Saiba o que fazer em 5 dias em Zurique e aproveite essa estadia na cidade da melhor forma.
O que fazer em 5 dias em Zurique?
Zurique é uma cidade com diversos pontos turísticos e caso você esteja lá por cinco dias, precisa escolher bem quais são os locais que irá visitar. Embora seja a maior cidade da Suíça, ela não é a capital, que é Berna, que fica a cerca de 122 km. Saiba o que fazer em cinco dias em Zurique:
Dia 1
Conheça Altstadt
Visite a “cidade velha”, é o Centro Histórico de Zurique. Você poderá andar pelas ruas estreitas, verá edifícios históricos, igrejas antigas, diversas lojas, restaurantes e cafeterias.
- Murais de Giacometti: obra de arte realizada em uma sede da polícia de Zurique, com o objetivo de iluminar o local.
- Igrejas: visite as igrejas de Fraumünster, Grossmünster e St. Peters. Vale a pena visitar para conhecer essas belas construções bastante marcantes nos cartões postais da cidade.
- Lindenhof: conheça uma das praças de Zurique, que tem uma bela vista de Altstadt, conseguindo ver a Igreja Grossmünster e o rio Limmat.
- Museu das Belas Artes (Kunsthaus): Um dos centros de artes mais importantes da Suíça, o Kunsthaus une pinturas da Idade Média até a Era Contemporânea, bem como artefatos e instalações. Obras de artistas como Claude Monet, Pablo Picasso, Henri Matisse, René Magritte e Vincent Van Gogh estão expostas por aqui. Funciona de terça-feira a domingo.
- Vai viajar para a Suíça? Confira o que fazer e onde ficar hospedado em uma das principais cidades, Zurique.
Ande pelo Lago de Zurique
Com uma vista belíssima para os Alpes Suíços, o Lago de Zurique é um lugar que você não pode deixar de visitar. O viajante pode optar por fazer um passeio de barco, podendo percorrer toda a costa de perto, ou também, andar pelo calçadão próximo ao lago.
Vá a Zurich West
O Kreis 5, ou também ZüriWest, é o distrito “descolado” de Zurique. Antigamente, o local abrigava a zona industrial da cidade e, ao invés de derrubarem tudo e construírem tudo do zero, decidiram conservar como estava, acrescentando pinturas e luzes, resultando em muita modernidade. Você pode visitar as lojas e comer em algum restaurante do distrito.
Dia 2
Suba a Üetliberg
Esse é um passeio gratuito e perfeito para aventureiros. O Üetliberg é uma montanha que faz parte da cadeia Albis, com 870 metros! Se for a ela, você será recompensado com uma das mais belas vistas de Zurique e do lago da cidade, que fica na fronteira com os municípios de Stallikon e Uitikon. É um mirante imperdível!
Visite mais museus
Conheça mais sobre a cultura e arte da Suíça visitando os museus Landesmuseum e o Rietberg. Saiba o que pode encontrar neles:
- Museu Nacional Suíço (): é um museu que faz parte de um conjunto de outras galerias espalhadas por toda a Suíça. Abriga o acervo mais completo do país, com documentos, artigos e obras que narram a história e cultura local. Jovens de até 16 anos não pagam para entrar.
- Museu Rietberg: é o único museu com artes internacionais não europeias de toda a Suíça. Inaugurado em 1952, o Rietberg preserva edifícios históricos rodeados por um belo jardim, e conta com mais de 25 mil obras. Também costuma receber exposições temporárias muito interessantes.
Faça compras na Bahnhofstrasse
Você não pode deixar de fora do seu roteiro a Avenida Bahnhofstrasse. Ela é uma das avenidas mais comerciais e mais caras da Europa. Ideal para quem quer caminhar e fazer compras. Por lá, você pode encontrar diversas lojas das marcas mais conhecidas do mundo, como Rolex, Zara e Chanel.
Dia 3
Suba ao Monte Titlis
O monte Titlis fica nos Alpes Uraneses, no cantão de Uri e no cantão de Berna. Ele tem mais de 3 mil metros de altitude e foi a primeira montanha a ter um teleférico no mundo. Uma curiosidade relacionada ao teleférico é que ele é panorâmico, te dando uma visão de 360º de toda a paisagem até chegar ao pico do monte.
Chegando lá, você poderá optar por realizar as seguintes atividades:
- Titlis Cliff Walk: ponte suspensa mais alta da Europa, que tem uma vista incrível do glacial, dos Alpes e da Itália.
- Ice Flyer: cadeira suspensa que passa pelos glaciares de Titlis, é ideal para ir em grupo.
- Caverna de gelo: túnel com 150 metros de longitude, descendo 20 metros abaixo da superfície da geleira.
- Parque Glacial: espaço para andar com os brinquedos de neve. O snowtubing é uma das experiências mais procuradas pelos turistas, que deslizam pista abaixo pela neve utilizando uma boia de borracha.
Faça o passeio da Fábrica Lindt
Os fãs de chocolate não podem deixar de visitar esse lugar, afinal, a Suíça é uma das referências mundiais do doce mais amado do mundo. Os ingressos custam a partir de 10 francos suíços e crianças de até 7 anos não pagam.
