Descubra o que fazer em 4 dias em Verona! Preparamos um roteiro completo para você passear pela cidade em quatro dias e aproveitá-la ao máximo. Confira:
Primeiro de 4 dias em Verona
– O que fazer de manhã
Para começar esse roteiro, nós sempre indicamos que você comece o dia bem cedo. Isso porque você poderá visitar todos os pontos turísticos com calma e sem pressa, curtindo a cidade com qualidade e aproveitando tudo ao máximo.
Inicie seu passeio pela cidade visitando o Museu Castelvecchio e a Ponte Scaligero, que são atrações muito bonitas e um pedaço da história de uma antiga Verona.
O Castelvecchio foi construído no século XIV e pertencia à poderosa família Della Scala, que foi importante por trazer estabilidade à cidade, mas que aos poucos passou a governar com tirania o povo de Verona. O lugar possui também um museu que abriga coleções riquíssimas de artes do período medieval, renascentista e de arte moderna.
Aproveite para atravessar a Ponte Scaligero e tirar belas fotos do lugar!
Logo depois, passe no Arco dei Gavei que está a pouquíssimos metros de Castelvecchio. Essa estrutura foi construída no séc. I d.C e sua arquitetura foi muito importante para a construção de obras posteriores na cidade.
Em seguida, que tal conhecer o principal ponto turístico de toda a cidade? A Arena de Verona fica a poucos metros do Castelvecchio e é um antigo anfiteatro construído no século I a.C preservando a história da dinastia romana.
O lugar era palco de disputas entre gladiadores, mas também servia para apresentações de dança e hoje a Arena de Verona continua recebendo diversos shows.
Contudo, a entrada para o monumento é paga, ou seja, você vai precisar de comprar um ingresso se quer conhecer o lugar por dentro, mas vale muito a pena a experiência! Nós inclusive indicamos que você faça uma visita guiada à arena, para absorver ao máximo toda a riqueza do lugar. Há muitos tours em diversos sites pela internet e nós até indicamos que você compre online e antecipadamente, pois isso sempre garante preços menores!
Há um passeio que nós gostamos muito e recomendamos, que está nesse site aqui. Além de ele ser bem barato, o tour é feito em 30min e apresenta toda a história do monumento.
– O que fazer de tarde
Depois da refeição, siga para a Piazza Brà e descanse em um dos banquinhos sob a sombra das árvores, admirando este lugar que é uma das praças mais famosas de toda a cidade.
Em seguida, caminhe alguns minutos até chegar à linda Casa de Julieta, que é, depois da arena, o principal ponto turístico da cidade! Herança do famoso romance de William Shakespeare, acredita-se que esta casa foi o lar da protagonista da obra Romeu e Julieta.
Passeando por lá você verá a icônica estátua de Julieta, além de outras coisas super legais, como diversos cartões colocados nas paredes da casa e na própria estátua. Os bilhetes foram escritos por casais que viajaram até a cidade e o costume perdura até os dias de hoje. De acordo com a lenda, deixar esses papeizinhos fará com que seu amor floresça.
– O que fazer à noite
Para encerrar este primeiro dia, nós indicamos que você curta um delicioso jantar em um restaurante italiano ou aproveite para dançar e curtir a noite em uma das baladas de Verona! Nós já temos uma matéria completa sobre a vida noturna na cidade, se você quiser conferir outras opções de passeios, veja.
Segundo de 4 dias em Verona
– O que fazer de manhã
Para começar esse segundo dia na cidade, siga para a lindíssima Piazza delle Erbe, que está rodeada de antigas construções e atrações, como a Galleria Aquille Forti e a Casa Mazzanti.
A parti daí, nossa dica é tomar café na Casa Mazzanti. Este lugar também é uma espécie de atração para curtir na cidade, uma vez que ele oferece exposições diversas de arte, fotografia e encontros literários toda semana. Basta ficar de olho no site da Casa Mazzanti para não perder as datas e horários certinhos.
Logo depois, passe na Galleria Aquille Forti, que foi inaugurada na cidade em 1982 e abriga um acervo de obras de arte moderna, como pinturas de Felice Casorati, Orazio Pigato, Pino Casarini e outros artistas italianos.
– O que fazer de tarde
Depois do almoço, aproveite para passar na Piazza dei Signori e se encante por esse lugar, que entrou para a história por ter sido residência de Dante Alighieri, autor do clássico mundial “Divina Comédia”. Por isso, a Piazza dei Signori também é conhecida como Piazza di Dante.
Passeando por lá, você encontrará construções que datam da era medieval além de uma estátua muito bonita do autor.
Aproveite a localização e conheça também a Torre dei Lamberti e se encante com uma vista lindíssima da cidade! Este monumento começou a ser construído em 1172 e sua estrutura é marcada pelo estilo romântico, que era bastante popular na época.
Para ter acesso à torre e apreciar uma vista panorâmica da cidade em seus 84 metros de comprimento, será preciso adquirir ingressos. Para isso, basta acessar o site oficial da Torre dei Lamberti. Por lá eles passam todas as instruções para você entrar em contato com a equipe e agendar uma visita!
Feito isso, siga caminhando pelas encantadoras ruas do centro histórico de Verona até chegar à Porta Borsari, que é a fachada restante de um antigo portão construído pelos romanos em meados do século I a.C.
Naquela época, estes portões eram importantes por levar os transeuntes até as principais vias da cidade, além de ser o lugar onde ficavam cobradores de impostos e soldados. Aprecie esse pedaço vivo da história da Itália e tire muitas fotos para recordar!
– O que fazer de noite?
