O que fazer em Istambul: 10 passeios e pontos turísticos!

O que fazer em Istambul: 10 passeios e pontos turísticos!

Saiba o que fazer em Istambul, uma cidade rica em história, cultura e belezas naturais. Citamos aqui 10 passeios e pontos turísticos imperdíveis!

1. Hagia Sophia (Santa Sofia)

Originalmente construída como catedral no século VI, a Hagia Sophia já foi mesquita, museu e, recentemente, voltou a ser uma mesquita. Ela tem uma arquitetura impressionante e mosaicos históricos que impressionam qualquer visitante!

A entrada por lá é gratuita, mas preste atenção à vestimenta: como é um local de culto, mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço, e todos devem remover os sapatos antes de entrar. Também vale evitar decotes, costas abertas e roupas curtas, incluindo shorts para homens.

Se quiser conhecer a Santa Sofia a fundo, considere fazer um tour guiado para conhecer todos os detalhes de sua arquitetura, da iluminação, das imponentes dimensões da sala principal e de seus mosaicos. Ou você pode fazer um tour combinado pelas mesquitas de Istambul, que engloba Santa Sofia, a Mesquita Azul e a de Solimão.

  • Horário de Funcionamento: aberta diariamente; porém, fechada para turistas durante os horários das orações muçulmanas. Recomenda-se verificar os horários exatos das orações antes da visita.
Hagia Sophia, Istambul

2. Mesquita Azul (Sultanahmet Camii)

Logo em frente à Hagia Sophia está a Mesquita Azul, famosa por seus seis minaretes e interiores adornados com azulejos azuis. Sua entrada também é gratuita, e também requer vestimenta modesta. Mulheres devem cobrir a cabeça, e todos devem remover os sapatos antes de entrar.

  • Se preferir, você pode fazer uma visita guiada para descobrir curiosidades e “segredos” dessa mesquita!
  • Horário de Funcionamento: Aberta diariamente, exceto durante os horários de oração, especialmente às sextas-feiras ao meio-dia.
Mesquita Azul, Istambul

3. Palácio de Topkapi

Antiga residência dos sultões otomanos, o Palácio de Topkapi abriga relíquias sagradas e oferece vistas panorâmicas do Bósforo. Vale muito a pena a visita! Sua entrada custa cerca de 750 liras turcas para o palácio, e o acesso ao harém requer um bilhete adicional de 350 liras.

Você pode garantir seu ingresso com antecedência e pular as filas que costumam se formar agendando o passeio online com uma empresa que sempre usamos, e falamos mais sobre abaixo.

  • Horário de Funcionamento: Aberto diariamente, exceto às terças-feiras. Horário de abertura às 9h; fechamento às 16h45 no inverno e às 18h no verão.

IMPORTANTE: Para uma viagem à Turquia, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

4. Grande Bazar (Kapalıçarşı)

Esse é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, oferecendo uma variedade de produtos, desde joias e tapetes até especiarias! Mesmo que você não queira comprar nada, é um passeio essencial para conhecer a cultura local, cheio de cores e aromas.

  • Horário de Funcionamento: Aberto de segunda a sábado, das 9h às 19h. Fechado aos domingos e feriados públicos.
Grande Bazar, Istambul

5. Cisterna da Basílica (Yerebatan Sarnıcı)

Este reservatório subterrâneo foi construído no século VI para armazenar água para a cidade e ainda guarda um clima misterioso com suas colunas iluminadas e a famosa escultura da Medusa –imperdível!

A entrada custa em torno de 450 TRY (R$ 72,00) e costuma ter filas nos horários de pico, então se planeje! Também dá para fazer um tour agendado com antecedência por lá.

  • Horário de Funcionamento: Aberta diariamente das 9h às 19h.
Cisterna da Basílica, Istambul

6. Palácio Dolmabahçe

O Palácio Dolmabahçe já foi a última residência oficial dos sultões otomanos e é um dos palácios mais luxuosos da Turquia! Construído no século XIX, ele mistura estilos europeus e orientais, com escadarias de cristal, lustres de Baccarat e uma decoração impressionante.

