Veja o que é preciso para dirigir no Uruguai! Na matéria te mostramos desde as regras de trânsito até os documentos necessários.
Como conseguir permissão para dirigir no Uruguai
No Uruguai e em qualquer outro país é necessário ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para dirigir.
Mas você também pode solicitar uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Departamento Estadual de Trânsito do seu estado, embora isso não seja obrigatório para transitar de carro nos países do MERCOSUL.
Ainda, é necessário ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o seguro de responsabilidade civil vigente, o chamado Carta Verde.
O seguro é dado pela locadora, caso o veículo seja alugado, ou pela seguradora se o carro for seu. Se o veículo não for seu, será necessário apresentar uma autorização registrada em cartório para dirigi-lo fora do país.
Além disso, é preciso levar o Registro Geral (RG) para passar na imigração.
Inclusive, alugar um veículo por lá pode ser bem vantajoso, isso porque você poderá explorar outras cidades e apreciar as belas paisagens pelo caminho. Para saber tudo sobre isso e economizar ao aderir esse serviço basta ver a nossa matéria sobre aluguel de carro no Uruguai.
Regras de trânsito no Uruguai
Embora algumas regras de trânsito no Uruguai se assemelhem às do Brasil, existem algumas diferenças que são bem importantes e necessárias para considerar.
Por lá é obrigatório andar com os faróis do carro ligados em qualquer horário do dia ou local, além de usar o cinto de segurança.
Ainda, é proibido estacionar quando a guia estiver pintada de vermelho e também não é permitido fazer conversões à direita ou à esquerda nos semáforos, salvo apenas quando há sinalização ou um semáforo específico permitindo a ação.
Também vale se atentar às placas de trânsito uruguaias. Por lá existe uma placa de permitido estacionar da cor azul e com a letra “E” em branco. Enquanto que se houver uma tarifa, terá uma indicação abaixo, e se a placa estiver com um contorno vermelho e escrito “Reservado”, indica que apenas veículos autorizados podem estacionar na área.
Ao se deparar com uma placa amarela com o símbolo de uma ponte, saiba que se trata de “Puente Angosto”, que significa “ponte estreita”. Por isso tenha cuidado, sobretudo nas vias de mão dupla.
Ao transitar pelas estradas que ligam as principais cidades do Uruguai, a exemplo de Punta del Este, Montevidéu e Colonia del Sacramento, se atente ao pedágios e respeite a velocidade. Os agentes e policiais de trânsito do País são bem exigentes.
Diante disso, respeite a legislação de trânsito do país e se atente a todas as regras.
Veja mais dicas no canal!
Economize ao máximo na sua viagem ao Uruguai:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Uruguai, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Uruguai da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Uruguai de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Uruguai. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Uruguai, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Montevidéu para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!