Finalizando esse segundo dia, que tal curtir a vida noturna de Verona em um pub ou barzinho da cidade? Aqui, indicamos que você visite o Romeo Bistrot & Coktail Bar, que está a poucos metros do Palácio Maffei Casa Museu, inserido em uma antiga igreja que data de 1200 a.C.
O bar, em especial, conta com uma variedade impressionante de mais de 1000 tipos de bebidas de vários lugares do mundo! Se você é amante de deliciosos drinks e bebidas, não perca a oportunidade de fazer uma visita a este bar.
Terceiro de 4 dias em Verona
– O que fazer de manhã
Para aproveitar este penúltimo dia em Verona, nossa dica é visitar a Basílica di San Zeno Maggiore, que uma das principais igrejas da cidade. Ela foi construída em entre os anos de 967 d.C. e 1398 d.C. e encanta moradores da cidade e visitantes de todo o mundo. A basílica tem um estilo romântico, cheia de arcos, pilares, além de detalhes em arte sacra nas paredes e no teto.
Logo depois, siga para a Ponte Pietra, que cruza o Rio Adige e foi a primeira construção romana na cidade, no século I a.C. Sua estrutura em arcos é muito bonita, sendo feita de dois tipos de materiais: pedra branca e tijolos que foram substituindo os danos que surgiram com o tempo. Aproveite para tirar várias fotos deste lugar que é lindíssimo!
– O que fazer de tarde?
Depois do almoço, continue seu roteiro pelos museus da cidade conhecendo o Museu Miniscalchi Erizzo. Inaugurado em 1990, o lugar foi idealizado pelo conde Mario Miniscalchi-Erizzo, que deixou em testamento o antigo palácio da família Miniscalchi, que data do século XV. A instituição busca promover a valorização e a difusão da cultura, além de incentivar o crescimento da sociedade civil.
Entre as coleções que se encontram em exposição no museu estão as pinturas, com obras de Agostino Ugolini, e Francesco e Giacomo Francia, além de arte sacra, móveis antigos, tesouros arqueológicos e muito mais.
– O que fazer e noite?
Para encerrar esse dia, nossa dica é apreciar uma deliciosa apresentação no Teatro Filarmonico! Este lugar foi inaugurado em 1913 e recebe apresentações de ópera, balé, shows entre outros eventos especiais. Confira no site oficial a programação de eventos no lugar e aprecie essa experiência única.
Quarto de 4 dias em Verona
Para dar início a esse último dia na cidade, recomendamos que você o comece indo até a Casa de Romeu, que, assim como a Casa de Julieta, é o lugar onde acredita-se ter vivido o mocinho com sua família, os Montagues. Será impossível não se sentir dentro da própria obra de Shakespeare, já que as estruturas medievais desse castelo permanecem em ótimo estado.
Logo depois, ande poucos metros até chegar ao monumento Arca di Cansignorio. Essa construção data do século XIV e faz parte de um cemitério monumental construído pela antiga família Scaligeri, que governou Verona de 1260 a 1387. O que mais chama a atenção nela é a riqueza de detalhes em sua estrutura, que conta com imagens de santos, anjos, arcos e outras belezas.
– O que fazer de tarde
Como você já visitou os pontos turísticos mais importantes da cidade, que tal passar a tarde fazendo compras em sua viagem? Uma das maiores qualidades de comprar em Verona é que, por essa cidade ser menor, os preços caem bastante. Nisso, há muitas opções de shoppings, praças e ruas para suas compras em Verona. Mas aqui, recomendamos a Via Mazzini e a Via Cappello que estão mais perto.
A Via Mazzini fica localizada na Città Antica e, através dela, você chega a muitos outros pontos turísticos da cidade, como a Torre dei Lamberti, o Palácio Maffei Casa Museu e a Casa de Julieta.
Comprando na Via Mazzini, você terá acesso a um grande número de lojas com marcas famosas mundialmente, entre elas KIKO Milano, Victoria’s Secret, Gucci, Michael Kroks, Zara, MAX & Co. Além disso, dá para adquirir lembrancinhas muito bacanas para levar do passeio e outros produtos como perfumes, calçados e livros.
Por lá, você também pode fazer pausas para refeições ou lanches nos restaurantes e sorveterias espalhadas pela rua.
Por outro lado está a Via Cappello, que fica bem perto da Casa de Julieta e é um excelente lugar para comprar coisas diversas. Como, por exemplo, cosméticos, lembrancinhas de viagem, bijuterias, perfumes, calçados, entre outros. Algumas lojas que você encontra por lá são MAX & Co, Nike e Lazzari.
Terminando esse dia, que tal apreciar o por do sol de Verona em um lugar deslumbrante? Atravessando a Ponte Pietra, você estará diante do Teatro Romano. Por lá você pode assistir a um concerto, show e muitas outras apresentações com uma vista impressionante. Isso porque o lugar está localizado bem próximo do rio Arno, da Igreja Chiesa dei Santi Siro e Libera e a poucos minutos do Castelo de São Pedro.
Nossa dica para adquirir ingressos para as atrações de Verona e toda Itália!
A melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações de Verona, Itália e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.
Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!
Os ingressos vêm sempre com o nome do titular do cartão usado na compra. Não precisa se preocupar quanto aos nomes de cada ingresso comprado, pois não é necessário colocar o de cada pessoa da família.
Ainda assim, é importante levar o cartão usado na compra e o documento do titular do cartão no dia e local da utilização do ingresso, apenas para o caso de você precisar de comprovar a compra.
Economize ao máximo na sua viagem a Verona:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Verona, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Verona da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Verona. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Verona, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Verona para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!