Málaga no inverno: o que fazer?

Há muito para explorar em Málaga no inverno! Saiba tudo da estação e veja as melhores dicas de passeios!

Como é Málaga no inverno?

Málaga é um dos destinos mais completos da Espanha, que oferece uma excelente experiência cultural, histórica, boêmia e praiana. É fato que, no inverno, algumas das suas principais atrações podem ser comprometidas, seja pelo tempo frio ou pelas chuvas. Mas há ainda muito o que aproveitar por lá.

O inverno vai de dezembro a março, trazendo temperaturas entre 17°C durante o dia e 8°C à noite, bem diferente do clima caloroso do verão, que ultrapassa os 30ºC.

Embora o tempo não seja frio ao ponto de nevar, ele acaba sendo fresco demais para nadar pelas praias e curtir essa atmosfera costeira de Málaga. Se o seu interesse é conhecer as melhores praias da Costa del Sol, não vale a pena viajar no inverno.

Caso esteja de viagem marcada para este período, você ainda pode investir em visitas por museus, ruas famosas, igrejas, mercados, restaurantes, galerias de arte e muitos outros estabelecimentos, de preferência cobertos.

Entre novembro e fevereiro, a chance de chover é bem maior do que o restante do ano, sobretudo de novembro a dezembro. Por isso, é importante organizar algum passeio “plano b” para caso o tempo mude e comece a chover. Veja abaixo algumas das nossas dicas:

  • E não deixe de conferir o nosso guia completo de Málaga. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem, economizando ao máximo em TUDO!

1. Conheça a Alcazaba de Málaga

Um dia ensolarado é a melhor forma de conhecer a Alcazaba, o principal ponto turístico de Málaga. Por isso, se o tempo abrir, não perca a chance de visitá-la e ter as melhores vistas lá do alto!

Alcazaba significa, em árabe, fortaleza urbana, que foi a sua função desde a sua construção, entre os anos de 1057 e 1063. Ela foi erguida no Monte Gibralfaro, que era um ponto estratégico para ter uma visão completa da cidade pelo alto.

Ao longo dos séculos, a cidadela passou por diversas dinastias e se tornou a sede do governo de Málaga durante o domínio islâmico. Hoje, restaurada e preservada, ela está aberta à visitação, oferecendo aos viajantes as vistas mais bonitas da Costa del Sol.

O ingresso é bem barato, custando apenas 3,50 euros. Mas você pode economizar mais comprando combos de visitas em grupo ou para o Castelo de Gibralfaro.

  • E não deixe de conferir o nosso guia completo de Málaga! É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.
Vista da Alcazaba em Málaga

IMPORTANTE: Para uma viagem a Málaga, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

2. Se encante com as obras do Museu Picasso Málaga

O Museu Picasso Málaga é um espaço dedicado ao famoso artista Pablo Picasso, que nasceu em Málaga. Localizado no coração da cidade, o museu preserva mais de 200 obras do artista, exibidas em exposições de longa duração.

O acervo é composto por uma variedade de peças, feitas de vários estilos e técnicas que marcaram a trajetória artística de Picasso. As entradas do museu custam 13 euros e ele abre diariamente das 10h às 19h.

Museu Picasso Málaga

3. Visite a Catedral de Málaga

A Catedral de Málaga, dedicada à Nossa Senhora da Encarnação, é uma das mais impressionantes obras do Renascimento Espanhol. Sua construção teve início em 1528, sobre os restos da Mesquita de Aljama, após o fim do domínio árabe.

Embora tenha muitos anos de história, a Basílica é uma construção inacabada, faltando uma de suas torres. Por isso, ela é apelidada e conhecida por muitos como ”La Manquita”. Os ingressos básicos para entrar na Catedral custam 10 euros.

  • Conheça a Catedral de Málaga e muitos outros pontos turísticos gratuitamente com o Free Tour por Málaga! Veja como participar!
  • Endereço: C. Molina Lario, 9, Distrito Centro, 29015 Málaga, Espanha
Catedral de Málaga

4. Conheça as atrações de Soho

Soho é um bairro cheio de vida e cultura, situado ao sul do centro histórico. Nos últimos anos, a região passou por uma revitalização tornando-se atualmente um dos principais centros de entretenimento de Málaga, atraindo pessoas de todo o mundo.

A região traz uma atmosfera bem boêmia, oferecendo bons locais para curtir tanto o dia quanto a noite: restaurantes, bares, cafeterias e galerias de arte.

Inclusive, o bairro é um dos melhores para se hospedar em Málaga! Se tiver interesse, confira os melhores hotéis de lá neste link.

Soho em Málaga

5. Assista a uma apresentação no Teatro del Soho

O Teatro del Soho é um dos grandes destaques de Soho que tornam o bairro tão interessante. Com uma trajetória que remonta ao antigo cinema Pascualini e ao Teatro Alameda, fundado em 1961, o espaço passou por reformas e renasceu em 2019.

