Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo, e carrega uma carga histórica enorme. Por isso, espere ver por aqui muitos museus e vestígios de arquitetura antiga que moldaram a nossa cultura, sociedade e arte de hoje em dia. Se você está programando uma viagem para esta cidade, ou tem interesse em descobrir o que pode fazer em Atenas, confira as nossas indicações:
1. Visitar a Acrópole de Atenas
O principal ponto turístico de Atenas é a Acrópole. Trata-se de uma das mais famosas edificações do mundo antigo, que fica sobre uma colina rochosa a 150 metros acima do nível do mar, e foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do governante Péricles. As acrópoles da Antiga Grécia eram as “cidades altas”, e precisavam sempre ser construídas no ponto mais elevado das cidades, servindo como proteção contra invasores de cidades inimigas.
Mais tarde, essas construções passaram a ser sedes administrativas civis ou religiosas. Se você tiver mais tempo em sua viagem, vale conhecer também a Colina Filopapo, acessível através de uma rota atrás da Acrópole. Lá você terá uma vista privilegiada da cidade e do pôr do sol.
Os ingressos variam de 10 a 20 euros, e são gratuitos nos dias 6 de março, 18 de abril, 18 de maio, 28 de outubro, no último fim de semana de setembro e no primeiro domingo de novembro a março.
2. Ver o Partenon de Atenas
O Partenon, ou Partenão, foi um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. também por iniciativa de Péricles. Trata-se do mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga, que representa a arquitetura grega e sua democracia. O Ministério da Cultura e Turismo grego tem um programa de restauração e reconstrução para assegurar a estabilidade dessa estrutura, que ainda mantém esculturas decorativas construídas há muitos séculos.
- Atenção: este é o ponto turístico mais visado de Atenas, por isso recomendamos que reserve seu passeio com o máximo de antecedência possível! A empresa que já utilizamos para reservar nossa entrada e recomendamos muito é esta aqui, que é bem famosa no mundo todo e
3. Explorar o Museu da Acrópole
O Museu da Acrópole é um museu arqueológico fundado em 1863 que abriga uma acervo de achados arqueológicos da própria Acrópole. Lá você encontrará esculturas clássicas e objetos dedicados ao culto de Atena e Àrtemis, bem como peças de uso cotidiano e utensílios usados nas Guerras Médicas, em 480 a.C.
4. Passear pelo bairro de Plaka
Plaka é o bairro mais antigo, atrativo, colorido e turístico de Atenas. Suas ruas de passagens estreitas e de arquitetura branquinha reproduzem, sem dúvidas, o autêntico visual grego. Aqui você encontrará muitos restaurantes, bares e lojinhas, além de pontos turísticos como a Anafiotika, Arco de Adriano, o templo de Eleusínio, o Museu de Arte Popular Grega e a Igreja de Agioi Anargyroi. Uma visita a este bairro não pode estar de fora da sua lista de o que fazer em Atenas.
5. Conhecer o Templo de Zeus Olímpico
Este ponto turístico de Atenas também é conhecido por Olimpeu, e é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus – o rei dos deuses do Olimpo. Sua construção começou no século VI a.C. e, na época, foi considerado o templo mais importante da cidade. Das 104 colunas originais, 16 permanecem de pé. E, bem ao lado dele, você confere o famoso Arco de Adriano, uma homenagem ao imperador romano de mesmo nome.
6. Conhecer a Ágora de Atenas e a Ágora Romana
Existiram duas Ágoras em Atenas, que eram espaços abertos com prédios importantes da vida política e social: a Ágora Antiga de Atenas, do século VI a.C. (onde também fica a Igreja dos Santos Apóstolos, com afrescos originais, e o Templo de Hefesto, o templo grego antigo mais bem preservado do mundo), e a Ágora Romana, do século I a.C. (onde também fica a famosa Biblioteca de Adriano).
Localizadas no bairro de Plaka, as duas estão próximas uma da outra e foram palco de grande decisões da política, religião e esporte e cultura.
7. Explorar o bairro de Syntagma
Essa região leva esse nome pois é aqui que fica a Praça Syntagma, onde está o parlamento grego, e onde acontece a troca de guardas. É uma região central bastante movimentada, recebendo eventos e sendo até palco de manifestações. À noite, recomenda-se apenas ficar atento com os batedores de carteira. Bem perto do parlamento fica o Jardim Nacional, que é quase como um oásis de Atenas, tendo 160 mil m² e mais de 500 espécies de plantas.
