Milão em junho: Dicas, clima e o que fazer!

Veja mais detalhes sobre como é a cidade de Milão em junho!

Como é o clima de Milão em junho?

Com invernos rigorosos e verões intensos, Milão é bem diferente ao longo do ano. Por isso, é importante saber um pouco mais da cidade e descobrir qual a época ideal para você. Mas saiba que a capital da moda é encantadora em qualquer época do ano!

Junho é o mês que abre a temporada de verão em Milão, a época mais popular da cidade. Veja mais detalhes com o gráfico abaixo:

Gráfico com as temperaturas de Milão ao longo do ano.

As temperaturas em junho variam entre 15ºC e 26ºC. O clima continuará esquentando até atingir o seu ápice em meados de julho. Por isso, a primeira dica para quem deseja conhecer Milão nessa estação é ficar sempre bem hidratado e usar muito protetor solar para encarar as altas temperaturas.

Um ponto importante do verão é que, diferente do Brasil, o sol se põe muito tarde, por volta das 21h. Lembre-se de planejar o seu roteiro de viagem com base nisso.

Invista em todos os tipos de passeios: visite museus, caminhe pelos parques ao ar livre, faça compras nos shoppings, experimente a culinária local e muito mais! O verão é uma época propícia para todas as atividades, especialmente para explorar às cidades praianas da Itália. Se puder, participe de uma excursão em Cinque Terre, um destino incrível a apenas 3h de Milão!

Para a sua mala, a nossa sugestão é que separe roupas mais frescas, como camisetas e shorts, além de bonés e chapéus para proteger a cabeça! Contudo, não deixe de incluir algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas diminuem.

Catedral de Milão na Piazza del Duomo ao por do sol. Nota-se o monumento de Vittorio Emanuele II em frente à igreja.

Vale a pena viajar em junho?

O verão é a época mais popular pelos turistas e isso impacta e muito na experiência de conhecer a cidade. Os preços sobem, os restaurantes e hotéis lotam e as ruas apresentam multidões.

Apesar dos pontos negativos, o período não é o mais buscado à toa. Os dias longos e a atmosfera do verão em Milão encantam a todos.

Mas se o seu intuito é economizar e ter uma visita mais sossegada, evite viajar no verão. A primavera e o outono trazem dias agradáveis e mais econômicos. E o inverno é bem frio, porém também é a época mais barata de todas.

Confira as melhores dicas sobre o que fazer em Milão em junho:

1. Passeie pelo Centro Histórico de Milão

Nossa primeira dica de passeio para curtir em Milão é conhecer e se encantar pelo centro da cidade. Por lá, há muito o que conhecer, um dos principais pontos que não podem ficar de fora da sua lista é a Piazza del Duomo, que é considerada uma das principais praças de toda Itália e é onde acontecem os principais eventos em Milão.

Além disso, a praça tem o ponto turístico principal de toda a cidade: a Catedral de Milão. A igreja é considerada uma das maiores e mais antigas igrejas do mundo: ela começou a ser construída em 1386! Sua arquitetura é também encantadora e atrai milhões de turistas todos os anos. Por isso, vale a pena fazer um tour pela Catedral de Milão e tirar muitas fotos para marcar sua viagem!

Vista da Piazza del Duomo de noite em Milão

2. Se encante com o Concerto Per Milano

O mês de junho sedia anualmente o Concerto Per Milano promovido pela Filarmonica della Scala. A apresentação de música clássica é gratuita e aberta ao público, todos os anos, realizado na Piazza Duomo.

Se estiver na cidade pelo começo do mês, confira as datas exatas do concerto e não perca!

Concerto Per Milano

3. Faça um piquenique no Parque Sempione

Atrás do Castelo Sforzesco está o Parque Sempione, jardim do castelo que, no passado, era usado apenas pela família real. Este lugar é perfeito para quem deseja passear e relaxar entre um passeio e outro.

Por lá, você pode passar horas do dia explorando o parque, conhecendo o Prédio Triennale e a Torre Branca, em que você pode ter uma vista incrível de todo ele.

Vista do Parque Sempione em Milão. O local é arborizado e, ao fundo, está o Arco della Pace.


4. Conheça o Museu Alessandro Manzoni

Uma dica excelente de passeio em Milão é conhecer o Museu Alessandro Manzoni que também é conhecido como Casa Manzoni. Esta casa pertenceu ao escritor Alessandro Manzoni durante os anos de 1814 até 1873.

Passeando por lá, você pode conhecer alguns documentos e manuscritos, além do quarto e escritório do artista.

Interior do Museu Alessandro Manzoni. O cômodo tem prateleiras de livros, cadeiras e mesas, além de um busto de um homem ao lado de uma janela.

5. Faça compras nos shoppings em Milão

Os shoppings de Milão são bem diversos em marcas locais e famosas internacionalmente, além de serem todos muito charmosos, propícios para passar boas horas comprando com a família ou amigos.

Alguns shoppings que indicamos são: o Shopping Fiordaliso, o Shopping Centro Commerciale Vulcano e Shopping Centro Commerciale Milano Fiore.

Interior do Arese Shopping Center em Milão. O lugar é muito bem iluminado, pois o teto reflete a luz solar sobr eo ambiente. Nota-se também uma escada rolante do lado esquerdo da foto e pessoas andando por todos os lados com sacolas de comrpas

Economize ao máximo na sua viagem a Milão:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Milão, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Milão da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Milão. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Milão, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Milão para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!