Florianópolis

Melhores praias de Florianópolis

Veja quais são as melhores praias de Florianópolis - são mais de 40 opções!

Melhores praias de Florianópolis

Veja quais são as melhores praias de Florianópolis – são mais de 40 opções! Vamos te dar dicas para você poder escolher quais delas incluir no seu roteiro.

Como escolher para qual praia ir em Florianópolis

Podemos dividir Florianópolis em: norte, leste, sul e centro/continente. Cada uma dessas regiões tem praias com características próprias e vai proporcionar uma experiência diferente.

Norte: o norte da ilha, por exemplo, abriga as praias mais badaladas da ilha e tem bastante estrutura. Por lá, o mar costuma ser mais tranquilo e mais quente.

Leste: é onde fica a Lagoa da Conceição e algumas praias que atraem surfistas e um público mais jovem e alternativo. É uma área muito boa para quem curte praticar esportes. O mar é mais agitado e mais gelado.

Sul: é mais tranquilo, com a natureza muito preservada e um pouco menos turístico. A maior parte das trilhas de Florianópolis ficam nessa região. O mar das praias nessa região pode ser bravo e as águas geladas. Mas vale dizer que há pontos do sul que tem, sim, bastante infraestrutura.

Centro e continente: não há mares tão bons para banho, apesar de ter praias muito bonitas. Tudo que você precisar, em termos de comércio e vida noturna, você vai encontrar no centro, além de passeios históricos bem legais, mas não recomendamos as praias dessa região para passar o dia.

Mapa das praias de Florianópolis no Google Maps

Agora vamos às recomendações!

Praia da Joaquina

O mar na Praia da Joaquina é um pouco agitado e atrai bastante surfista por causa da quantidade de ondas. A água é bem gelada. É, entretanto, uma praia linda, com areia fininha e uma paisagem completa. De um lado, você vê os morros; do outro, as dunas; e do outro, o mar.

Há também algumas opções de quiosques, restaurantes e barzinhos. A gente recomenda alugar um sandboard para curtir a parte das dunas e aproveitar para ver o pôr do sol por lá. A Praia da Joaquina costuma ficar bem cheia, então chegue cedo para conseguir pegar um bom lugar no areal.

Praia da Joaquina

Praia Mole

A Praia Mole fica pertinho da Joaquina, então dá até para conhecer as duas no mesmo dia. Ela é um pouco mais rústica e vazia. É linda e também tem o mar agitado e gelado. A cor das águas é deslumbrante e a areia super clara e fininha. Há muitos surfistas por lá!

No entanto, ela não tem muita estrutura; você vai encontrar nela alguns poucos quiosques com opções limitadas de bebidas e quase nada de comida. Por isso, escolha passear por lá com o objetivo de contemplar a natureza.

Praia Mole

Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

As Piscinas Naturais da Barra da Lagoa formam um paraíso pouco conhecido que fica entre as praias da Prainha da Barra e Galheta, que é de nudismo. A trilha que dá acesso é bem tranquila, de apenas 15 minutos e sem grandes desafios.

No verão, é uma delícia ficar mergulhando nos grandes poções de água cristalina. Vale um aviso: para entrar na água você vai precisar pular de pedras direto para o mar, porque não tem areia no local. Mas não precisa se preocupar, já que a maioria dessas pedras está no nível do mar.

Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses recebe esse nome por causa de um naufrágio inglês que aconteceu entre o final do século 17 e o início do século 18. É uma das mais movimentadas de Florianópolis. Ela tem 5 km de extensão, com uma boa infraestrutura de hotéis e restaurantes. O nascer do sol por lá é deslumbrante. Ela fica no norte e tem águas mais quentes e com partes mais tranquilas.

Caso esteja com ânimo, dá para fazer a trilha da Feiticeira pelo costão do lado norte. Ela tem dois quilômetros e liga a praia dos Ingleses à praia Brava, que tem águas cristalinas e é um dos points dos surfistas. Por lá, muitas vezes você vai encontrar muita gente jovem e música tocando na areia.

Inclusive, ela é uma das regiões que a gente recomenda para se hospedar. Para ver os melhores lugares para ficar em Florianópolis, acesse nossa matéria com dicas de regiões.

