Mochilão por Santiago: veja o melhor roteiro!

Veja o melhor roteiro para um mochilão por Santiago. Aqui, você descobrirá os melhores lugares para visitar durante a sua estadia por lá.

O que é um mochilão?

Nesta matéria, iremos trazer todas as dicas necessárias para que você consiga fazer um mochilão por Santiago. Porém, antes de tudo, é importante que você entenda o que de fato isso significa.

Pois bem, essa é uma das formas mais simples e econômicas de se fazer uma viagem. Isso acontece, pois os mochileiros carregam todos os seus pertences e exploram os destinos descontraidamente. Ou seja, diferente de um planejamento tradicional, onde tudo é bem definido com antecedência, o estilo de viagem mochilão é mais livre.

Então, é comum que os mochileiros planejem somente o pré-viagem (seguro, chip de celular, passagens, etc) e o destino de chegada. E, lá, o restante da estadia se constrói de forma mais livre. Assim, eles conseguem conhecer vários destinos a pé ou com caronas, descobrem novas culturas, dormem em acampamentos e interagem bastante com outros viajantes.

Casal fazendo mochilão

Como achar a melhor hospedagem e por um preço bom em Santiago?

Além de adotar um estilo de viagem mais livre, o mochileiro está sempre em busca de maneiras de economizar, principalmente no quesito hospedagem. Por isso, os hostels ou as pousadas são ótimas opções, já que é possível gastar menos dinheiro e usufruir de excelentes comodidades, além da possibilidade de conhecer pessoas de diferentes locais do mundo.

Então, se você está buscando algo nesse estilo, indicamos usar este Pesquisador de Hospedagens no Chile. Com ele, você vai encontrar os melhores locais e com valores excelentes, que se encaixam perfeitamente no seu orçamento. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo.

Dica extra do cancelamento grátis:

Uma outra dica legal para quem vai reservar a hospedagem no buscador mostrado acima é que ele tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos, oferecendo cancelamento grátis na maioria dos hotéis.

Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito”. Então, você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e, se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo adicional. Fantástico, não acha?

Melhores hostels em Santiago

Para ajudar ainda mais o seu mochilão por Santiago, decidimos indicar 3 excelentes hostels na cidade, detalhando tudo sobre a estrutura e os serviços que eles oferecem. Veja, abaixo:

1. Hostal Forestal

O Hostal Forestal é uma das melhores alternativas de hospedagem para os mochileiros que buscam um ótimo custo benefício em Santiago. Com uma localização privilegiada no centro, próximo a lojas, museus e restaurantes, ele conta com recepção 24 horas, Wi-Fi gratuito e um balcão de turismo com informações sobre os passeios para as vinícolas e as estações de esqui.

O hostel dispõe de quartos privativos e dormitórios, além de armários individuais e depósito para bagagem de longa duração. Além disso, há uma cozinha compartilhada, churrasqueira e uma área de estar com TV a cabo e DVD. Você também pode alugar e armazenar bicicletas no local, caso necessite. Para fazer a sua reserva no Hostal Forestal, basta clicar aqui.

2. Pariwana Hostel

Nossa 2ª dica para os mochileiros é o Pariwana Hostel, excelente para os que buscam conforto. O local tem um ambiente super acolhedor, com jardim, salão de uso comum e terraço, além de recepção 24 horas, serviço de transporte, cozinha compartilhada e Wi-Fi gratuito.

A localização também é um dos destaques deste hostel, pois ele conta com fácil acesso a pontos turísticos como o La Chascona, o Patio Bellavista e o Cerro Santa Lucía. Ademais, lá, os hóspedes podem usufruir de quartos bem equipados, com roupa de cama e armários. Se você gostou e quer fazer a sua reserva nele, clique aqui.

3. Hostal Vitalia

Para finalizar estas dicas, saiba que o Hostal Vitalia também merece a sua atenção. Lá, você poderá usufruir de um ótimo salão de uso comum, um terraço com vista para a cidade, uma área de lazer com tênis de mesa e Wi-Fi gratuito em toda a propriedade.

