O que fazer em 5 dias em San Pedro Atacama?

Saiba o que fazer em 5 dias em San Pedro Atacama! Se você quer conhecer essa linda região do Chile, veja dicas de lugares para visitar.

O que fazer em 5 dias em San Pedro Atacama?

Saiba o que fazer em 5 dias em San Pedro Atacama! Se você quer conhecer essa linda região do Chile, veja dicas de lugares para visitar:

Dia 1 em San Pedro Atacama

Para começar este primeiro dia na região faça uma visita ao Valle de La Muerte, uma beleza natural de formações rochosas e dunas. Ele fica localizado a pouco mais de 2 km de distância do centro da cidade.

O percurso de carro até o local demora no máximo 10 minutos e um dos atrativos que você encontra no local é o sandboard, equivalente ao snowboard, mas praticado na areia.

Montanhas cobertas com neve e um lago em primeiro plano

Dia 2 em San Pedro de Atacama

Para este segundo dia de viagem, inicie o passeio indo até os Gêiseres del Tatio, que ficam a 90 km ao norte da cidade. Lá, você verá uma grande quantidade de vapor saindo das crateras do chão.

Vale destacar que é preciso acordar bem cedo para essa atividade, pois os passeios para lá saem às 5 horas da manhã.

  • Quer viajar a San Pedro Atacama, mas não sabe quando? Confira nessa matéria os melhores meses para viajar até a região!

Ao retornar, aproveite para visitar as Termas de Puritama, onde poderá descansar bastante nas oito piscinas naturais, com águas chegando a temperatura de até 33 graus Celsius.

Vista do Gêiseres del Tatio

No caminho de volta para a cidade você poderá passar por um sítio arqueológico, que está localizado no Pukará de Quitor. Lá você encontra algumas ruínas de uma fortificação de pedra de mais de 1000 anos!

Os mais aventureiros podem se arriscar numa das trilhas até o topo das ruínas para apreciar a vista belíssima.

À noite, para fechar o dia da melhor maneira, recomendamos que você vá até a Cervecería St. Peter, que é um dos melhores bares de San Pedro de Atacama. Você poderá tomar algumas cervejas artesanais e comer petiscos deliciosos.

Ruínas em Pukará de Quitor

Dia 3 em San Pedro de Atacama

Neste terceiro dia de viagem, siga com seu roteiro em direção ao Salar de Tara, que fica a 140 km da cidade e a uma altitude de 4400 metros. O local fica dentro da reserva Parque Nacional Los Flamengos e, além de ser gigante, tem algumas das paisagens mais bonitas de todo o Deserto do Atacama.

Lá você poderá apreciar montanhas, dunas e lagoas com uma combinação de cores exuberante, além de incríveis formações rochosas e muito mais. Por ser um passeio longo, ele começa de manhã bem cedo e termina ao final da tarde.

Se você ainda tiver pique, na volta dá para parar na Laguna Cejar, uma lagoa que fica a 25 km de distância da cidade. Suas águas extremamente salgadas permitem que as pessoas boiem na Laguna. Além do mais, esse é um ótimo local para relaxar e aproveitar a linda paisagem do deserto.

Vista do Parque Nacional Los Flamengos

Ao retornar para a San Pedro Atacama, finalize o dia jantando no Las Delicias de Carmen, outro restaurante muito conceituado na cidade. Ele possui duas unidades: uma na Caracoles e outra na Calama.

Independentemente do local que escolher, você encontrará um cardápio com deliciosos pratos chilenos tradicionais, além de porções generosas e bons preços.

Turistas na Laguna Cejar

Dia 4 em San Pedro Atacama

Neste quarto dia na região chilena, aproveite para subir o Vulcão Lascar, que tem uma vista espetacular. Este é o segundo vulcão mais importante da região e está ativo!

Ele fica localizado a cerca de duas horas ao sul de San Pedro Atacama e tem 5600 metros de altitude, por isso lembre-se de levar roupas de frio.

Vista do Vulcão Lascar

Na volta, você pode parar também na Laguna Lejia, que é muito bonita. Ao todo, o passeio dura cerca de 9 a 10 horas, sendo que a saída para o passeio ocorre ao nascer do sol.

Vale ressaltar também que este passeio é relativamente “perigoso”, por isso você precisa procurar uma agência ou um guia bem experiente para fazê-lo. Por fim, após um dia exaustivo, jante no Restaurante Baltinache, cujos pratos típicos são deliciosos e sua atmosfera é intimista.

Dia 5 em San Pedro Atacama

Após 4 dias cansativos, nós recomendamos você reserve este último dia para atividades mais leves. Portanto, comece-o visitando o sítio arqueológico da Aldea Tulor, que está localizado a 20 minutos de carro ao sul da cidade.

Neste local você encontrará objetos e estruturas da antiga civilização que vivia naquela área, entre os séculos 9 a 13 depois de Cristo.

Deserto do Atacama

Logo depois desse passeio, volte para San Pedro de Atacama e conheça o Museu do Meteorito. Ele conta a história do sistema solar numa exposição interativa e super interessante, o que faz dele um dos melhores museus da cidade.

Em seguida, pare para almoçar no incrível restaurante Casa de Piedra, que serve pratos clássicos da culinária do país. Depois, aproveite que o centro histórico da cidade fica ali perto e comece a visitar o local, indo até a bela igrejinha que fica ali.

Siga para o Museu Arqueológico Gustavo Le Paige, onde estão expostos milhares de artefatos históricos da região.

Igreja em San Pedro Atacama

Se você quiser fazer algumas compras na cidade, pare para conhecer a Vila dos Artesãos, que fica situada no centro de San Pedro e reúne belos artesanatos regionais. E lá você poderá comprar souvenirs da viagem.

Por último, se ainda houver tempo, vá até o Bar Lola, que serve comidas e bebidas excelentes. Se ainda tiver pique, fique até às 23h: a partir desse horário há música ao vivo, tornando o ambiente super animado.

Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!