Descubra o que fazer em Pisa com estas 15 sugestões de passeios e pontos turísticos!
1. Torre de Pisa
O ponto turístico mais conhecido da cidade, sem dúvidas, é a Torre de Pisa. Ela é uma das atrações mais visitadas de toda a Itália e através dos degraus é possível subir no alto da torre e observar de perto a inclinação que a torna tão famosa.
Nos arredores da torre, você encontrará o Campo dei Miracoli, onde estão outros monumentos importantes como a Catedral e o Batistério.
Inclusive, caso queira fazer esse passeio de maneira guiada e já reservando todo o tour, basta clicar aqui e conhecer essa opção por uma agência que sempre usamos nas viagens.
2. Catedral e Batistério de Pisa
Como mencionamos anteriormente, nos arredores da Torre de Pisa está a Catedral e o Batistério da cidade. Dois pontos muito interessantes para conhecer e ver detalhes como esculturas, afrescos e uma vasta decoração
Ainda que você reserve momentos diferentes para visitação desses locais, o ideal é fazer uma visita guiada para fornecer mais informações sobre a história.
Além disso, é um excelente ponto para entender a relevância de Pisa como centro religioso e cultural durante a Idade Média.
3. Museo dell’Opera del Duomo
Claro que no que fazer em Pisa com 15 passeios e pontos turísticos não poderia faltar o Museo dell’Opera del Duomo. Por lá existem peças de arte e objetos históricos que fazem parte da história dos monumentos do Campo dei Miracoli.
Você passeará por esculturas, pinturas e obras que foram retiradas da Catedral e do Batistério para preservação.
O museu também oferece uma vista incrível da Torre de Pisa a partir de suas janelas. É uma parada interessante para quem deseja conhecer a história e a arte de Pisa.
4. Tour Gastronômico em Pisa
Para uma perspectiva diferente, mas não menos interessante, recomendamos um tour gastronômico pela cidade.
Nesse passeio, você irá visitar restaurantes e mercados que ofertam pratos regionais, como massas, embutidos e sobremesas típicas da Toscana.
Além da degustação, você aprenderá sobre a origem dos pratos e as tradições locais. É uma experiência que combina bem a gastronomia com a cultura da região. Veja aqui essa opção usando uma agência que super recomendamos!
5. Piazza dei Cavalieri
Uma das praças mais conhecidas e visitadas de Pisa é a Piazza dei Cavalieri. Essa é a antiga sede do poder político da cidade, conta com o Palazzo della Carovana, projetado por Giorgio Vasari, e a igreja de Santo Stefano dei Cavalieri.
É um espaço que não pode faltar em seu roteiro de viagem e uma vez no local é possível aprender um pouco mais sobre a história da região e a Ordem dos Cavaleiros de Santo Stefano.
6. Muralhas de Pisa
Um passeio bem diferente e que vale a pena fazer é caminhar pelas muralhas de Pisa que cercam parte do centro histórico.
Assim, você pode caminhar ao longo das muralhas, contemplando as vistas do Campo dei Miracoli e dos bairros ao redor.
Este passeio é uma forma interessante de entender a antiga fortificação de Pisa e como ela teve um papel importante na defesa da cidade.
7. Rio Arno e Ponte di Mezzo
Passear às margens do Rio Arno é uma atividade que permite ver Pisa de outra perspectiva. O Ponte di Mezzo conecta as duas margens e é um excelente ponto para fotos e uma visão geral dessa área.
Durante o passeio, você encontrará bares, restaurantes e prédios históricos ao longo das margens do rio, tornando essa área uma das mais agradáveis da cidade.
8. Jardim Botânico de Pisa
Quando se pensa no que fazer em Pisa entre os 15 passeios e pontos turísticos, não pode faltar uma visita ao Jardim Botânico da cidade. Ele é um dos mais antigos do mundo e pertence à Universidade local.
Desse modo, você verá uma grande variedade de plantas, incluindo espécies raras e exóticas, além de áreas para descansar.
