Veja o mapa turístico de Marrakech e entenda como a cidade é dividida! Saiba quais pontos são imperdíveis:
Como é Marrakech?
A cidade de Marrakech é dividida em duas principais grandes regiões: a Medina, parte antiga e murada da cidade; e a parte fora do muro, onde fica o bairro de Guéliz, por exemplo, que é mais novo e moderno.
Marrakech recebe o nome de cidade vermelha por causa da cor terracota que toma conta de todas as construções por lá. Dizem que o motivo dessa escolha foi para diminuir a incidência dos raios solares porque, pela proximidade com o deserto do Saara, construções brancas refletiriam a luz.
É uma cidade bastante plana e os edifícios não têm mais do que cinco andares. No horizonte estão as montanhas do Atlas, onde é possível ver até neve. Ou seja, deserto e neve lado a lado! Veja agora o mapa turístico da cidade:
A parte delimitada pela linha preta, à direita da imagem, é a Medina. Como falamos acima, ela é o centro antigo murado. É ali que tudo acontece, de forma um pouco caótica, tudo! Motos, pedestres, bicicletas, charretes, encantadores de cobra, barracas de comida, restaurantes, artistas de henna, lojas e muitos outros elementos se misturam em uma verdadeira efervescência de cores, sons e sabores.
É na Medina que fica a famosa mesquita Koutoubia, de onde ecoa o chamado periódico para oração que toma conta de toda a cidade. Lá estão também importantes pontos turísticos, como o Palácio Bahia, as tumbas saadianas, o Palácio El Badi e a Praça Jemaa el Fna, coração desse pedaço de Marrakech.
Fora dela, estão outros lugares importantes, como o Jardim Menara, o cassino e hotéis e resorts de luxo. É também do outro lado do muro que está o bairro de Guéliz, moderno e descolado, com baladas, bares, mercados grandes e lojas internacionais como H&M, por exemplo.