Os hóspedes do Vitalia também podem usufruir da cozinha compartilhada e do balcão de turismo para organizar todos os passeios. Além disso, o local dispõe de quartos equipados com roupa de cama e, em alguns casos, um pátio e uma vista maravilhosa para as montanhas. Então, se você quer se hospedar nesse hostel, clique aqui e faça a sua reserva.

Onde comer bem e barato em Santiago?

Saber onde comer bem e barato também é muito importante durante o seu mochilão por Santiago. Portanto, nossa 1ª dica é ir até o centro da cidade, pois é onde dá para achar um pouco de tudo. Em frente à Plaza de Armas, por exemplo, você vai encontrar muitos carrinhos de food trucks, comercializando desde pequenos lanches até refeições completas.

Outra sugestão boa, também no centro de Santiago, é ir até a galeria Patio Comida. Nela, você vai achar uma variedade de restaurantes, que servem diversos tipos de pratos e com os preços bem baratos. Normalmente, em uma refeição completa e muito bem servida, você não vai pagar mais de 5.040 pesos chilenos (30 reais).

E se você é amante de um bom doce, não deixe de conhecer a padaria Ravera Panaderia, também no centro. Com um preço super acessível, ela conta com variadas opções muito saborosas, como cones recheados, torta de limão e torta de maçã. Mas, o alfajor de maicena, recheado com doce de leite, é um dos mais pedidos da loja. Então, fica a dica.

Mas, para economizar de verdade, a melhor alternativa é comprar seus lanches nos mercados da cidade e levar para a hospedagem. Nesses locais, produtos como os pães, queijos, frutas e bebidas têm preços mais acessíveis do que nos restaurantes. Ou seja, é possível fazer uma boa compra de mercado, com frutas, proteína e carboidrato, gastando cerca de 8.500 pesos chilenos (50 reais).

Food Truck em Santiago

Melhores formas de se locomover por Santiago

Seguindo com estas dicas iniciais sobre o mochilão por Santiago, o meio de locomoção mais utilizado neste estilo de viagem é a caminhada. Além disso, em áreas afastadas do grande centro turístico, o aluguel – ou até mesmo a compra – de uma bicicleta também é uma ótima maneira para explorar toda a cidade de forma prática e econômica.

Dessa forma, ao fim do seu mochilão na cidade, basta revender a bicicleta ou até mesmo doar para outros mochileiros. Porém, caso você seja mais aventureiro, as caronas são uma boa opção. Em Santiago, e em várias outras localidades chilenas, essa prática é conhecida como hitchhiking e é bem comum. Inclusive, algumas pessoas dizem que já até faz parte da cultura do país.

Outra forma de locomoção muito popular entre os mochileiros são os transportes públicos. Eles são meios muito elogiados por todos que o usam, e, em Santiago, são considerados como um dos melhores da América Latina, cobrindo várias regiões da cidade.

No caso dos ônibus públicos, por exemplo, é necessário comprar o cartão “Bip!”. Ele custa 1.500 pesos chilenos (8,95 reais) e, na hora da compra, deve ser carregado com 1.000 pesos chilenos (5,95 reais), obrigatoriamente. Depois, para recarregá-lo, basta colocar o valor da passagem, que é de 640 pesos chilenos (3,80 reais).

Já no caso do metrô, é importante saber que ele só funciona das 6h às 23h, de segunda a sábado, e até às 22h30 aos domingos. Para usá-lo, você também precisará do cartão “Bip!”, porém, o valor a ser descontado vai variar de acordo com o horário em que você estiver circulando.

Pessoa pedindo carona

Passeios gratuitos imperdíveis em Santiago

Mais um ponto importante para os interessados no mochilão por Santiago é entender que explorar a cidade sem gastar muito é totalmente possível. A capital chilena tem espaços incríveis e gratuitos, que são perfeitos para você que deseja conhecer a região sem extrapolar o orçamento. Portanto, veja abaixo as melhores atrações gratuitas:

1. Palácio de La Moneda

Por ser um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, e até do país, o Palácio de La Moneda não pode ficar de fora do seu roteiro de mochilão por Santiago. Nesse prédio, construído no inicio do século XIX, é onde se encontra a sede do governo chileno. Para você ter uma ideia de sua importância histórica, foi lá que Pinochet deu o golpe de 1973 e a ditadura no Chile começou.