Essa, sem dúvidas, é uma parada interessante para quem gosta de natureza e deseja fugir um pouco das áreas mais movimentadas da cidade.
9. Tour Privado por Lucca
A poucos quilômetros de Pisa, Lucca é uma cidade histórica com atrações como as muralhas medievais e a Piazza dell’Anfiteatro. Sendo assim, a nossa recomendação é fazer um tour por essa cidade de maneira guiada e bastante segura.
Desse modo, a melhor opção é fazer esse passeio com a orientação de um guia local, até para entender melhor a história e a cultura local, tornando a visita ainda mais interessante.
Para ver mais informações, comentários de quem já foi e fotos, é só clicar aqui e ser redirecionado para uma agência de passeios que é conhecida mundialmente.
10. Museo Nazionale di San Matteo
Claro que no que fazer em Pisa com os 15 passeios e pontos turísticos você não pode deixar de conhecer o Museo Nazionale di San Matteo.
Lá é possível ver uma coleção de arte medieval e renascentista com diversas obras como esculturas, pinturas e cerâmicas.
Por isso, ele é excelente para apreciar os trabalhos artísticos da região, bem como conhecer mais sobre o patrimônio cultural da cidade.
11. Palazzo Blu
Outro espaço para aprendizado e curiosidades locais é o Palazzo Blu, um centro cultural que geralmente conta com exposições de arte, história e ciência.
Ele fica localizado às margens do Rio Arno, sendo um espaço versátil que possui exposições temporárias e permanentes.
12. Igreja de Santa Maria della Spina
Ainda às margens do Rio Arno, você encontrará a Igreja de Santa Maria della Spina que é pequena em tamanho, mas repleta em detalhes e conhecida por sua ornamentação em mármore.
Você pode visitar o interior dela e conhecer mais sobre a história desta igreja, que já foi um importante local de peregrinação na cidade.
13. Mercados em Pisa
Em pisa, além dos pontos turísticos mais conhecidos vale a pena conhecer os espaços mais frequentados pelos moradores locais. Um exemplo disso são os mercados e feiras dispostos pela cidade.
.Nos mercados, você encontrará produtos como queijos, azeites, vinhos, frutas, vegetais, pães e embutidos. As feiras também são locais para ver artesanatos e itens, como cerâmicas e tecidos produzidos por lá.
Visitar esses mercados é uma oportunidade de fazer compras e conversar com os moradores, além de experimentar pratos típicos, como lampredotto ou pecorino, e levar produtos da Toscana para casa.
14. Parque Natural Migliarino San Rossore
Localizado nos arredores da cidade, o Parque Natural Migliarino San Rossore é perfeito para atividades ao ar livre como caminhadas, andar de bicicleta ou mesmo passar algum tempo contemplando o ambiente.
Vale informar que o parque é o lar de alguns animais e espécies de plantas que deixam o espaço ainda mais interessante!
15. Giardino Scotto
Outro parque que vale a pena conhecer é o Giardino. Ele fica no centro da cidade e conta com um lindo jardim com algumas fontes e esculturas.
Antigamente, a área abrigava uma fortaleza, e ainda é possível ver vestígios das antigas muralhas. Durante sua visita, você poderá não só aproveitar o espaço para momentos de lazer, mas também aprender um pouco mais sobre a história de Pisa.
Onde adquirir ingressos para as atrações de Pisa
Em Pisa, como você pode notar ao longo da matéria, há atrações como a Torre Inclinada, a Catedral e o Batistério que são indispensáveis para entender a história da cidade. Para economizar tempo e organizar melhor o seu dia, você pode adquirir ingressos antecipados usando uma plataforma de passeios.
Essa opção também inclui ingressos combinados para várias atrações da Piazza dei Miracoli e, em alguns casos, visitas guiadas com informações detalhadas. Confira você mesmo!
Economize ao máximo na sua viagem à Itália:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!