Veja as nossas dicas de o que fazer em 10 dias no norte da Itália, para um roteiro nessa bela região. Ela abriga cidades incríveis, com várias atrações e paisagens magníficas.
O que fazer em 10 dias no norte da Itália: 1º e 2º dias – Milão
Primeiramente, inicie o seu roteiro pelo norte da Itália em Milão. Considerada a capital da moda, ela conta com ótimos lugares onde fazer compras, entre shoppings, lojas e outlets. Além disso, há diversas atrações, como a Piazza Duomo, praça onde está a deslumbrante Catedral de Milão. Vale a pena, inclusive, subir até o terraço da igreja para ter uma vista panorâmica da cidade.
Uma ótima opção de o que fazer em Milão é passear pela Galeria Vittorio Emanuele II. Ela é maravilhosa e está repleta de lojas de grife e cafés elegantes. No outro dia, aproveite para fazer passeios mais culturais, como por exemplo no Teatro Alla Scala. Este é um dos teatros de ópera mais importantes do mundo e apresenta espetáculos incríveis.
Já na Brera Art Gallery, você pode apreciar a “Última Ceia”, de Leonardo da Vinci e outras obras-primas, pois essa galeria abriga uma coleção impressionante de arte italiana. Para suas refeições, vale a pena ir ao bairro de Brera. Além de muita arte e cultura, ele possui gastronomia de alta qualidade. Veja a nossa matéria com mais opções de o que fazer à noite em Milão.
O que fazer em 10 dias no norte da Itália: 3º dia – Turim
Logo depois, viaje até a cidade de Turim, uma das mais famosas do norte da Itália, pois abriga estudantes de diversas partes do mundo. Cercada pelos Alpes italianos e morros do Monferrato, ela oferece paisagens deslumbrantes. Além disso, há passeios históricos interessantes para você aproveitar ao redor.
Grande parte dos pontos turísticos de Turim está concentrada em seu centro histórico. Passeie na Piazza Castello, coração da cidade, conheça o belo Palácio Real e visite a Galeria Sabauda. E, não deixe de ir à torre Mole Antonelliana, onde está o Museu Nacional do Cinema. Outras atrações imperdíveis são a Capela do Santo Sudário, o Teatro Romano e o Arsenal Real.
O que fazer em 10 dias no norte da Itália: 4º dia – Gênova
Reserve o dia seguinte para visitar Gênova, uma cidade rica em história e arte. Ela possui uma arquitetura espetacular e tem fácil acesso a outras cidades da Itália por meio de trem. Lá, faça um agradável passeio no centro histórico, bem como visite a famosa casa de Cristóvão Colombo e o Palácio Ducal.
Em seguida, vá até a encantadora Catedral de São Lourenço e, depois, visite os Palácios Rolli. Também vale a pena passar no porto de Gênova. A zona portuária da cidade é uma das mais antigas e funciona até hoje. Contudo, para um passeio diferente, a nossa dica é visitar o Aquário de Gênova, o maior aquário da Itália.
O que fazer em 10 dias no norte da Itália: 5º dia – Cinque Terre
Um lugar que você não pode deixar de conhecer durante o seu passeio, principalmente no verão, é Cinque Terre. Essa região está situada, na verdade, no noroeste da Itália, na costa da Ligúria e fica bem próximo a Gênova. É composta por cinco cidades espetaculares, que você pode conhecer em um mesmo dia: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.
- Em Cinque Terre, é difícil circular com carro, por isso vale a pena deixá-lo logo na primeira cidade e seguir de trem. As cinco cidades estão ligadas por uma mesma rota ferroviária, e o trajeto entre cada uma delas dura cerca de 5 minutos.
Inicie o dia em Monterosso al Mare e já aproveite para desfrutar de sua extensa praia. Por lá, caminhe pelo centro histórico e visite a Igreja de San Francisco, o Convento dos Frades Capuchinhos e a Torre Aurora. Depois, vá até Vernazza, onde estão o Castelo Doria, a Igreja de Santa Margherita d’Antióchia e a Via Roma. Esta última é uma rua agradável com lojas e ótimos restaurantes.
E, então, viaje para Corniglia, a única cidade de Cinque Terre que não está à beira-mar, mas no alto de uma colina. Ela oferece muito charme e atrações, como a Igreja de São Pedro e vinhedos ao redor. Inclusive, por sua altitude, é um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol. O próximo destino é Manarola, uma das cidades mais bonitas da região, que conta com pontos turísticos interessantes.
Em Manarola, você encontra ótimos restaurantes, bem como a Igreja de San Lorenzo e a Marina di Manarola. Aproveite para tirar muitas fotos da característica paisagem de Cinque Terre, com construções coloridas encantadoras. Em seguida, vá para Riomaggiore, onde estão o Castelo de Riomaggiore, a Igreja de São João Batista e outras atrações sensacionais.
