Os melhores passeios em Assuã no Egito incluem monumentos como o Templo de Philae, Obelisco Inacabado, o Souk, o Templo de Kalabsha e muito mais!
1. Obelisco Inacabado de Assuã no Egito
O Obelisco Inacabado é uma construção do reinado da rainha faraó Hatshepsut, localizado em Assuã no Egito. O objetivo do monumento, quando começou a ser construído, era se tornar o maior obelisco do Egito Antigo, pesando 1.200 toneladas.
Apesar de não ter sido concluído (você verá o monumento ainda “deitado”, na horizontal, e não erguido), o Obelisco é enorme ultrapassa qualquer outro feito no Egito! O ponto turístico abre diariamente das 7h às 16h.
2. Represa de Assuã
Com o intuito de lidar com as secas e inundações do Nilo, a Represa de Assuã tornou-se ponto turístico da cidade. Inaugurada na década de 70, a represa é responsável por boa parte da energia utilizada em todo o Egito.
Apesar da sua importância para o país, a represa gerou alguns impactos negativos como o deslocamento de cerca de 9 mil pessoas e alguns monumentos históricos.
3. Templo de Philae
O Templo de Ísis da ilha de Philae, ou apenas Templo de Philae, foi o local em que Ísis se abrigou para reconstruir o corpo de Osíris, seu marido, de acordo com as crenças.
Atualmente, o templo não está na sua localização original. Ele foi movido para a ilha Agilkia, por causa da construção da Represa de Assuã, que submergiu a ilha de Philae. O templo, que é o principal local de visitas de Assuã, abre todos os dias das 7h às 16h.
Para garantir o seu ingresso com antecedência e evitar imprevistos, você pode comprar a excursão neste site de passeios. Inclusive, foi uma das melhores excursões que realizamos em Assuã. Com ela, você conhecerá o Templo de Philae, a Represa de Assuã e o Obelisco Inacabado de uma só vez!
4. Povoado Núbio
Assuã é marcada pela forte influência da cultura Núbia. Desde as épocas antigas, a cidade separou os povos egípcios e Núbios como uma fronteira natural.
Na cidade, você encontrará o Povoado Núbio Gharb Soheil, que preserva muitas das suas tradições. Contratando uma excursão ao local, o passeio permite a entrada em uma casa típica do povoado, decorada com pinturas coloridas, onde são oferecidos chás tradicionais ao som de muita música.
- Não aguenta mais ficar sem sinal telefônico durante a sua viagem? Saiba como usar o celular à vontade no Egito, sem taxas exorbitantes!
5. Museu de Núbia
Outra forma de saber mais sobre a cultura Núbia é visitando o Museu de Núbia, que conta com um grande acervo de peças tradicionais do seu povo. Inaugurado em 1997, o museu abre diariamente das 9h às 17h. O valor de entrada é EGP 20 (R$ 3,26).
Leva pouco mais de duas horas para percorrer todo o museu. Os principais destaques são a estátua de Ramsés II, as cabeça do rei Shapatka e do rei Tahraqa e as quatro múmias da cidade de Kashmatkh.
6. Souk de Assuã
As cidades do Egito contam com souks, mercados tradicionais formados por ruas estreitas, onde vendem produtos artesanais por ótimos preços. Nos souks, haverão muitas lojas com uma enorme variedade de mercadorias como souvenir, especiarias, tecidos, tapetes, roupas, papiros, jóias, ouro e muitas outras.
Vale a pena ressaltar que as lojas dos souks costumam fechar bem tarde, então pode fazer compras com calma. Esse horário noturno do comércio ocorre graças ao intenso calor durante o dia na cidade, que faz com que as ruas fiquem mais cheias à noite.
7. Jardim Botânico de Assuã
Repleto de flores e espécies únicas de árvores, o Jardim Botânico de Assuã é um ótimo local para admirar o contraste da natureza com o deserto ao fundo. Ele abre todos os dias das 8h às 17h e tem 750 metros de extensão.
