale para funcionários de hotéis ou outros prestadores de serviço.

13: Voltagem e tomada em Granada

As tomadas utilizadas em Granada são as do tipo C e F, que são os mesmos usados por toda a Europa. O modelo possui dois pinos redondos afastados.

Já a voltagem predominante é a de 220 volts – 50Hz. Lembre-se de levar um adaptador na sua mala ou checar se o seu hotel fornece caso seus eletrônicos não sejam apropriados.

Tomada tipo F

14: Compras em Granada

No coração da cidade você encontrará muitas ruas comerciais com lojas de todos os tipos. Uma delas é a Calle Recogidas, onde ficam unidades da Zara e Mango, além de lojas locais de moda, acessórios, perfumes, calçados, cosméticos, joias e outros.

No entanto, o local ideal para garantir as lembrancinhas de Granada é a Alcaicería, o antigo mercado árabe que vende muitos artigos artesanais, como cerâmicas, acessórios, miniaturas entre outros.

Se não encontrar por lá o que deseja, vá ao Nevada Shopping, o maior centro comercial de Granada, situado na parte sul da cidade em Armilla.

E para economizar, solicite o Tax Free, um mecanismo que permite o desconto do imposto pago em compras fora do seu país de residência.

Nem todas as lojas adotam o Tax Free, portanto, não é possível pedir em qualquer compra ou loja. Por isso, sempre verifique se há sinalizações indicando que a loja tem Tax Free. Existe um valor mínimo de compras para se qualificar ao serviço, que na Espanha é de 90,16 euros, por compra.

Mas lembre-se que não se reembolsa o imposto em serviços, como hospedagem e restaurantes, apenas em produtos adquiridos, excluindo eletrodomésticos e móveis. Ou seja, vale a pena investir em roupas de marca e eletrônicos.

Durante a compra, solicite o Tax Free no caixa, onde receberá um formulário específico para preenchimento na loja. O reembolso do imposto será no aeroporto, antes de embarcar no voo.

Outros guias de viagem:

Economize ao máximo na sua viagem a Espanha:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Madri e Espanha, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Espanha e até Portugal ou França. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Espanha. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Espanha, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Madri para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem para as cidades espanholas.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!