Conheça Langstrasse
No bairro de Langstrasse, a vida noturna é bem conhecida, sendo o local mais colorido e variado de Zurique. Há diversos bares e restaurantes internacionais, permitindo que os visitantes conheçam diferentes especialidades e curtam esse intercâmbio multicultural. Também há lojas 24h e diversos take-away de comida.
Dia 4
Excursão para Lucerna
Lucerna fica a 52km de Zurique. A cidade é conhecida por suas belas paisagens, principalmente durante os meses de maio a setembro, quando as árvores estarão verdes em torno do lago da cidade. Confira alguns locais para visitar:
- Monumento do Leão: escultura que marca a história suíça durante a Revolução Francesa, homenageando os guardas que morreram na época
- Hirschmatt-Neustadt: um dos bairros mais modernos da cidade, tem galerias, restaurantes, cinemas, bares, clubes, hotéis e apartamentos. Além disso, lá também fica o Teatro de Lucerna, a Ponte da Capela e a Torre de Água, três pontos turísticos bastante conhecidos em Lucerna
- Muralha Musegg: construídas em 1386, elas fazem um contraste entre o estilo medieval com o restante da cidade. O local têm nove torres e quatro delas estão abertas ao público, sendo possível ter belas vistas de Lucerna estando no topo delas.
Assista um show na Casa da Ópera
Na Casa da Ópera de Zurique, você pode encontrar concertos e recitais que valem muito a pena assistir. Todos os anos o local realiza apresentações ao ar livre na frente do prédio, chamado “Ópera para todos” ou “Ballet para Todos”. Um espetáculo que você não pode deixar fora do seu roteiro.
Ande pela Sechseläutenplatz
Lugar para relaxar, comer e passear. É uma grande praça localizada próxima ao Lago de Zurique e da Casa de Ópera. As árvores e os diversos lugares para se sentar e contemplar a região fazem do local ser muito aconchegante.
Dia 5
Excursão para Interlaken e Grindelwald
Você realizar uma viagem de trem até as duas cidades. Em Grindelwald, recomenda-se conhecer o mirante de First, os povoados de Zweilütschinen ou Wilderswil. Já em Interlaken, passear de barco pelo lago Brienz e subir até o mirante de Harder Kulm.
Interlaken
Interlaken fica a 175km de Zurique. Lugar ideal tanto para quem busca aventura quanto para quem quer apenas relaxar observando paisagens. Conheça pontos turísticos da cidade:
- Harder Kulm: mirante que fica a 1,3km de altitude e tem uma bela vista panorâmica da região. Lá de cima, você poderá ver os dois lagos que cercam Interlaken, à esquerda, Brienz, e à direita, Thun, como também as montanhas Jungfrau, Eiger e Mönch.
- Lago Thun e Lago Brienz: você não pode deixar de visitar os lagos que dão origem ao nome a cidade de Interlaken (entre lagos). É possível realizar passeios de barco e navegar neles.
- Avenida Höheweg: a avenida liga as duas estações de trem de Interlaken, um trecho de 1,5km. Você pode visitar o parque Schlosspark, a Igreja Católica de Interlaken e o jardim japonês de Interlaken.
Grindelwald
Grindelwald fica a 136,8 km de Zurique e é próxima a Interlaken, podendo aproveitar a viagem para lá e ir para esse segundo destino. Essa cidade é conhecida pelas suas paisagens exuberantes e diversas opções para as pessoas que estão em busca de aventura.
- Montanha First: ande de teleférico por cerca de 2,1km de altitude até chegar ao pico. Lá, você poderia andar por um penhasco, chamado de First Cliffwalk. Também há diversas opções de trilhas.
- Lago Bachalpsee: ele fica no topo da montanha First e você pode chegar até ele acessando uma das trilhas. Lugar perfeito para relaxar e admirar a vista.
- Glacier Canyon: uma excursão para quem está buscando aventura. Você pode escalar e conhecer esse destino natural de Grindelwald. Existe a possibilidade de realizar o passeio durante a noite, onde as paredes do cânion são iluminadas com luzes alternadas.
Ande pelo Shopping ShopVille
O ShopVille fica na estação principal de trem de Zurique, Hauptbahnhof. Com três pisos, conta com 190 lojas, restaurantes, takeouts e provedores de serviços. O local está aberto todos os dias do ano, inclusive nos domingos, onde normalmente outros lugares na cidade estão fechados. Aberto de segunda a sexta-feira das 9h às 21h e sábados e domingos das 9h às 20h.
Saiba algumas das lojas que o shopping conta:
- Lojas de departamento: Manor
- Mercados: Coop e Migros
- Cosméticos: L’Occitane, The Body Shop e Sephora
- Joalheria: CHRIST Watches & Jewellery e Pandora
- Serviços: Western Union
Internet em Zurique
Para não se perder durante sua viagem e não perder tempo, é bom pensar em utilizar o GPS para te ajudar. Para isso, você precisará de um chip de viagem para usar internet.
Em nossa experiência viajando pelo mundo todo, nós tivemos um chip que foi a nossa salvação. Ele fornecia uma internet de alta velocidade e estável, que funcionava até em cidades pequenas pelo mundo. Você pode acessá-lo aqui.
Economize ao máximo na sua viagem para Zurique
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Suíça, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios em Zurique, na Suíça, da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela França e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Suíça. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Suíça, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Zurique para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!