Praia dos Ingleses

Praia de Jurerê

Você sabia que partes do bairro de Jurerê foream projetados por Oscar Niemeyer? Lá a atmosfera é de luxo, com mansões, restaurantes chiques e carros caros para todos os lados. A praia tem águas calmas, muito gostosas para dar um mergulho, e uma ótima infraestrutura, apesar de ser mais cara.

Ali também ficam algumas das baladas mais famosas do Brasil, a exemplo da Milk, Donna, Posh e P12, um beachclub que no verão tem uma programação de peso com nomes como Anitta e Alok. O Jurere Open Shopping é um lugar com boas lojas e restaurantes. Se tiver tempo, vale dar um pulo nas praias vizinhas: Jurerê Tradicional e Cana Jurê, que tem coqueiros lindos.

Praia de Jurerê

Praia da Daniela

Vizinha da badalada Jurerê, é uma praia mais tranquila e deserta, com uma vegetação nativa bem preservada. É uma boa praia para crianças, já que o mar é calmo.

Dois lugares imperdíveis para ir por lá são o pontal da Daniela, que tem praia para os dois lados, e as praias secretas que ficam caminhando à direita da praia principal atrás de algumas pedras. Dá também para ir a pé da Daniela até a praia do Forte, que é linda.

Praia da Daniela

Praia de Naufragados

Para chegar até a Praia dos Naufragados, você precisa fazer uma trilha de cerca de 2,5 quilômetros, saindo da Caieira da Barra Sul. A praia é praticamente deserta, por isso vale a pena. Ela recebe esse nome porque duas embarcações portuguesas embarcaram por lá por volta de 1750.

O bônus de Naufragados são as piscinas naturais. Para chegar até elas, você vai ter que andar mais um pouquinho, por cerca de 20 minutos, em uma trilha que fica do lado esquerdo da praia. Você pode dar sorte de ver até golfinhos! Do lado direito da praia, você pode fazer uma outra trilha que vai te levar a um farol e canhões históricos, e dá para ver, lá longe, a fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. A vista no caminho é linda.

Praia de Naufragados

Praia do Pântano do Sul + Caverna do Pântano do Sul

Pântano do Sul é uma praia cheia de barquinhos e pescadores. Pé na areia fica um dos restaurantes mais tradicionais de Floripa: o Bar do Arante. Ele é famoso pelos pratos com frutos do mar e pela decoração, que consiste em vários bilhetinhos colados por toda a parede.

Se tiver bom preparo físico e o acompanhamento de um guia, faça a trilha para a Caverna do Pântano do Sul, que é deslumbrante. O trajeto é difícil e tem até escaladas, por isso, só vá acompanhado de um profissional e caso goste de uma aventura.

Pântano do Sul em Florianópolis

Praia do Matadeiro

Para chegar até a praia do Matadeiro, você vai precisar fazer uma pequena trilha que começa perto da Praia da Armação. Na Praia do Matadeiro, a natureza é muito preservada e as águas são boas para banho. Vale visitar a vizinha, a Praia da Armação, e ir até a Ponta das Campanhas, ponto que divide as duas praias e de onde dá para ter uma vista panorâmica.

Praia do Matadeiro

Praia do Santinho

Uma praia cheia de atrações por causa da ótima estrutura de restaurantes e barraquinhas, além de um lindo costão para admirar a paisagem. Ao norte da praia, você encontra as Dunas do Santinho; e ao sul, um museu arqueológico ao ar livre que é imperdível. Nesse ‘museu’, você vai ver pinturas e artefatos rupestres que estima-se que tenham mais de 5 mil anos.

Além disso, a Praia do Santinho tem um mirante com uma das melhores vistas do nascer do sol na cidade. É da Praia do Santinho que parte uma trilha de cerca de um quilômetro e meio até a Praia de Moçambique, que também é linda e costuma ser vazia.

Museu Arqueológico da Praia do Santinho

Praia do Campeche

A Praia do Campeche é aquela boa para chegar de manhã, sentar e passar o dia todo olhando a paisagem e tomando uma cerveja, um suco ou um drink. Só não é muito boa para banho, já que geralmente o mar por lá é bem agitado.

