Quer saber o que fazer de graça em Marrakech? Veja nossa lista de sugestões!
Passear pela praça Jemaa el-Fna
A praça Jemaa el Fna é o coração da cidade – e nossa primeira indicação de o que fazer de graça em Marrakech. Ponto central da Medina, é para lá que tudo converge. Ali, tudo acontece ao mesmo tempo, é muito agito, muita informação e muita coisa para ver.
Tem barracas de comida de rua, marroquinas fazendo artes de henna nas mãos das pessoas, homens vestidos com turbantes tocando flauta para cobras ou encantando macacos, gente para lá e para cá, restaurantes e lojas. Ao fundo, a trilha sonora que ecoa é o cântico que convoca periodicamente para a reza muçulmana.
A Jemaa el-Fna foi construída no século XI. Em 2001, a Unesco a declarou patrimônio cultural imaterial da humanidade. Quando a noite chega, tudo se transforma. Música toca e luzes coloridas das pequenas luminárias de mosaico expostas pelos vendedores ambulantes dão um charme inesquecível.
Vale deixar um aviso triste. O terremoto de setembro de 2023 acabou destruindo vários monumentos históricos importantes. Entre eles, a torre decorada de uma mesquita que ficava próxima à praça e que era cartão postal da cidade.
Percorrer os souks
Se ramificando a partir da Praça estão os souks, mercados de rua tradicionais que ficam espalhados pelas vielas de Marrakech e são das melhores opções de o que fazer em Marrakech. Prepare-se para uma explosão de sons, cheiros e cores. São tapetes coloridos, lindas pashminas, jogos de chá, temperos empilhados em grandes torres, artesanatos, doces, frutas típicas e muito mais.
Tudo isso vem acompanhado da persistência dos vendedores, então esteja preparado. Lá nada tem preço fixo e quase tudo é negociável. Você receberá um preço e, claro, se negociar, acabará pagando menos.
Aliás, aqui vai uma dica: muitas pessoas vão te abordar na rua e te oferecer diversos serviços ou se voluntariar para te levar até certo ponto, mas não aceite caso não queira gastar, porque no final espera-se algum dinheiro em troca!
Falando nisso, aqui vai uma dica rápida: se você tirar fotos de encantadores de serpentes, homens com roupas tradicionais ou macacos, você provavelmente será cobrado. Tenha também cautela com fotos de vendedores ambulantes e transeuntes, pois os marroquinos tendem a não gostar delas.
Admirar a Mesquita Koutoubia
A Mesquita Koutoubia é a maior e mais importante mesquita de Marrakech. É considerada um marco da arquitetura muçulmana pela Unesco. Sua torre de 70 metros de altura data do século XII e pode ser vista de quase qualquer lugar da cidade. São 17 portões, janelas curvas, arcos e uma grande praça com jardim bem iluminado à noite.
É da Koutoubia que ecoam as belas canções árabes tocadas cinco vezes por dia, convidando os muçulmanos à oração. A entrada é proibida para não-muçulmanos, mas ainda assim vale a pena visitar. É uma opção imperdível de que fazer de graça em Marrakech.
- Parte da Koutoubia foi atingida pelo terremoto de 2023
Passear por Gueliz
Um curto caminho separa a medina (cidade velha murada) da parte nova da cidade, construída na década de 1930. São shoppings com marcas estrangeiras conhecidas, boutiques, supermercados e excelentes restaurantes e bares.
É a parte mais moderna e cosmopolita da cidade. É legal passar pela estação de trem, que é um exemplar da mistura da tradicional arquitetura árabe com toques modernos. Vale a pena para ver o enorme contraste entre lugares tão próximos dentro de uma mesma cidade!
Curtir o Jardim Menara
Marrakech é cheia de lindos jardins. Um que vale a pena a visita é o Menara. Por lá, fileiras de oliveiras e grandes pomares dominam o espaço.
No meio dele existe um grande lago, que tem a função de armazenar água para irrigação das plantações. Esse lago é alimentado por um sistema hidráulico com mais de 700 anos e funciona trazendo água do degelo de uma cordilheira em um percurso de 30 quilômetros de extensão. Abre diariamente, das 9h às 17h.