Uma dica que damos para enriquecer o seu passeio por lá é tentar ver a troca de guardas, que é um momento bem marcante. Ela ocorre todas as manhãs, às 10h. Já o passeio por dentro do Palácio acontece 4 vezes por dia, mas é necessário agendar sua visita gratuita no site oficial de lá.

2. Cerro San Cristóbal

Mais um ponto turístico espetacular e gratuito é o Cerro San Cristóbal, no Parque Metropolitano. Para subir até ele, é possível ir de teleférico ou de funicular (que são pagos), ou fazer a trilha a pé ou de bicicleta. E, lá de cima, a vista irá surpreender você.

Também aproveite o dia para conhecer o parque, onde existem diversas outras atrações (algumas cobram seus próprios ingressos), como o zoológico da cidade, o jardim botânico, o jardim japonês, o Parque Bicentenário da Infância e algumas piscinas. Com certeza, é um passeio único e completíssimo.

3. Mercado Central

O Mercado Central é um ponto turístico gratuito e obrigatório para você visitar durante o seu mochilão por Santiago. Nele, você estará em um lindo prédio dos anos de 1872, onde conhecerá melhor a cultura e a gastronomia chilena. Mas, vá sabendo que a especialidade do local são os frutos do mar e os peixes, ou seja, muitos pratos são à base desses ingredientes.

4. Cerro Santa Lucía

Nossa 4ª recomendação de atrativos gratuitos para o seu mochilão por Santiago é o Cerro Santa Lucía, que é o ponto onde a cidade foi fundada. Estando nele, é difícil não se encantar com a linda vista de toda a região, e sem falar nas construções maravilhosas que existem no próprio morro.

5. Parque Florestal

Perto do centro e dos bairros de Bellavista e Lastarria, está o Parque Florestal, um dos espaços mais movimentados de Santiago. O local é perfeito para a prática de esportes, encontros ao ar livre e momentos de lazer. Aos domingos, por exemplo, ele ganha ainda mais vida, com pessoas andando de bicicleta, passeando ou apenas degustando de um lanche em meio às sombras das árvores.

6. Catedral Metropolitana

Para você que é um mochileiro e gosta de arquitetura e história, não pode deixar de conhecer a Catedral Metropolitana de Santiago. Nela, há muito o que fazer e admirar, desde a Plaza de Armas, em seu entorno, até os detalhes das paredes dessa bela construção religiosa.

Roteiro de mochilão de 8 dias por Santiago

Agora, vamos mostrar um excelente roteiro de mochilão de 8 dias por Santiago, para que você não deixe de aproveitar os melhores atrativos da cidade. Mas, é importante afirmar que o objetivo aqui é, somente, apresentar algumas sugestões, que podem ser seguidas ou não.

O que fazer no 1º dia?

No seu 1º dia de mochilão por Santiago, achamos super válido começar o passeio pela linda Plaza de Armas. Ela é uma praça pública muito arborizada, popular e que, por estar em uma região central, é conhecida como o coração da cidade, servindo de ponto de encontro para turistas do mundo inteiro.

Além disso, o entorno da Plaza de Armas abriga espaços únicos e importantíssimos. Ou seja, estando lá, não deixe de visitar a Catedral Metropolitana, que é uma igreja icônica; o Palácio de La Moneda, que é a sede da Presidência da República do Chile; e o Museu Histórico Nacional, que, como o nome sugere, conta um pouco da história da capital chilena e do país como um todo.

À tarde, suba até o Cerro Santa Lucía para aproveitar a vista panorâmica da cidade e, se der tempo, faça uma caminhada pelas ruas ao redor. Com certeza, você não vai se arrepender desse momento de contemplação.