A região da Praia do Campeche também é conhecida pela Ilha do Campeche, que fica a cerca de 1,5 quilômetros da praia. Há vários passeios de barcos que saem da Praia do Campeche em direção à Ilha do Campeche.

Praia do Campeche

Praia do Gravatá

A essa altura, você já deve ter percebido que várias das praias de Florianópolis tem o acesso por meio de trilhas, e vamos dar a dica de mais uma. A trilha que leva até a Praia do Gravatá é considerada fácil, e o caminho é uma atração por si só, com muita mata e um mirante no meio que proporciona uma linda vista panorâmica do alto para a praia Mole.

São cerca de 50 minutos de caminhada até o Gravatá. Para achar o ponto inicial da trilha, vá até o Bar do Boni, na avenida das Rendeiras. A Praia do Gravatá é super pequeninha, mas muito linda, com águas tranquilas e barrancos para você sentar com sua canga e contemplar a paisagem. Não há estrutura, então leve água e algo para comer caso vá passar mais tempo por lá.

Falando em Bar do Boni, a gente super indica ele para um fim de tarde, já que apreciar o pôr do sol por lá é uma experiência única. Não deixe de conferir outras dicas na nossa lista de melhores bares em Florianópolis.

Praia do Gravatá


  • No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações de Florianópolis e muitos outros destinos pelo mundo!

Como encontrar hotéis incríveis em qualquer região de Florianópolis?

Para quem quer viajar e ter momentos inesquecíveis, sempre indicamos ficar bem hospedados na cidade. Estar bem localizado e garantir seu bem-estar durante a viagem é muito importante!

Se você quer economizar dinheiro, mas manter a qualidade da sua hospedagem, recomendamos que use este Pesquisador de Hotéis. Sempre utilizamos esse site, pois além de ser considerado o maior do mundo nesse tipo de serviço, ele possui todos os hotéis de Florianópolis com ótimos preços (e até cobrem ofertas).

Outro benefício que eles oferecem é o do cancelamento grátis: dá para reservar a maioria dos hotéis nesse pesquisador com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora. Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar sua reserva sem pagar absolutamente nada (nenhuma taxa!).

Resort Costão do Santinho

Dica para alugar carro em Florianópolis

Trouxemos também uma dica muito legal sobre o aluguel de carro na cidade de Florianópolis, que pode sair muito mais barato do que utilizar outros meios de transporte (como o táxi, que tem valores altos).

O aluguel de um carro te dá a liberdade de ir para onde quiser de forma rápida e segura em Florianópolis. Isso ajuda muito caso você vá para cidades próximas, por exemplo!

E já existem sites que procuram, locadora por locadora, os melhores preços de carros. São os chamados comparadores de preços, que sempre usamos em nossas viagens! Confira você mesmo:

  1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
  2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.

Aluguel de carro em São Paulo

Dica para os ingressos e passeios em Florianópolis

Não faltam passeios diferentes em Florianópolis. A nossa dica para você, viajante, é adquirir esses ingressos com alguma antecedência e pela internet, pois assim conseguirá pagar mais barato por eles e ainda evitar filas (ou que eles se esgotem!).

Nós sempre fazemos isso em nossas viagens e garantimos que é muito melhor! O site que mais utilizamos para comprar ingressos é esse aqui, pois é onde você encontra todos os ingressos para os passeios de Florianópolis e seus preços.

Gostamos muito dos valores e sabemos que é um site de confiança (já que é um dos mais famosos do mundo para comprar ingressos). E, na nossa opinião, vale a pena reservar os seguintes passeios em Florianópolis:

  • Tour panorâmico por Florianópolis
  • Passeio de barco à Ilha do Campeche
  • Excursão a Blumenau e Pomerode
  • Tour pelas praias do norte e por Santo Antônio de Lisboa
  • Tour pelas praias do leste + Projeto Tamar
  • Tour pelas praias do sul + Ribeirão da Ilha

Tour pela Ponte Hercílio Luz

Leia mais matérias sobre Florianópolis: