Interior da Estação Central de Milão

Saiba como é Milão em novembro e confira as melhores recomendações de passeios para o mês!

Como é o clima de Milão em novembro?

No geral, a capital da moda apresenta invernos rigorosos e verões intensos. Embora tenha tantas diferenças, Milão é uma cidade encantadora em qualquer época do ano.

Novembro pertence ao outono, uma época em que a cidade apresenta um clima bem ameno. Para entender melhor, confira o gráfico abaixo com as temperaturas máximas (vermelho) e mínimas (azul) ao longo do ano.

Gráfico com as temperaturas de Milão ao longo do ano.

Novembro traz temperaturas que variam entre 4ºC e 11ºC. Neste mês, a cidade já está se preparando para a chegada do inverno, em dezembro, quando as temperaturas podem ficar abaixo de zero pela noite.

Outubro é o mês com o maior índice de precipitações em Milão. Mas a partir de novembro, elas caem bastante. Você pode investir em passeios ao ar livre ou para atrações cobertas, apenas lembre-se de conferir a previsão do tempo antes de sair do hotel.

A parte boa de Milão em novembro é a baixa procura dos turistas, que torna a cidade mais sossegada e tranquila. Não haverá grandes filas pelos restaurantes ou pontos turísticos.

A nossa sugestão é fazer a mala com roupas de frio, como agasalhos, blusas de manga, calças e meias. Tanto durante o dia quanto à noite estará uma brisa mais congelante. E quanto mais perto de dezembro, mais frio fica.

Vista do Arco della Pace em Milão. Ele está ao fundo e há um bondinho elétrico à frente, mais próximo ao primeiro plano da imagem. A cidade está pouco movimentada e está ensolarado.

Vale a pena viajar em novembro?

Sim! O mês é ótimo para aproveitar a beleza das folhagens alaranjadas em Milão. Viajando no outono, não haverá tantos turistas como o verão, nem os altos preços da época. Novembro é um mês mais fresco, sossegado e econômico.

No entanto, uma das vantagens do verão é que os dias são mais longos, anoitecendo quase 21h. Fora a agitação da estação que promove eventos, festas e atrações pela cidade. Se isso não foi do seu interesse, pode viajar em novembro sem medo!

Confira as melhores dicas sobre o que fazer em Milão em novembro:

1. Faça passeios ao ar livre em Milão

Uma dica bem legal para quem quer fugir do óbvio em Milão é realizar passeios pelas ruas de Milão! Fazer um tour de bicicleta por Milão ou ainda descobrir a parte desconhecida da cidade são ótimas ideias e que, com certeza, proporcionarão momentos inesquecíveis!

Outra forma de conhecer mais a cidade é andar a pé mesmo, criando roteiros a partir de mapas de Milão. Você pode visitar o Castelo Sforzesco, o parque Sempione e muitos outros.

Ciclistas estacionados em frente à Catedral de Milão.

2. Confira o BookCity Milano

BookCity Milano é um festival literário que promove uma semana de eventos por Milão, no mês de novembro. Palestras, workshops, lançamentos, apresentações de autores e até sebo com livros usados para quem entende ou quer aprender o italiano.

A variedade de eventos é enorme e você confere mais detalhes sobre cada um no site oficial, que informa a localização, data e temática. A maior parte acontece por livrarias, bibliotecas, universidades e alguns pontos turísticos de Milão.

BookCity Milano

3. Conheça o Estádio San Siro

O Estádio San Siro é uma excelente opção para quem gosta de futebol, uma vez que os dois principais times do futebol italiano dividem o estádio são o Inter de Milão e o Milan. Dentro desse lugar, está o Museu Inter e Milão que é dedicado à história dos dois times através de uma visita guiada.

Se você quiser, dá para se planejar para assistir algum jogo, ao mesmo tempo em que conhece o lugar.

Vista do Estádio San Siro em Milão. O lugar está lotado e há pessoas no campo de futebol.


4. Vá ao Cemitério Monumental de Milão

Este passeio alternativo é interessante, pois você pode apreciar belas obras de arte que ornamentam os jazigos de grandes personalidades italianas, tudo sem gastar nada!

Por lá estão mais de 15.000 estátuas e edifícios famosos, entre eles o Famedio (ou Pantheon), o Ossario e o antigo crematório neoclássico.

Fachada do Cemitério Monumental de Milão. O céu está com poucas nuvens e há uma espécie de capela na entrada.

5. Faça compras pelas avenidas de Milão

A avenida Corso Buenos Aires é um daqueles lugares que não pode faltar na sua lista de o que fazer em Milão. Ela é considerada uma das avenidas mais famosas e importantes da Europa no quesito compras. Por lá você encontra  lojas diversas que atendem a diferentes tipos de públicos e gostos, entre elas grandes marcas e grifes!

Outra ideia de lugar para comprar na cidade é a Via della Spiga, que é uma das regiões de compras mais sofisticadas de Milão. E o reconhecimento não é a toa: por lá você encontra marcas de grife mundiais como Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, Roberto Cavalli, Chanel e Prada, entre muitas outras.

Dois manequins posicionados em loja na Via della Spiga. Os manequins femininos estão posicionados de modo que simulam uma conversa. O manequim à esquerda veste uma camisa com mangas bufantes na cor amarela e o manequim à direita veste uma camiseta na cor cinza com mangas que chegam aos pulsos.

Economize ao máximo na sua viagem a Milão:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Milão, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Milão da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Milão. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Milão, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Milão para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!