Museus em Milão

Quer conhecer a história e cultura de Milão e da Itália em sua viagem? Os museus são ótimas opções para quem tem essa sede de conhecimento

Museus em Milão

Quer conhecer a história e cultura de Milão e da Itália em sua viagem? Os museus são ótimas opções para quem tem essa sede de conhecimento, e nessa matéria trazemos o melhores lugares para você visitar. Confira:

1. Pinacoteca di Brera (Pinacoteca de Brera)

Este museu é um dos mais famosos e importantes de toda a cidade de Milão. Fundado em 1776, o lugar está localizado no Palácio de Brera e começou como espaço para reunir obras acadêmicas estudantis. Contudo, com a chegada de Napoleão Bonaparte e dos franceses na Itália, o museu começou a abrigar diversas obras de arte de grandes artistas. Vale a pena visitar!

Endereço: Via Brera, 28, 20121, Milão.

Interior do Museu Breca em Milão, aqui nota-se que é um pátio dentro do museu. Há algumas estátuas espalhadas pelo local, sendo que há uma em evidência no centro do lugar.

2. Galleria d’Arte Moderna (Galeria de Arte Moderna)

Esta galeria foi inaugurada no ano de 1865 e abriga aproximadamente 4000 obras de arte dos artistas mais importantes da arte em Milão, que ficam distribuídas em um percurso que transita por diferentes períodos da arte. O tour começa no período Neoclassicista e finaliza obras do Romantismo, do Realismo e do Divisionismo.

Endereço: Via Palestro, 16, Milão.

Fachada da Galeria de Arte Moderna em Milão. Nota-se arcos nos portões do museu e o nome do museu inscrito acima dos portões

3. Triennale di Milano

Fundado em 1923, este museu fica localizado dentro do Parque Sempione e se dedica a apresentar as tendências do mundo da arte e comunicação. Além disso, o museu também possui registros dos grandes movimentos do design, da arquitetura e da moda do século XX em diante.


  • Quer alugar um carro em sua viagem? Confira tudo sobre o aluguel de carros na cidade!

Você pode conhecer o museu a depender do ingresso que você comprar, sendo que você pode optar por conhecer uma exposição específica (das várias no lugar) ou ver todas.

Endereço: Viale Emilio Alemagna, 6, 20121, Milão.

Interior do Museu La Triennale em Milão. Entre as peças expostas, nota-se uma bicicleta em uma parte da exposição e animais gigantes em outra.

4. Pinacoteca Ambrosiana

A Pinacoteca faz parte de um complexo que também inclui a Biblioteca Ambrosiana e ambas possuem esse nome em homenagem a Santo Ambrósio, padroeiro da cidade. O museu foi fundado em 1618 e desde então encanta pessoas de Milão e turistas de todo o mundo, abrigando obras de grandes artistas como Caravaggio, Leonardo da Vinci, Botticelli e Tiziano.

Aproveitando o passeio pelo museu, você pode conhecer também a Biblioteca Ambrosiana, que possui mais 35.000 manuscritos e mais de 750.00 volumes, sendo que uma das peças mais valiosas deste lugar é o Codex Atlánticus de Leonardo da Vinci, que apresenta, em mais de 1000 páginas, os principais inventos dessa grande personalidade italiana.

Endereço: Piazza Pio XI, 2, Milão.

Interior da Pinacoteca Ambrosiana em Milão. Nota-se ao centro e mais ao fundo sete estátuas diferentes em um lugar à parte no museu. Perto do teto, acima das estátuas, está uma pintura de quatorze homens. Ainda, nas paredes ao redor, percebe-se que há quadros diversos.

5. Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci (Museu da Ciência e Tecnologia de Milão)

Inaugurado em 1953, este museu começou a ser construído em 1947, onde ficava o Monastério de San Vittore, que havia sido destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Sem dúvida o Museu da Ciência e da Tecnologia é muito importante para o mundo, pois lá se encontra uma área exclusivamente dedicada aos projetos de Leonardo da Vinci, com maquetes de madeira de suas principais invenções.

Além disso, por lá você terá experiências em diversos campos da ciência, já que o museu tem sessões dedicadas à física, astronomia, metalurgia, acústica, ótica, cinema, fotografia e muito mais.

Endereço: Via San Vittore, 21, 20123, Milão.


  • Quer descobrir mais dicas para a sua viagem para Milão e toda a Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!

Interior do Museu da Ciência e Tecnologia de Milão. Nota-se em evidência uma réplica de uma invenção de Leonardo da Vinci, semelhante a uma asa delta.

6. Casa museo Boschi di Stefano (Casa-Museu Boschi Di Stefano)

Essa casa foi moradia do casal Antonio Boschi e Marieda Di Stefano e está aberta ao público desde o ano de 2003, abrigando uma incrível coleção de artes do século XX, com aproximadamente 300 obras. Entre elas pinturas e obras de Carrà, Boccioni e Sironi.

Endereço: Via Giorgio Jan, 15, 20129 Milano MI.

Interior da Casa-Museu Boschi Di Stefano em Milão. Nota-se quadros diversos pendurados nas paredes.

7. Manzoni House (Museu Alessandro Manzoni)

Por fim, outra coisa que você pode fazer de graça em Milão é conhecer o Museu Alessandro Manzoni que também é conhecido como Casa Manzoni. Esta casa pertenceu ao escritor Alessandro Manzoni durante os anos de 1814 até 1873. Passeando por lá, você pode conhecer alguns documentos e manuscritos, além do quarto e escritório do artista.

Endereço: Via Gerolamo Morone, 1, 20121 Milano MI.

Interior do Museu Alessandro Manzoni. O cômodo tem prateleiras de livros, cadeiras e mesas, além de um busto de um homem ao lado de uma janela.

Nossa dica para adquirir ingressos para as atrações de Milão e toda Itália!

A melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações do Milão, Itália e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.

Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!

Os ingressos vêm sempre com o nome do titular do cartão usado na compra. Não precisa se preocupar quanto aos nomes de cada ingresso comprado, pois não é necessário colocar o de cada pessoa da família.

Ainda assim, é importante levar o cartão usado na compra e o documento do titular do cartão no dia e local da utilização do ingresso, apenas para o caso de você precisar de comprovar a compra.

Fachada da Catedral de Milão

Economize ao máximo na sua viagem a Milão:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Milão, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Milão da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Milão. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Milão, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Milão para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!