O que fazer em 10 dias no norte da Itália: 6º dia – Bolonha
No sexto dia, vá para Bolonha. Ela é conhecida por suas torres medievais e culinária diferenciada. Portanto, não deixe de experimentar massas, queijos e outros pratos típicos nos ótimos restaurantes que a cidade oferece. Inicie seu roteiro de pontos turísticos na Piazza Maggiore, onde estão o Palazzo dei Banchi e a Basílica de San Petronio.
Logo após, suba a Torre degli Asinelli para uma vista panorâmica e, então, explore o Mercado di Mezzo, um mercado aberto com variedade de produtos locais. Também, caminhe ao complexo da Basílica de Santo Stefano, composto por sete igrejas interligadas. Já para quem não dispensa boas compras, uma dica é ir ao bairro Quadrilatero, onde estão lojas de roupas, artesanato e até vinho.
O que fazer em 10 dias no norte da Itália: 7º dia – Verona
Outro destino imperdível em seu roteiro pelo norte da Itália é Verona. Famosa por ser parte da história de Romeu e Julieta, essa cidade transborda charme e romance, além de uma atmosfera medieval. Passeie pela Piazza delle Erbe e, logo ao lado, conheça a famosa Casa de Julieta. Esse cartão postal de Verona mostra vários detalhes da história de amor criada por William Shakespeare.
Durante o dia, explore a Arena de Verona, um antigo anfiteatro romano ainda em uso hoje para óperas e concertos. Depois, visite o Museu Castelvecchio e admire a Ponte de Castelvecchio, que passa pelo rio Ádige. Conheça, ainda, a Basílica de São Zeno e o Giardino Giusti.
O que fazer em 10 dias no norte da Itália: 8º e 9º dias – Veneza
Veneza está entre as principais cidades da Itália, inclusive reserva pontos turísticos e passeios imperdíveis. A princípio, vá até a famosa Piazza San Marco. Lá, está a grandiosa Basílica de San Marco, o Campanário, o Palazzo Ducal e a Torre do Relógio.
O Campanário, também chamado de Campanile di San Marco, é o edifício mais alto da cidade. A subida até o topo, de 98,5 metros, é feita exclusivamente de elevador e, do alto, você tem uma vista magnífica da região. No almoço, vá a alguma trattoria à beira do canal, para se deliciar com frutos do mar frescos ou outros pratos tipicamente italianos.
E, então, faça um tradicional passeio de gôndola pelos canais da cidade, uma das melhores coisas para fazer em Veneza. As paisagens ao redor são lindas e o ambiente é bastante romântico. Em seguida, visite o Mercado Rialto para ter uma autêntica experiência gastronômica. Já à noite, caminhe pelo bairro de Dorsoduro e jante em um de seus restaurantes aconchegantes, com atmosfera descontraída.
Em seu segundo dia em Veneza, faça um passeio bate e volta para outras ilhas nessa região, principalmente se a sua viagem for no verão. As mais procuradas são Murano e Burano, que encantam a todos com suas casas coloridas e paisagens fantásticas. A Ilha de Murano também é famosa por suas obras em vidros de murano, produzidos por lá.
- Para chegar até essas ilhas, é necessário utilizar embarcações como o Vaporetto ou um táxi aquático. O tempo de trajeto é em torno de 1h para Murano e 1h30 para Burano. Veja mais dicas em nossa matéria sobre como ir para as ilhas de Murano e Burano.
O que fazer em 10 dias no norte da Itália: 10º dia – Cortina d’Ampezzo
Por fim, viaje para Cortina d’Ampezzo, uma comuna italiana na região do Vêneto, nos Alpes italianos. Ela fica ainda mais especial quando coberta de neve no inverno, mas em qualquer época do ano esbanja beleza e charme. Por lá, admire as paisagens fantásticas das Dolomitas e experiencie o glamour da região.
Na Corso Italia, principal rua da cidade, há butiques de luxo interessantes. A Cortina d’Ampezzo também é um dos melhores lugares para esquiar na Itália, pois oferece uma estação de esqui sensacional, com variedade de pistas para todos os níveis. Você ainda pode praticar outros esportes de inverno, como por exemplo snowboarding, trekking e snow-kite.
Em contrapartida, se a sua viagem for no verão, além dos passeios mais tranquilos, há esportes disponíveis para se divertir. Entre eles, canoagem, golfe e, até mesmo, caminhadas com cães da raça Husky Siberiano, ótimo para crianças.
Economize ao máximo na sua viagem à Itália:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!