Na noite deste 1º dia, vale muito a pena explorar o bairro Lastarria, que é famoso por sua atmosfera boêmia e vibrante. Por lá, você vai andar por lindas ruas coloridas, repletas de galerias de arte, bares animados, restaurantes acolhedores e lojas de artesanato.

Plaza de Armas em Santiago

IMPORTANTE: uma dica essencial para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações de Santiago é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois, veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é a melhor região e como você pode economizar muito com o hotel.

2º dia em Santiago

Neste 2º dia de mochilão por Santiago, vá até o Cerro San Cristóbal, que é o ponto mais alto da cidade e, consequentemente, tem uma vista panorâmica espetacular da região. Além disso, o local abriga o lindo Santuário da Imaculada Conceição, ou seja, é um passeio super válido.

Após este passeio, entre no Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana, que conta com um acervo muito interessante e riquíssimo. Indo até lá, você vai se deparar com 12 galerias, divididas em 3 andares e com uma coleção de mais de 10.000 peças, incluindo obras e artefatos arqueológicos, cerâmicas, tecidos, esculturas e joias.

À noite, deguste o melhor da culinária chilena no famoso Mercado Central. Nele, é possível encontrar diversos restaurantes, com uma grande variedade de alimentos frescos e de especiarias excelentes. Aliás, lá, não deixe de explorar as barracas de frutos do mar frescos e de saborear as empanadas chilenas autênticas.

3º dia em Santiago

Para este 3º dia do seu mochilão, que tal fazer uma viagem bate-volta a Valparaíso, a cidade portuária famosa por sua arquitetura colorida e as paisagens únicas? Para isso, basta ir até o Terminal de Buses Pajaritos e pegar um ônibus até o Terminal Rodoviário de Valparaíso. O preço médio da passagem varia entre 5.000 e 8.000 pesos chilenos e o trajeto dura 1h40.

Lá, visite os ascensores históricos, como o Ascensor Artillería, para subir aos morros e apreciar a vista da cidade. Ademais, não deixe de visitar a casa-museu La Sebastiana, que era o lar do artista Pablo Neruda.

Em seguida, faça um passeio por Viña del Mar, a cidade vizinha, e costeira, que é conhecida por suas praias e jardins. A Praia de Reñaca e o Relógio de Flores, por exemplo, são atrações imperdíveis e você precisa conhecer.

O trajeto entre as cidades de Valparaíso e Viña del Mar é curto e simples, com cerca de 8 km, que podem ser percorridos de 15 a 20 minutos de carro. Aliás, esse percurso é perfeito para os mochileiros aventureiros pedirem carona, pois o caminho é tranquilo e segue pela Avenida España, uma via costeira bem sinalizada.

Cidade de Valparaíso

4º dia em Santiago

Chegamos ao 4º dia de viagem, ou seja, já é a metade do roteiro. Então, para iniciá-lo da melhor forma, sugerimos que você visite o Parque Florestal. Ele é um espaço excelente para a prática de esportes, para um piquenique ou somente para relaxar na sombra das belas árvores.

E, se for passar a manhã no Parque Florestal, reserve o período da tarde para visitar o Museu Nacional de Belas Artes, que fica próximo. Também conhecido como MNBA, ele é, sem dúvida, um dos melhores museus da cidade, sendo classificado como um dos centros culturais mais importantes de todo o Chile, além de ser um dos mais antigos da América Latina.

Após um dia calmo, vale a pena aproveitar à noite em uma das baladas de Santiago, não acha? Algumas delas são super requisitadas entre os visitantes, como é o caso da La Urracas e da Whisky Blue. Mas, existem outras opções incríveis, como a La Feria, a El Subterraneo e a After Office.

5º dia em Santiago

Este é o 5º dia do mochilão por Santiago e, para seja um dia memorável, nossa dica é que você faça um passeio bate-volta em Cajón del Maipo. Ele é um cânion espetacular, localizado a cerca de 104 km do centro da capital, na Cordilheira dos Andes, e é atravessado pela bacia do rio Maipo, o mais importante da região.