8. Visitar o Estádio Panatenaico
O Estádio Panatenaico é um dos mais antigos do mundo, tendo sido construído em 566 a.C. O local é histórico, pois foi usado como palco dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, preservando seus bancos mármore e outras estruturas.
9. Subir o Monte Licabeto
O Monte Licabeto é o ponto mais alto de toda a Atenas, estando a 277 metros acima do nível do mar. Para subir ele, é preciso pegar um funicular no bairro de Kolonaki, em uma viagem super interessante. Lá do alto dá para ter uma vista de toda a cidade, além de o local abrigar uma capela e alguns restaurantes com culinária típica grega.
10. Viajar até os templos de Poseidon e Atenas ou até a praia
Se você pretende ficar mais do que quatro dias em Atenas, vale a pena viajar 65 km até Cabo Sunion e conhecer duas das estruturas mais incríveis da Grécia: o Templo de Poseidon e o Templo de Atenas. Os dois ficam simplesmente às margens do Mar Egeu, que por si só já é um ponto turístico.
Outra dica também é conhecer a região litorânea da cidade, parando em uma de suas praias incríveis. Recomendamos uma visita à praia Kavouri Beach, especialmente se estiver viajando no verão.
11. Fazer compras em Atenas
Fazer compras em Atenas é sempre uma boa ideia, uma vez que o país oferece produtos de uma cultura única, com preços bastante justos. Em Atenas você encontrará desde mercados de pulgas até lojas das marcas mais caras do mundo. Na região de Plaka e na Praça Monastiraki, por exemplo, você encontra muitos mercadinhos e vendedores ambulantes com artigos únicos.
Já na Rua Ermou, no centro da capital grega, você encontrará lojas de marcas como Zara, Nike, Spehora e muito mais. Para quem quiser comprar artigos ainda mais de luxo, a dica é ir à rua Voukourestiou, em Kolonaki, que oferece marcas como Louis Vuitton, Prada, Bulgari, Rolex etc.
As lojas normalmente ficam abertas em Atenas de segundas a sábados, das 9h às 21h, por isso programe-se para fazer suas compras nesses dias e horários. No geral, vale a pena comprar joias de ouro e prata na cidade, além de artesanatos e, claro, alimentos gregos (como azeite, azeitona, mel, vinhos, temperos etc). Neste último caso, a dica é não deixar de passar no Mercado Central, que também é um ponto turístico da cidade.
12. Curtir a noite em Atenas
Alguns bairros de Atenas ficam ainda mais movimentados quando o sol de põe. Assim como os brasileiros, os gregos adoram curtir a noite em bares, restaurantes e baladas, e por isso há várias opções para aproveitar o final do dia. Monastiraki é um bom bairro para encontrar restaurantes modernos e badalados, assim como Plaka. A Venue é uma opção de balada famosa entre os jovens, que toca música eletrônica, enquanto Six Dogs é um bar balada mais conhecido e frequentado por turistas.
Quem prefere um bar a céu aberto pode ir ao The Fouar Bar; ou optar por um lugar “mais latino”, como o Latin Jazz. Amantes de gin ainda podem curtir diferentes estilos da bebida no Gin Joint. São dezenas de opções e com certeza você encontrará alguma que se aproxime mais do que você procura.
Garanta seus ingressos para Atenas com antecedência!
Como nós sempre evitarmos dores de cabeça e gostamos de fazer tudo bem planejado, nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos na hora, a não ser que ele ofereça algum desconto especial. Não é o caso de Atenas: se você deixar para comprar seus ingressos na hora, pagará mais caro por eles e, pior, corre o grande risco de eles estarem esgotados. Como a cidade é super turística, não é difícil que os ingressos se esgotem meses antes, e você pode ficar sem conhecer a atração, mesmo já estando na cidade.
Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa. Ele é confiável e vende ingressos para as principais cidades, de uma maneira super fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser visitar o site, é só entrar aqui em Site de Ingressos da Europa que você ficará impressionado com a quantidade de passeios, ingressos e destinos que eles possuem. Só em Atenas são cerca de 30 atrações e excursões!
Como já dissemos, a comodidade e segurança são garantidas, e uma vez que você faz a compra dos ingressos, os mesmos chegarão a você através do e-mail. Então, basta imprimi-lo ou mostrá-lo pelo celular no dia da visita. Os ingressos vêm diretamente no nome do titular do cartão usado para fazer a compra, e pode ser usado por outras pessoas da família. É a melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações de Atenas e de qualquer outra cidade turística.
Economize ao máximo na sua viagem à Grécia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Grécia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Atenas e toda a Grécia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Grécia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Grécia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Atenas para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!