A sua nova versão foi criada e promovida pelo ator Antonio Banderas, como um projeto cujo intuito é se dedicar à produção e exibição de espetáculos, incluindo peças de teatro e grandes musicais.

Os ingressos custam, aproximadamente, 25 euros, mas podem ser bem mais caras dependendo da grandiosidade da apresentação. Antes de visitá-lo, confira o calendário de exibições no site oficial.

  • Endereço: C. Córdoba, 13, Distrito Centro, 29001 Málaga, Espanha
Teatro del Soho

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.

6. Experimente os sabores do Mercado de Atarazanas de Málaga

Começou a chover durante a viagem? Passe o dia no Mercado de Atarazanas, onde você encontrará alimentos regionais e restaurantes perfeitos para saborear tapas.

Assim como outros mercados centrais espalhados pelo planeta, esta feira coberta é perfeita para conhecer os sabores únicos da cidade, visitando as suas barraquinhas de queijos, vinhos, carnes, frutas, verduras e especiarias.

E os alimentos não são os únicos destaques. O edifício, datado do século XIX, rouba a cena com seus detalhes arquitetônicos e seus belos vitrais coloridos.

  • Endereço: C. Atarazanas, 10, Distrito Centro, 29005 Málaga, Espanha
Mercado de Atarazanas de Málaga

7. Visite as exposições do Centre Pompidou Málaga

Filial do famoso museu parisiense, o Centre Pompidou Málaga é um centro cultural dedicado à arte moderna e contemporânea. Com exposições temporárias, o museu proporciona uma experiência diferente a cada visita.

Além disso, o centro cultural sedia vários eventos, como apresentações musicais, oficinas artísticas e clubes de leitura. Para ficar por dentro das atividades, basta conferir o site oficial. O museu funciona diariamente, exceto às terças-feiras, das 9h30 às 20h, e a entrada custa 7 euros.

Centre Pompidou Málaga

8. Faça compras na Calle Larios

Mesmo que o dia esteja nublado, passear pela Calle Larios é uma ótima forma de aproveitar Málaga. Ela é a principal rua comercial de Málaga, onde você encontrará todo o tipo de produto: moda feminina, moda masculina, souvenirs, joias, perfumes e muitos outros!

E por ser ampla e sem acesso para carros, ela se torna um espaço bem agradável para você passar horas explorando cada loja.

Calle Larios

9. Visite o Museu Carmen Thyssen

Situado no Palácio Villalón de Málaga, um charmoso edifício do século XVI, o Museu Carmen Thyssen é um dos melhores locais que você pode explorar em um dia chuvoso de inverno.

O acervo reúne mais de 200 obras de arte de gêneros predominantes na Espanha do século XIX, com um foco especial nos pintores da Andaluzia. No andar térreo são exibidas obras de paisagens românticas e algumas que seguem o movimento costumbrista, que retrata cenas do cotidiano espanhol.

Subindo para o andar superior, é possível apreciar obras como “Santa Marina”, de Francisco Zurbarán, e “Salida del baile de máscaras”, de Raimundo de Madrazo.

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 20h, e oferece entrada gratuita aos visitantes a partir das 16h dos domingos.

Museu Carmen Thyssen

10. Faça uma viagem a Sierra Nevada

Localizada na província de Granada, a Sierra Nevada é uma cadeia de montanhas que no inverno se torna o principal ponto de esqui e snowboard na Andaluzia. Como ela fica a 2h de carro de Málaga, você pode separar um dia da viagem para mudar os ares e esquiar muito!

A estação da Sierra Nevada conta com mais de 100 km de pistas abrangendo todos os níveis, desde iniciantes a profissionais. E a infraestrutura atende bem aos visitantes, com lojas de aluguel de equipamentos e escolas esportivas.

Por lá você também poderá se encantar com a vila de Pradollano, um charmoso centrinho com a arquitetura típica das cidades alpinas, onde ficam hotéis, bares e restaurantes.

Centro da Sierra Nevada

Como conseguir os ingressos de Málaga?

Se quiser visitar cada um destes lugares e ainda economizar, nós sugerimos que compre seus ingressos online, já que sai bem mais barato do que comprando na hora. E você ainda poupa o tempo.

No caso de Málaga, nós recomendamos um site especializado que usamos durante a nossa viagem, que disponibiliza tours e ingressos bem bacanas por todo o mundo. Eles sempre conseguem descontos e preços mais acessíveis, gerando uma boa economia na viagem.

Você encontrará as melhores excursões pela Alcazaba e o Teatro Romano, os preços mais baixos no ingresso do Museu do Picasso, além de passeios para outras cidades.

No site você confere também a experiência e os comentários dos viajantes que já participaram dos passeios. Assim, você tem a certeza de contratar excursões de qualidade e bem seguras.

  • Confira aqui muito mais dicas de Málaga!
Málaga na Espanha

Economize ao máximo na sua viagem a Espanha:

  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!
  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Madri e Espanha, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Espanha e até Portugal ou França. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Espanha. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Espanha, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Madri para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem para as cidades espanholas.