O melhor roteiro de verão pela Croácia

Quer saber qual é o melhor roteiro de verão pela Croácia, um país que é perfeito para curtir no calor? Veja o nosso planejamento!

Stiniva Cove
Stiniva Cove

Quer saber qual é o melhor roteiro de verão pela Croácia, um país que é perfeito para curtir no calor? Veja o nosso planejamento!

Verão na Croácia

Como a Croácia é um país costeiro, ela é um destino maravilhoso para curtir no verão, que acontece de junho a agosto por lá. Por causa do calor, dá para curtir muito as praias deslumbrantes, viajar para as ilhas de água cristalina e se esbaldar nos passeios ao ar livre.

A Croácia tem três tipos de clima diferentes: mediterrâneo, continental e de montanha. Essa diversidade se dá por causa de sua localização, no encontro entre Europa Central, Mediterrâneo e Sudeste Europeu, o que faz com que o país tenha geografia variada e proximidade com o mar.

O que podemos adiantar é que, de maneira geral, a Croácia tem um verão bastante intenso, com altas temperaturas e, em boa parte de seu território, sem chuvas. Mas para te ajudar a entender melhor, nós preparamos uma reportagem que explica com detalhes como é o clima na Croácia.

Pensamos em um roteiro mais voltado para o litoral, que te permita explorar a costa adriática. Por isso, não incluímos a capital Zagreb, por exemplo. Mas claro que, se você achar melhor, é possível fazer alterações. Inclusive, nós temos um outro roteiro de 10 dias que contempla Zagreb.

Para este roteiro, vale muito a pena considerar o aluguel de um carro. Isso porque você vai ter mais comodidade, além de conseguir personalizar melhor o roteiro, já que você pode parar nos trajetos e conhecer mais lugares. Outro bônus é a paisagem, que costuma ser deslumbrante nos percursos pela Croácia.

Dia 1 – Split

Split será nosso ponto de partida para boa parte das cidades que conheceremos em todos os dias seguintes. Como ela tem um aeroporto e um porto com fluxo importante de turistas, vamos considerar que sua chegada será por lá. Curta o primeiro dia na cidade explorando seu centro histórico e sua orla. Alguns pontos turísticos imperdíveis são:

  • Palácio Diocleciano: complexo arquitetônico que é considerado um dos exemplos mais bem preservados da arquitetura romana. Por causa de sua magnitude e estado de conservação, virou Patrimônio Mundial da UNESCO.
  • Catedral de São Domnius: construção que é um impressionante exemplar do estilo romano. Seu interior abriga uma coleção de objetos sacros e relíquias. Além disso, proporciona uma bela vista da cidade.
  • Riva: nome croata para orla. Na de Split, vale caminhar por toda a extensão do calçadão, que é repleto de cafés, restaurantes e bares alinhados ao calçadão.
  • Praia de Bacvice: praia próxima ao porto e de onde se vê um lindo pôr do sol. Ponto de encontro para um esporte típico, o picigin, que consiste em manter uma bola em movimento, evitando que ela caia na água.

Dia 2 – Lagos Plitvice

Os Lagos Plitvice formam uma das paisagens mais lindas e deslumbrantes de toda a Europa. Suas águas cristalinas em tons de verde e azul, com grandes cascatas e rica fauna e flora, são consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO.

É um verdadeiro cenário paradisíaco, com trilhas e passarelas de madeira que se espalham por entre os lagos e a floresta. A partir de Split, o passeio todo leva cerca de 12 horas para ser feito. Por isso, a gente sugere separar o segundo dia para isso. Para te ajudar a se planejar, nós preparamos um guia com tudo que você precisa saber para conhecer os Lagos Plitvice.

Lagos Plitvice

Dia 3 – Hvar

Na terceiro dia, embarque em um ferry de Split para Hvar. Após cerca de uma hora, você chegará à ilha, famosa por suas belas praias, animada vida noturna e arquitetura que reflete sua longa história.

Hvar é formada por pequenas cidades que se espalham pelo seu perímetro. O porto onde você desembarcará está localizado no município de mesmo nome, Hvar. É exatamente ali que você começará a explorar esse paraíso. No centro de Hvar, concentra-se a vida social da ilha, com bares, restaurantes, lojas e sorveterias. Visite a Torre do Relógio, o Palácio Hektorovic e a Catedral de Santo Estevão.

Hvar

Depois, aproveite o resto do dia para relaxar na praia de Dubovica. Embora seja preciso seguir uma trilha um pouco íngreme, ela é rápida e curta. No entanto, a vista deslumbrante e a beleza natural tornam essa praia um dos locais mais bonitos da ilha.