Em Cajón del Maipo, as opções de atividade são muitas, já que o local conta com várias trilhas, podendo ser feitas a pé ou de bicicleta; e até rafting pelas águas do rio Maipo. Além disso, por ser um lugar montanhoso e que faz parte dos Andes, o contato com a natureza é inevitável em todos esses esportes, o tornando um verdadeiro espaço ecoturístico.

Já durante à noite, após voltar de Cajón del Maipo, tire algumas horas para passear pela feira artesanal Pueblito Los Dominicos. Ela é perfeita para quem busca adquirir souvenirs em Santiago, pois abriga 200 lojas que vendem de tudo, como pinturas, esculturas, cerâmicas e comidas típicas.

Cajón del Maipo perto de Santiago

6º dia em Santiago

Infelizmente, já estamos chegando ao fim da sua viagem. Então, neste 6º dia, não perca tempo e, logo ao acordar, vá conhecer o bairro de Providencia. Por ele, caminhe pelas ruas, admirando as lindas áreas arborizadas, e, se cansar do passeio, vá até o shopping Costanera Center, que é o maior da América do Sul.

Depois de andar pelo shopping, se você ainda está querendo aproveitar as compras em Santiago, siga para o bairro de Vitacura. Ele é muito conhecido por suas boutiques de luxo e lojas exclusivas. Ou seja, caso você esteja buscando algo mais selecionado, ele é o lugar ideal para isso.

Durante à noite deste 6º dia de mochilão por Santiago, que tal se presentear com um jantar especial em um dos restaurantes sofisticados de Santiago? Nós sabemos que, em um mochilão, gastar muito dinheiro com refeições, por exemplo, não é o mais indicado. Porém, a capital conta com diversos restaurantes excelentes, que são reconhecidos como os melhores da região.

Então, se você acha válido gastar um valor a mais para ter uma mega experiência gastronômica, indicamos que escolha entre os mais requisitados, que são: o Aquí Está Coco, o Mestizo, o Liguria, o Baco, o Don Doh e o La Mar.

IMPORTANTE: para uma viagem a Santiago, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e, além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

7º dia em Santiago

Um dos passeios mais legais para se fazer estando em Santiago é a ida até às vinícolas das redondezas. Por isso, durante a manhã deste 7º dia, indicamos que você faça um passeio até a famosa Concha y Toro, uma das maiores e mais renomadas do Chile.

Localizada na belíssima região do Vale del Maipo, na região de Pirque e a cerca de 1 hora de Santiago, a Concha y Toro possui tours guiados fantásticos. E, neles, você pode aprender sobre a história da produção de vinhos, visitar os vinhedos e degustar rótulos premiados. Com certeza, você viverá momentos incríveis.

No fim da tarde, não deixe de ir até o Sky Costanera. Ele é o mirante mais alto da América Latina, ou seja, em qualquer horário, a vista panorâmica de Santiago lá de cima será espetacular. Mas, ao pôr do sol, o cenário fica ainda mais impressionante. Então, se puder, programe a sua visita para esse momento, para ter uma experiência muito marcante e emocionante.

Vinícola Concha y Toro perto de Santiago

8º dia em Santiago

Neste 8º e último dia de mochilão por Santiago, visite o Parque Quinta Normal. Ele conta com uma série de atrações maravilhosas para você conhecer, como, por exemplo, o Museu Nacional de História Natural, o Museu de Ciência e Tecnologia e o Museu Ferroviário de Santiago.

Pela tarde, não há nada melhor do que passear pela Paseo Ahumada, que é a principal rua comercial em Santiago. Lá, são 4 quadras de lojas de roupa, lembrancinhas, eletrônicos, cafeterias e galerias.

Já de noite, vá até o famoso Patio Bellavista. O espaço, localizado no bairro de mesmo nome, é uma excelente área gastronômica, contando com vários restaurantes e bares. Além disso, por lá, também ocorrem diversas atrações culturais. Ou seja, é um lugar animado, bonito e, sem dúvida, um dos melhores programas para fazer à noite em Santiago.

Economize ao máximo na sua viagem a Santiago e ao Chile:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como planejar uma viagem a Santiago, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Santiago para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!