Milão em dezembro: Dicas, clima e o que fazer!

Planejando conhecer Milão em dezembro? Fique por dentro de todas as dicas para a sua viagem!

Como é o clima de Milão em dezembro?

No geral, a capital da moda é marcada por invernos muito rigorosos e verões intensos. Contudo, apesar desses dois extremos, Milão é encantadora em qualquer época do ano.

O mês de dezembro inicia a temporada de inverno. Para saber um pouco mais da época, confira o gráfico abaixo com as temperaturas máximas (vermelho) e mínimas (azul) ao longo do ano.

Gráfico com as temperaturas de Milão ao longo do ano.

Dezembro é o segundo mês mais frio do ano, dando início ao inverno pela cidade. As temperaturas variam entre 6ºC durante os dias e 0ºC à noite.

Nesta estação, os dias são mais curtos e o pôr do sol acontece por volta das 17h. Apesar do frio rigoroso, o mês apresenta um baixo índice de precipitação.

Porém, o recomendado para o inverno são visitas a museus, catedrais, shoppings e pontos turísticos cobertos, graças à neve.

  • Dica: como a procura pelos museus aumenta no inverno, garanta com antecedência os seus ingressos. Nós os compramos online diretamente no site de Ingressos para Milão, que oferece boas promoções.

A nossa sugestão é fazer a mala com roupas de frio, principalmente casacos grossos e roupas de lã. É importante levar também luvas, cachecóis, meias e toucas.

Piazza del Duomo em Milão, com neve no inverno na Itália.

Vale a pena viajar em dezembro?

Viajar durante o inverno tem pontos positivos e negativos. O período é perfeito para quem busca economia, visto que o frio afasta a maior parte dos turistas e os estabelecimentos fazem boas promoções para atrair mais clientes.

Outra vantagem excelente da pouca movimentação de turistas é que a cidade fica mais vazia, sem filas e lotações pelas atrações.

Em contrapartida, é inegável que o clima frio e os dias mais curtos podem impactar na sua experiência em Milão. O verão, por exemplo, oferece a cidade cheia de vida e com dias longos, anoitecendo por volta das 21h. É a época mais procurada e, consequentemente, a mais cara para viajar.

Uma sugestão para contornar essa situação é investir em meses da primavera e outono, que fogem da alta temporada e do frio extremo, proporcionando dias econômicos e agradáveis em Milão.

Confira as melhores dicas sobre o que fazer em Milão em dezembro:

1. Celebre o Natal em Milão

A cidade de Milão fica extremamente bela e encantadora durante a época do Natal. Para celebrar a data, a popular Piazza del Duomo ganha uma imensa árvore de Natal, que conta com aproximadamente 30 metros de altura.

Além disso, a Galeria Vittorio Emanuele II tem sua cúpula completamente ornamentada com pisca-piscas e também recebe uma árvore de Natal, que é enfeitada com delicados cristais.

Interior da Galeria Vittorio Emanuele II em Milão. Nota-se a árvore de Natal totalmente iluminada e a cúpula da galeria enfeitada com pisca-piscas na cor azul. Tudo está muito iluminado

2. Se encante com o Mercado de Natal da Piazza del Duomo

Barracas de madeira vendendo souvenirs temáticos, comidas regionais e vestuário te esperam no Mercado de Natal da Piazza del Duomo, a principal praça de Milão.

A feirinha costuma ocorrer do fim de novembro ou início de dezembro até o dia 6 de janeiro, o dia da festa da Befana.

Mercado de Natal da Piazza del Duomo

3. Aproveite as pistas de patinação no gelo

Uma vantagem exclusiva do inverno é se aventurar nas pistas de gelo que divertem moradores e turistas em Milão! Uma dica de pista para você conhecer está localizada em Villagio delle Meraviglie, que é montada nos Jardins Indro Montanelli, bem no centro da cidade.

O local também é cheio de barraquinhas com jogos e um pequeno parque de diversões itinerante. Perfeito para conhecer com a família!

Pessoas patinam em pista no Mercado Villaggio delle meraviglie


4. Compre lembrancinhas no Mercado de Natal Oh Bej Oh Bej

Desde o século XVI, o Mercado Oh Bej Oh Bej encanta os corações de moradores e turistas de Milão com a sua tradicional feira natalina, situada no centro histórico de Milão, pelos arredores do castelo Sforzesco.

Você encontrará barracas com produtos artesanais, lembrancinhas e comidas típicas, decoradas com luzes, guirlandas e enfeites natalinos, entregando uma atmosfera aconchegante para as suas compras. A feirinha ocupa cerca de 25 mil m² e acontece em meados de dezembro, entre os dias 7 e 10. 

Mercado de Natal Oh Bej Oh Bej

5. Festeje o Ano-Novo em Milão

Na virada do ano, há várias festas nas ruas da cidade onde os cidadãos se reúnem para comemorar juntos o Ano-Novo. O principal desses festejos ocorre na Piazza del Duomo, que conta com várias apresentações musicais de estilos diversos. Caso você queira algo um pouco mais diferente, há casas noturnas com festas de réveillon que duram até o amanhecer.

Já para aqueles que preferem uma virada de ano mais tranquila, nossa dica é apostar em um delicioso jantar num bom restaurante da cidade! Alguns lugares até oferecem um cardápio diferenciado, mas vale lembrar da importância de fazer sua reserva de maneira antecipada, uma vez que estes lugares podem ficar lotados rapidamente.

Piazza del Duomo no réveillon em Milão. Nota-se fogos de artifício coloridos (em sua maioria tons de rosa) estourando em cima da Catedral de Milão

Economize ao máximo na sua viagem a Milão:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Milão, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Milão da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Milão. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Milão, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Milão para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!