Confira quais são os melhores lugares para esquiar em Bariloche. Muitos visitantes vão à região para praticar esse esporte, que é um atrativo turístico da cidade.
Esquiar no Cerro Otto
A primeira dica que queremos dar nesta lista dos melhores lugares para esquiar em Bariloche fica por conta do Cerro Otto. Para quem nunca ouviu falar sobre ele, saiba que é uma montanha localizada a 5 km do centro de Bariloche.
Dentre os motivos pelos quais este cerro é famoso na cidade, alguns deles são: o fato de proporcionar uma vista panorâmica e cinematográfica, oferecer várias atividades de lazer e entretenimento aos visitantes e por ter um restaurante giratório em seu topo super legal e diferente.
Para você entender melhor, a primeira informação importante a saber é que a forma mais usada para subir até o ponto mais alto do Cerro Otto é com um teleférico, que mais se parece com um bondinho aqui do Brasil. O valor do bilhete fica em torno de 15.000 pesos argentinos.
Há, ainda, aqueles que contam com muita disposição e optam pelas trilhas. Inclusive, existe uma que é bem recomendada por lá, que é a trilha pelo Cerro Otto até o refúgio Berghof.
Nela, você irá encontrar o grupo no Centro Cívico de Bariloche, atravessará o bairro alemão da cidade e entrará no bosque patagônico. Ao longo das ladeiras do Cerro Otto, terá o prazer de contemplar montanhas e lagos magníficos que rodeiam a cidade.
Ao chegar no refúgio Berghof – que foi o primeiro centro de esqui da América do Sul -, haverá uma visita ao Museu Casa do Montanhês, onde saberá um pouco da história de Meiling e seu legado. Em resumo, este é um passeio histórico incrível a se fazer em Bariloche.
Outra dica que você precisa saber é que, além do teleférico, no inverno, o local proporciona atividades de neve. Algumas delas, por exemplo, são:
- Esqui e caminhadas com raquetes de neve
- Pistas de esquibunda
Mas, saiba que o valor do teleférico não está incluso nestas atividades extras. Então, verifique por lá quanto custa cada uma delas.
Outro atrativo do Cerro Otto que, inclusive, encanta bastante os turistas, é a Confeitaria Giratória. Como o nome já sugere, este é um café que gira 360 graus, permitindo que você contemple os lagos Nahuel Huapi e Gutiérrez, bem como as montanhas ao redor.
Além de degustar uma refeição ou bebida com uma vista sem igual, o Cerro Otto também oferece trilhas para caminhadas e áreas para piqueniques, além de um pequeno museu com réplicas de esculturas de Michelângelo.
Informações e dicas antes de ir ao Cerro Otto
Se você está indo para Bariloche e quer incluir a visita ao Cerro Otto, veja algumas informações e dicas importantes:
- Este lugar funciona ao longo de todo o ano. Se for até lá no inverno, encontrará o visual coberto por neve, o que é lindo. Se for no verão, terá um cenário magnífico para curtir ao ar livre em um dia de calor e sol. Mas, atente-se, pois, em algumas épocas, é possível que o local fique fechado para manutenção.
- A respeito das vestimentas ideias, nós indicamos peças bem quentinhas para o inverno. Como o topo da montanha é bem frio, vale a pena se agasalhar para não ficar desconfortável chegando lá.
- Uma curiosidade sobre a Confeitaria Giratória é que ela demora cerca de 20 minutos para dar a volta completa.
- Outra curiosidade, dessa vez sobre o teleférico, é o fato dele percorrer aproximadamente 2.000 metros da base até o topo.
- Se você estiver com um carro alugado em Bariloche, saiba que também é possível realizar a subida ao Cerro através de uma estrada.
- Uma dica fundamental é que, como o inverno em Bariloche é o de alta temporada, depender de Ubers e taxis acaba sendo um transtorno. Por isso, opte por alugar um carro e ter a flexibilidade de ir e voltar a qualquer passeio no momento que desejar. Acesse estes dois comparadores, Comparador de preços 1 e Comparador de preços 2, e veja qual deles oferece o menor preço neste serviço. É ótimo e o custo x benefício se torna EXCELENTE.
Esquiar no Cerro Catedral
Uma outra opção que nós gostamos bastante, e não podemos deixar de fora deste texto dos melhores lugares para esquiar em Bariloche, é o Cerro Catedral. Esta é uma estação de esqui conhecida mundialmente, que oferece uma experiência completa para quem adora esportes de inverno ou simplesmente quer conhecer.
Com mais de 120 km de pistas para esqui e snowboard, que variam de iniciantes a especialistas, o Cerro Catedral atrai visitantes durante toda a temporada de inverno. Além das atividades na neve, a vila de montanha próxima oferece uma ampla gama de comodidades, incluindo restaurantes, lojas e escolas de esqui.
A vista panorâmica do topo das pistas, com os picos nevados das montanhas e o Lago Nahuel Huapi ao fundo são atrações à parte.
Uma dica é que, mesmo que esse seja o seu primeiro contato com as atividades de esqui, não tem problema, pois o local oferece uma área totalmente dedicada a este público. Lá, você receberá o passo a passo para quem estiver se familiarizando com o esqui ou o snowboard. Aproveite para garantir, neste link, a sua aula de esqui ou snowboard no Cerro Catedral.
Ingresso para a excursão ao Cerro Catedral
A excursão ao Cerro Catedral é, com certeza, um dos passeios mais imperdíveis a se fazer em uma viagem por Bariloche. No horário marcado, você sairá de Bariloche com destino à Villa Catedral. Lá, você terá 4h para aproveitar tudo o que tem direito, como: andar no teleférico, praticar esqui alpino e snowboard nas pistas do Cerro Tronador, fazer trilhas etc.
Este passeio inclui o transporte de ônibus a partir de Bariloche e transfer de volta e um guia que fala em inglês e espanhol. As atividades que você fizer por lá são pagas a parte. Para garantir o melhor preço na excursão ao Cerro Catedral, clique aqui.
Dica extra: Se você não for fazer a excursão e quiser optar por ir com o carro alugado até lá, saiba que é super possível, já que o local conta com estacionamento na base. De ônibus também dá pra chegar, mas é uma opção menos cômoda e mais demorada também.
Informações e dicas antes de ir ao Cerro Catedral
Antes de ir ao magnífico Cerro Catedral, fique por dentro de algumas informações como:
- Por questões de segurança, é totalmente proibido subir o Cerro Catedral por meios próprios.
- O Cerro Catedral está situado a 20 km de Bariloche.
- Os valores para subir e descer do Cerro estão nesta faixa: 30.000 pesos argentinos para adultos, 24.000 pesos argentinos para crianças de 6 a 11 anos e grátis para menores de 6 anos.
- As atividades que você poderá fazer lá possuem custo adicional. Se quiser o ingresso da estação de esqui Cerro Catedral, é só acessar este link.
- A caminhada com raquete na neve custa em torno de 30.000 pesos argentinos.
Esquiar em Piedras Blancas
Seguindo com as dicas dos melhores lugares para esquiar em Bariloch, vamos de Piedras Blancas. Este é um complexo onde você consegue ver neve e, claro, praticar diversas atividades nela. Para ter uma ideia, foi nesta estação que o esqui começou a ser desenvolvido na Argentina, ou seja, é um lugar de grande importância para este esporte.
Seja em uma viagem em família, com os filhos, de lua de mel ou até mesmo com os amigos, o passeio para Piedras Blancas, na nossa, opinião é indispensável para qualquer roteiro. A estrutura do Piedras Blancas é bastante completa. Por lá, espere encontrar: cafeteria, restaurante, estacionamento gratuito, vestiário (por um custo adicional), muitas pistas e atividades de neve.
Com relação ao que fazer em Piedras Blancas, saiba que as atividades são diversas. A primeira delas, por exemplo, é descer os mais de 3.000 metros de pistas exclusivas de trenó. Em meio à descida, você passará por várias curvas com direito a muita adrenalina.
Outra atividade que é bem bacana e conquista a todos os visitantes neste lugar é o zipline, que é uma espécie de tirolesa com uma estrutura semelhante a asa delta. Ainda para os amantes de passeios com emoção, um deles que é imperdível é o snow tubing.
Para quem não sabe, o tubing é uma espécie de pista – bem diferente e cheia de curvas – a qual você percorre em meio à montanhas e muita neve. É demais!
Para quem quiser esquiar, em Piedras Blancas é possível fazer aulas para iniciantes e até mesmo alugar os equipamentos e roupas necessários para a prática do esporte. A área destinada a isso lá dentro recebe o nome de Winter Park.
Aos que gostarem de atividades mais voltadas à contemplação da paisagem, uma delas que é uma delícia é o teleférico. Lá do alto, você avistará belíssimos cenários, perfeitos para fotos de recordação da viagem.
Outras atividades que você poderá aproveitar por lá são: esquibunda, tirolesa, snow safári etc. Veja quais delas combinam mais com o seu perfil de turista e divirta-se!
Além do passeio para Piedras Blancas, existem vários outros que são imperdíveis em Bariloche. Uma sugestão é para que você acesse este site de ingressos para Bariloche, confira quais são eles e garanta os seus ingressos pelo MENOR VALOR.
Informações e dicas antes de ir a Piedras Blancas
Algumas informações e dicas importantes são:
- Este lugar funciona APENAS na temporada de inverno, que é de junho até o final de outubro. Mas, vale saber que é somente até o final de setembro que as atividades com neve estão abertas.
- Para quem não tiver as roupas adequadas ou não quiser gastar com isso, não tem problema, pois o complexo conta com o aluguel das vestimentas e nós recomendamos bastante, inclusive. Depois, muito provavelmente você não vai usar este tipo de roupa, então alugar é uma ótima opção.
- Se você estiver com um carro alugado em Bariloche, é só colocar no GPS este endereço: Acceso Cerro Otto, R8400 San Carlos de Bariloche.
- O horário de funcionamento costuma ser das 9h às 17h. Nós indicamos que você vá logo cedo, para tentar encontrar o local menos lotado um pouco.
- Crianças de 1 a 4 anos são permitidos apenas na atividade de trenó infantil.
- Uma informação importante é que esta estação de esqui não conta com a atividade de snowboard.
Esquiar no Cerro Bayo
Não deixe, ainda, de analisar nesta lista dos melhores lugares para esquiar em Bariloche o magnífico Cerro Bayo. Situado a 82 km de distância de Bariloche – algo como 1h15 de carro – ele não é tão requisitado como os outros lugares que citamos anteriormente, mas oferece uma estrutura incrível para que os visitantes curtam ao máximo.
Por lá, você irá se deparar com mais de 30 pistas de esqui, que se dividem em níveis de dificuldade. Então, se estiver no nível iniciante, pode ficar tranquilo, pois elas são adaptadas de acordo com este tipo de dificuldade. Além disso, existem áreas diferentes para a prática de snowboard e de freestyle.
Um ponto bem legal do Cerro Bayo é que ele conta com acessibilidade em toda a área. Inclusive, há a modalidade de esqui alpino, que é o único esporte adaptado para todas as deficiências. Incrível, né?
Sobre a infraestrutura do lugar, saiba que ele está equipado com: restaurantes, bar e café – com vistas paradisíacas. E, há, ainda, a possibilidade de se hospedar por lá, em opções que variam entre pousadas, hotéis e cabanas.
Informações e dicas antes de ir ao Cerro Bayo
Antes de conhecer o magnífico Cerro Bayo, confira:
- Esta é uma opção de lugar para praticar esqui bem legal para quem estiver começando do zero, já que é menos lotada que as demais.
- Os ingressos por lá estão em torno de 4.400 pesos argentinos para adultos e 3.500 pesos argentinos para crianças.
- A alta temporada neste local acontece no mês de julho.
Economize ao máximo na sua viagem à Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Argentina da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Bariloche. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para sua viagem, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Bariloche para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!