Saiba o que fazer em 1 dia em Bolonha com esse roteiro completo pela cidade!
Um dia em Bolonha
Comece seu dia conhecendo a Piazza Maggiore, a principal praça da cidade. Cercada por edifícios medievais, como o Palazzo del Podestà e o Palazzo Comunale, a praça é o lugar ideal para sentir o ritmo da cidade.
Passeie pela área, admirando a arquitetura histórica e a Fontana di Nettuno, com sua escultura de Netuno que simboliza o poder de Bolonha. Esta também é uma oportunidade para tomar um café em um dos cafés ao ar livre.
Além disso, você pode deixar sua manhã de passeios bem mais interessantes com um tour de bicicleta guiado. Basta clicar aqui e ver um que sempre usamos nas viagens!
Na parte da tarde, visite as famosas Duas Torres (Asinelli e Garisenda), símbolos de Bolonha. A Torre degli Asinelli, possui 97 metros de altura, oferece uma vista da cidade que recompensa a subida de quase 500 degraus.
Se você quiser uma aventura a mais nesse passeio, essa é uma das melhores formas de apreciar a arquitetura medieval de Bolonha. Ao descer, observe a Torre Garisenda, conhecida por sua inclinação.
Depois da visita às torres, explore o Quadrilatero, o antigo distrito comercial. Com ruas estreitas e cheias de vida, você encontrará mercados ao ar livre, bancas de frutas frescas, queijos, carnes e massas artesanais.
É o local ideal para almoçar, com opções de restaurantes tradicionais onde você pode provar pratos típicos como o tortellini ou o tagliatelle al ragù.
À noite, explore o Ghetto Judeu, uma área histórica com ruas estreitas que abrigaram a comunidade judaica de Bolonha. Caminhar por essas ruas ao anoitecer oferece uma experiência diferente, com o silêncio e fachadas antigas iluminadas pela luz dos lampiões.
Aproveite para visitar lojas de artesanato e pequenas galerias. O Museu Ebraico também é uma boa parada para quem quer conhecer mais sobre a história judaica na cidade.
Para encerrar o dia, vá até a Via del Pratello, conhecida por sua vida noturna animada. Essa rua é o ponto de encontro para quem busca bares, pubs e restaurantes.
Escolha um local para jantar e aproveite uma refeição acompanhada por um vinho regional. O ambiente é descontraído, com muitas pessoas aproveitando a noite em um clima agradável, ideal para terminar o dia em Bolonha.
Economize ao máximo na sua viagem à Itália:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!