O que fazer em Parma: 10 melhores passeios

Veja o que fazer em Parma com a lista dos 10 melhores passeios pela cidade!

1. Catedral de Parma e Batistério

Você pode começar seu passeio pelo centro histórico de Parma visitando a Catedral e o Batistério. A Catedral de Santa Maria Assunta é um exemplo da arquitetura local e no interior, você verá afrescos e elementos decorativos que representam bem a história dessa região

Próximo à Catedral, o Batistério de Parma também é um ponto de interesse de diversos turistas. A visita é rápida, mas oferece uma visão da arte sacra e da arquitetura de lá. 

Inclusive recomendamos fazer esse passeio de maneira guiada por meio de uma agência segura e renomada. Veja você mesmo aqui!

Catedral de Parma e Batistério

2. Palácio da Pilotta

Outro local importante e que vale a pena a visita é o Palácio da Pilotta, um complexo que abriga museus, um teatro e uma biblioteca. 

O Museu Nacional de Antiguidades e a Galeria Nacional contam com coleções que incluem pinturas, esculturas e achados arqueológicos.

Além das exposições, você pode visitar o Teatro Farnese, que está localizado dentro do complexo. Construído em madeira, o teatro é um marco histórico que representa a importância cultural e por isso não poderia faltar no que fazer em Parma entre os 10 melhores passeios!

Palácio da Pilotta

3. Parque Ducal

Esse é um espaço verde que você pode conhecer para um passeio ou um piquenique. Localizado próximo ao centro, é um lugar para caminhar, observar o ambiente e aproveitar o tempo ao ar livre. 

Por lá existem fontes e esculturas, tornando seu passeio ainda mais atrativo. Além do mais, o parque também é um lugar onde moradores locais passam tempo, algo que vale a pena conhecer e compreender os costumes locais.

Parque Ducal

4. Casa da Música

Outro local diferente para ir em Parma é a Casa da Música. Por lá você aprenderá mais sobre a história musical da cidade e verá exposições permanentes e temporárias que mostram instrumentos e documentos relacionados à música.

Além das exposições, você pode participar de eventos e concertos que acontecem nesse espaço. Basta ficar atento as programações!

Casa da Música

5. Teatro Regio de Parma

Você também pode conhecer o Teatro Regio de Parma, conhecido por ser um dos centros mais importantes para a ópera na Itália. O teatro organiza visitas guiadas onde você aprende sobre sua história e arquitetura.

Se estiver na cidade durante a temporada de apresentações, será possível assistir a uma ópera ou outro espetáculo. Pela experiência e conhecimento, acreditamos que vale muito a pena!

Teatro Regio de Parma

6. Museu Glauco Lombardi

Um bom lugar para adentrar na história de Parma é ir ao Museu Glauco Lombardi, você pode conhecer a vida de Maria Luísa da Áustria, que governou a cidade no século XIX. O museu apresenta objetos pessoais, documentos e obras de arte que narram a história dessa figura histórica.

Ao explorar o espaço, você encontra uma coleção organizada em ordem cronológica, permitindo que você compreenda os eventos importantes durante o período em que ela esteve na cidade. É uma visita que combina cultura e história.

Museu Glauco Lombardi

7. Tour pela vinícola produtora de Lambrusco

Uma alternativa diferente de passeio é fazer um tour privado para conhecer uma vinícola produtora de Lambrusco em Parma. Durante a visita, você aprende sobre o processo de produção desse vinho, desde a colheita das uvas até o engarrafamento. 

O passeio inclui explicações sobre as técnicas utilizadas e a história local do vinho Lambrusco. Além disso, você tem a oportunidade de participar de uma degustação, experimentando diferentes variedades diretamente na vinícola. 

É uma experiência que vale a pena ter para entender melhor a tradição vinícola da região e apreciar os sabores únicos que ela oferece. Veja você mesmo como fazer esse passeio de maneira guiada e bastante segura por meio de uma agência que sempre utilizamos!

Tour pela vinícola produtora de Lambrusco

8. Castelo Torrechiara

Seguindo com a lista do que fazer em Parma com as 10 melhores opções de passeios, você não pode deixar de visitar o Castelo Torrechiara, que fica a cerca de 30 minutos do centro da cidade. 

Por lá, o castelo é um exemplo de fortificação medieval, sendo possível conhecer as torres e os salões internos, que oferecem vistas e narrativas históricas. A área ao redor do castelo tem trilhas e campos, tornando o passeio uma experiência completa.

Castelo Torrechiara

9. Universidade de Parma

Você pode conhecer o campus da Universidade de Parma, uma das mais antigas da Itália. O local conta com prédios históricos e áreas de estudo que são interessantes para quem gosta de arquitetura e história, por exemplo.

Além do ambiente acadêmico, você também poderá visitar museus e bibliotecas no âmbito da universidade.

Universidade de Parma

10. Igreja de São João Evangelista

Ao visitar a Igreja de São João Evangelista, você pode ver os afrescos e detalhes da arquitetura que marcam a evolução artística de Parma. O local está aberto ao público e oferece uma experiência calma para quem busca momentos de reflexão.

Além do mais, a igreja faz parte de um complexo monástico que inclui uma biblioteca e outros espaços abertos à visitação.

 Igreja de São João Evangelista

Onde adquirir ingressos para as atrações de Parma

Em Parma, locais como o Palácio da Pilotta, que abriga o Teatro Farnese e a Galeria Nacional, e a Catedral com o Batistério são pontos de destaque para quem busca conhecer a história e a cultura da cidade. Para otimizar sua experiência, você pode adquirir os ingressos antecipadamente usando uma plataforma online, garantindo mais tranquilidade no planejamento do seu dia.

Essa plataforma oferece ingressos individuais, pacotes que incluem várias atrações e até opções com visitas guiadas, que podem agregar informações valiosas ao seu passeio. Além disso, as avaliações e comentários de outros visitantes ajudam a organizar melhor o roteiro, permitindo que você aproveite ao máximo o que Parma tem a oferecer!

Economize ao máximo na sua viagem à Itália:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!