Dubovica

Dia 4 – Ilhas Pakleni

No quarto dia, se dedique a conhecer as Ilhas Pakleni, que também ficam na região de Hvar. O arquipélago tem uma paisagem paradisíaca de tirar o fôlego, com uma imensidão de água cristalina e algumas ilhas bem verdinhas espalhadas pelo mar.

Há praias para agradar a todos os tipos de viajantes. Sveti Klement é a ilha mais movimentada, porque é nela que fica a praia de Palmizana, que tem uma ótima infraestrutura com bares e restaurantes com vista para o mar.

Ilhas Pakleni

Outra opção para quem curte agito é a Stipanska, que fica na ilha de Marinkovac e tem grande um beach club. Agora, se quiser relaxar, duas boas escolhas são: a praia de Perna e alguma das praias de Mlini.

Nossa dica para explorar essa região a fundo é fazer um passeio de barco. Um que a gente recomenda é este daqui

Dia 5 – Brela

Brela, que fica na Riviera de Makarska, é conhecida por suas praias de natureza intocada e águas cristalinas. Um dia em Brela pode ser relaxante e revigorante, com atividades ao ar livre e deliciosas experiências culinárias.

Reserve um bom tempo para conhecer a praia de Punta Rata, que já entrou na lista de praias mais bonitas do mundo da Lonely Planet. Depois, faça uma caminhada pela orla de Brela, que se estende por vários quilômetros, proporcionando vistas deslumbrantes do litoral e acesso a outras praias menores e mais tranquilas, como a Praia de Vrulja ou a Praia de Podrače.

Praia de Punta Rata

Dias 6 e 7 – Ilha de Vis

No sexto dia de viagem, embarque em um ferry de Split para Vis. Saia cedo, porque a viagem dura cerca de 2 horas e meia. Ao chegar, comece a explorar Vis, principal cidade da ilha que é conhecida por suas casas de pedra e pela atmosfera tranquila.

Dedique um tempo aos passeios históricos, passando pela Fortaleza de São Jorge e pelo Museu Arqueológico de Vis, por exemplo. Depois, siga para a praia de Stiniva, uma das mais bonitas da Croácia. É uma praia onde grandes falésias represam a água, criando uma espécie de piscina natural com um mar verde esmeralda brilhante.

À noite, aproveite para conhecer a cidade de Komiža, que também fica na ilha e é conhecida por seus charmosos restaurantes à beira-mar. Restaurantes esses que são famosos pelos frutos do mar frescos.

Komiža à noite

No segundo dia em Vis, visite a praia de Kamenice, que tem águas cristalinas e uma paisagem linda. É o lugar ideal para relaxar e nadar, desfrutando de um cenário natural único.

Praia de Kamenice

Antes do meio dia, pegue um barco para a Ilha de Biševo e visite a famosa Gruta Azul. A entrada da caverna é estreita, por isso apenas pequenas embarcações conseguem passar. O horário perfeito para o passeio é ao meio-dia, quando os raios do sol atravessam a gruta, criando um efeito impressionante de cor azul.

Gruta Azul

Dias 8 e 9 – Dubrovnik

Dubrovnik, que também é chamada de “Pérola do Adriático”, fica a 230 km de distância de Split. Portanto, depois de viajar por mais ou menos três horas, você vai chegar a um destino que, além de ser muito rico culturalmente, tem lindas paisagens.

Vale percorrer toda a extensão das muralhas de Dubrovnik e conhecer toda a região da cidade velha. Caminhe pela principal rua de pedestres, a Stradun, e pelas pequenas ruas laterais, onde encontrará lojas, cafés e locais históricos. Não deixe de visitar: a Grande Fonte de Onofrio, uma obra-prima da engenharia medieval; a Igreja de São Salvador; o Palácio do Reitor; e a Catedral de Dubrovnik.

Já as praias, a gente sugere:

  • Praia Banje: mais urbana, é de cascalho e oferece águas cristalinas com a cidade antiga ao fundo
  • Sveti Jakov: praia mais tranquila, 20 minutos distante do centro. Tem muitas espreguiçadeiras e guarda-sóis disponíveis para alugar
  • Copacabana: mistura beleza e infraestrutura, sendo assim uma ótima opção para famílias

Dia 10 – Baía de Kotor

A Baía de Kotor não fica na Croácia, mas sim em Montenegro. No entanto, um trajeto muito curto liga Kotor a Dubrovnik. Considerada o fiorde mais ao sul da Europa, a Baía de Kotor é uma fusão de beleza natural exuberante e bastante história. Um bom jeito para conhecer essa região é fazendo um passeio de barco que sai de Dubrovnik.

A bordo do barco, você vai ver as paisagens deslumbrantes da baía cercada por montanhas íngremes e banhada por águas cristalinas. Até que vai chegar ao centro antigo de Kotor, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!