Confira o que fazer de graça em Montevidéu e veja todas as dicas para fazer passeios econômicos!
1) Passear pela Avenida 18 de Julio em Montevidéu
A primeira parada nos passeios de graça em Montevidéu deve ser na Avenida 18 de Julio. Ela é apontada como uma das mais importantes da cidade, além de ser bastante movimentada e ter pontos comerciais e bons restaurantes.
Além disso, ela liga o Parque Batlle até a Praça de Independência, que você também pode conhecer.
Ainda, vale passar pela esquina entre a Avenida 18 de Julio e o Paseo Yi, que abriga a Fonte dos Cadeados, onde os casais colocam um cadeado com as iniciais.
2) Contemplar o Teatro Sólis em Montevidéu
Se você vai à Plaza da Independecia, outro bom passeio gratuito que você não pode deixar de fazer é ir ao Teatro Solís, que fica logo ao lado e foi inaugurado em 1856. O local oferece visitas guiadas na língua portuguesa e em outros idiomas.
Além disso, também existe um aplicativo que você pode usar no tour e ver mais informações sobre os objetos que estavam no lugar. Na parte da noite, o teatro segue uma programação com vários espetáculos.
3) Mirador de la Intendencia em Montevidéu
Na Avenida 18 de Julio está situada a Prefeitura de Montevidéu, que possui uma das vistas mais bonitas da cidade.
Ela está no 22º andar do prédio em que La Intendencia de Montevideo, como a prefeitura é conhecida por lá, e possui um mirante panorâmico.
Vale pontuar que para essa atração é necessário retirar um ingresso no Centro de Informações Turísticas da Intendência, na esquina com a Rua Ejido. Ele é retirado gratuitamente e verificado pelos seguranças assim que você chegar ao local.
O Mirante funciona de segunda-feira à sexta, das 16h15 às 19h, e aos sábados e domingos das 10h às 18h.
4) Visitar a Plaza Independencia em Montevidéu
A praça mais famosa de Montevidéu é a Plaza Independencia, que é bastante visitada por turistas, sobretudo por quem vai à procura do Palácio Salvo e o Museo de la Casa de Gobierno, situado dentro do Edificio Independencia ou Edificio José Artigas, outrora conhecido como Palácio Estévez.
Inclusive, é nessa praça que está o Mausoléu de José Artigas, que abriga os restos mortais do General José Gervasio Artigas. Lá também existe uma estátua que homenageia o uruguaio que fomentou a independência do país.
5) Passar o dia no Parque Rodó em Montevidéu
Para os que gostam de tranquilidade, indicamos o Parque Rodó, que fica no bairro com o mesmo nome, localizado ao norte de Montevidéu. Ele é excelente para fazer caminhadas, piqueniques e passar um tempo apreciando as belezas naturais.
A área possui 85 hectares, conta com um parque de diversões, um lago com pedalinhos e uma biblioteca infantil, bem como um anfiteatro.
6) Tours gratuitos por Montevidéu
Outra oportunidade do que fazer de graça na capital uruguaia é fazer os conhecidos Free Tours. Eles são passeios gratuitos, ofertados por empresas de turismo, em que um guia explora a cidade com os visitantes.
O passeio é gratuito, mas geralmente no fim do tour os participantes dão uma gorjeta para o guia – o valor fica a critério de cada pessoa.
Esse tipo de tour é ótimo para conhecer mais sobre a cultura e história local de maneira bem econômica.
Inclusive, sempre usamos uma empresa para fazer esses passeios. Dentre os melhores e disponíveis estão:
- Free Tour por Montevidéu
- Free Tour por Punta Carretas
- Free Tour pelo bairro Prado
Clicando nesse site você encontrará esses e vários outros passeios em Montevidéu e em outros lugares do mundo. Basta acessar e conferir, pois há lugares incríveis que não podem ficar de fora do seu planejamento de viagem.
No site também tem passeios pagos que são tão imperdíveis quanto os “Free Tour”, e inclusive podem ficar mais baratos se você comprar com antecedência pela internet.
Outra vantagem é que, através dele, você não precisará pagar 6,3% de IOF. O pagamento pode ser em reais e usando PIX, é uma ótima maneira de economizar na sua viagem!
7) Visitar o Jardim Botânico em Montevidéu
No bairro Prado está o Jardim Botânico de Montevidéu. Ele é bastante visitado, apesar de ser afastado do centro.
A região em que ele está localizado é bem arborizada e possui monumentos que contam a história do Uruguai no século XIX.
O Jardim é um grande centro de formação e informação sobre botânica e conta com mais de mil espécies vegetais. Ele é uma ótima dica para o que fazer de graça em Montevidéu.
8) Tirar fotos no Rosedal em Montevidéu
Dentro do Parque del Prado está o Rosedal, que abriga mais de 12 mil roseiras. O lugar é ideal para fazer um bom passeio gratuito e aproveitar a tranquilidade do espaço.
Ainda, o espaço também conta com uma área destinada para exposições de arte ao ar livre.
Vale destacar que você pode iniciar o seu passeio pelo Jardim, na Rua 19 de Abril – 1181, e seguir em direção a Avenida Buschental esquina com D. Agustini, onde fica localizado o Rosedal e o Parque del Prado.
9) Conhecer as praias em Montevidéu
Outra coisa para fazer de graça em Montevidéu é conhecer as praias da cidade. Elas possuem os nomes dos bairros, e uma das melhores é a Playa de los Pocitos. Mas existem várias outras como Playa de Carrasco, Playa de Punta Carretas, Playa de Buceo, Playa de Punta Gorda e Playa de Malvín.
Elas são ótimas para os dias de bastante calor do verão e possuem uma curiosidade, é que elas são uma mistura de água doce do Rio da Prata e água salgada do Oceano Atlântico.
Além disso, você também pode aproveitar a extensão da orla, que é chamada de Rambla e dispões de vários restaurantes.
10) Conhecer o Mercado del Puerto em Montevidéu
Algo bem legal para fazer em Montevidéu é ir ao Mercado del Puerto, situado na Ciudad Vieja. Ele surgiu em 1868 e atualmente possui vários restaurantes bons, bem como ótimas comidas típicas do Uruguai.
Inclusive, um pedido excelente para adentrar na culinária uruguaia é a parrillada, um grelhado típico e muito saboroso. No Mercado também existem barraquinhas de artesanato e outras opções de lembrancinhas.
Economize ao máximo na sua viagem ao Uruguai:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Uruguai, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Uruguai da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Uruguai, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Uruguai. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Uruguai, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Montevidéu para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!