A visita inclui os aposentos privados, os salões cerimoniais e o famoso salão onde Mustafa Kemal Atatürk faleceu em 1938. É fascinante entender o dia a dia de figuras históricas de anos atrás. Mas diferente do Palácio de Topkapi, este não permite fotografias no interior.

  • Horário de Funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 9h às 16h. Fechado às segundas-feiras.
  • Entrada: 450 liras turcas para o palácio principal e 990 TRY para visitar todo o complexo.

IMPORTANTE: Uma dica essencial, para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações da Turquia, é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel.

7. Torre de Gálata

Já pensou em ver Istambul lá do alto? A Torre de Gálata é um dos MELHORES mirantes de Istambul, proporcionando uma vista panorâmica incrível da cidade, do Bósforo e de toda a parte asiática.

Ela foi construída no século XIV pelos genoveses, com seu estilo medieval, e serviu como torre de vigia e hoje abriga um museu sobre a história de Istambul. Dá para subir a ela diariamente, das 8h30 às 22 por cerca de 175 liras turcas.

Torre de Gálata, Istambul

8. Bazar das Especiarias (Mısır Çarşısı)

Menor e mais especializado que o Grand Bazaar, o Bazar das Especiarias é o melhor lugar para comprar chás, açafrão, doces turcos e temperos! Se você tem o desejo de levar muitos deles para a casa, talvez esse seja o melhor lugar.

O mercado tem origem no século XVII e ainda preserva seu charme oriental por todos os lados, então vale a visita –até porque a entrada é livre.

  • Horário de Funcionamento: Aberto diariamente das 8h às 19h30.
Bazar das Especiarias (Mısır Çarşısı)

9. Museu de Arte Turca e Islâmica

Localizado na Praça Sultanahmet, o Museu de Arte Turca e Islâmica abriga uma coleção enorme de tapetes antigos, manuscritos islâmicos, cerâmicas otomanas e peças arqueológicas.

O museu funciona em um antigo palácio do século XVI e é uma ótima opção para quem deseja conhecer mais sobre a cultura islâmica e turca, com tudo exposto e bem explicado para quem quer se aprofundar. A entrada custa cerca de 100 liras turcas.

  • Horário de Funcionamento: Aberto diariamente das 9h às 17h.
Museu de Arte Turca e Islâmica

10. Mesquita de Süleymaniye

Uma das maiores mesquitas de Istambul, conhecida por sua arquitetura grandiosa do século XVI e vistas deslumbrantes da cidade — especialmente do estuário Chifre de Ouro. É bem menos movimentada que a Mesquita Azul, mas igualmente grandiosa e uma das mais bonitas de Istambul!

No interior, ela abriga os túmulos de Solimão, o Magnífico, e sua esposa Hürrem. A entrada é gratuita, mas novamente chamamos a atenção para os códigos de vestimenta do loca: mulheres devem cobrir a cabeça, e todos devem remover os sapatos antes de entrar.

  • Horário de Funcionamento: Aberta diariamente, exceto durante os horários de oração.
Mesquita de Süleymaniye, Istambul

Onde comprar e agendar os passeios para a Turquia

Uma das melhores formas de aproveitar a Turquia é através de seus passeios, que devem ser reservados com antecedência e online. É assim que você conseguirá conhecer lugares como a Mesquita Azul e fazer passeios como o de balão pela Capadócia!

Ao reservar antes, você também garante uma experiência mais organizada, segura e evita surpresas com gastos excessivos. Nós indicamos muito os passeios desse site, que é o que sempre utilizamos nas viagens!

Economize ao máximo na sua viagem à Turquia:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Turquia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Turquia da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no país. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Turquia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Liras turcas: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Turquia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Istambul na Turquia para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!