Localizado na ilha Kitcherner, a única forma de acessá-lo é através do passeio de Felucca pelo rio Nilo.
- Descubra onde ficar em Luxor no Egito! Nós vamos te mostrar a melhor região da cidade para se hospedar!
8. Templo de Kalabsha
Construído em 30 a.C., período em que o império romano governava o Egito, o Templo de Kalabsha está situado ao sul da Represa de Assuã na ilha Kalabsha.
O intuito do templo é homenagear Mandulis, o deus Núbio do sol. Assim como o Templo de Philae, a sua localização foi alterada por causa da construção da Represa de Assuã. O templo abre diariamente das 8h às 16h.
9. Quiosque de Qertassi
O Quiosque de Qertassi é um pequeno templo de Assuã dedicado à Ísis. Ele também foi deslocado da sua localização original para a construção da represa. Atualmente, ele se localiza na ilha Kalabsha.
Este templo inacabado também foi feito no período romano no Egito. A construção traz duas colunas com a Deusa Hathor no topo.
10. Beit El-Wali
Outro templo de Assuã é o Beit El-Wali, construído na época de Ramsés II. Dedicado a Amon-Ra, o seu pátio é decorado com acontecimentos militares vividos por Ramsés II, como as suas lutas contra os líbios e etíopes.
O santuário é localizado na ilha Kalabsha, assim como os últimos dois monumentos citados. Logo, passear por esta ilha é um dos principais itens da nossa lista sobre os melhores passeios em Assuã!
Saiba mais sobre a excursão para a ilha Kalabsha!
- Tenha uma viagem inesquecível participando de um cruzeiro de 3 noites pelo Nilo, de Assuã a Luxor! É uma forma única de conhecer as belezas do Egito!
11. Estela da Fome
Estela da Fome é um monumento que retrata uma oferenda aos deuses Jnum, Anuket e Satet, para pôr fim às secas da região de Assuã.
Está gravado na rocha um grande texto que descreve o pedido da subida do rio Nilo pelo faraó. A Estela da Fome fica localizada na ilha Sehel em Assuã.
12. Qubbet el-Hawa
Qubbet el-Hawa é um local semelhante ao Vale dos Reis, em Luxor, que abriga tumbas de diversos faraós egípcios. Por isso, o monumento também é conhecido como Vale dos Príncipes, guardando tumbas de pessoas do alto escalão egípcio, além de nove múmias bem preservadas.
O ponto turístico está situado na margem ocidental de Assuã e você pode chegar até o local com uma felucca. Para seguir ao longo de Qubbet el-Hawa, é possível contratar um passeio de camelo, que enriquece ainda mais a visita. O monumento abre diariamente das 7h às 16h.
Aqui você pode reservar a excursão para Estela da Fome, Qubbet el-Hawa e ilha Kitchener.
Saiba como visitar estes pontos turísticos!
Existem excursões excelentes que levam os turistas até a maioria dos destinos turísticos citados. Nós tivemos o prazer de realizar algumas e foram os melhores passeios da viagem.
Os tours estão disponíveis nesta agência de turismo do Egito, que oferece passeios marcantes por ótimos preços.
Eles conseguem descontos bem em conta em diversos tours pelo mundo, por isso sempre vale a pena dar uma olhada nas excursões deles ao viajar.
A plataforma é bastante segura e conhecida; você pode entrar e conferir por si mesmo (e pela avaliação dos usuários). Veja alguns tours disponíveis no site:
- Represa de Assuã, Templo de Philae e Obelisco Inacabado
- Excursão de barco ao povoado núbio
- Templos de Kalabsha, Beit El-Wali e Kertassi
- Estela da Fome, Qubbet el-Hawa e ilha Kitchener
No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações do Egito e muitos outros destinos pelo mundo!
Economize ao máximo na sua viagem ao Egito:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Egito, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Egito da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Egito. Dicas sobre como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Egito, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip do Egito, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria sobre onde ficar no Egito, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!