O que fazer em Puerto Natales: 10 melhores atrações

Saiba o que fazer em Puerto Natales. Nesta matéria, mostraremos as 10 melhores atrações da cidade, para que você curta bastante.

1. Parque Nacional Torres del Paine em Puerto Natales

Quando o assunto é o que fazer em Puerto Natales, o Parque Nacional Torres del Paine é, com certeza, o atrativo mais indicado. Situado no extremo sul do Chile, na região da Patagônia chilena e a cerca de 112 km do centro da cidade, o local conquista muitos viajantes, aventureiros, fotógrafos e amantes da natureza no geral, de várias partes do mundo.

No Parque Nacional Torres del Paine, você estará em um ambiente rodeado por paisagens de tirar o fôlego. Então, espere encontrar lindas montanhas, torres de granito, lagos enormes de cor azul turquesa e glaciares espetaculares. Lá, também é possível fazer excelentes passeios de barco, a pé ou até mesmo se aventurar em trilhas super desafiadoras. Ou seja, é um lugar completíssimo.

Para os mais aventureiros, por exemplo, o Circuito W é uma das trilhas mais famosas do parque, com cerca de 80 km de extensão. O trajeto passa por alguns dos pontos mais bonitos da região, incluindo o Vale do Francês, o Lago Nordenskjöld, o Glaciar Grey e a base das Torres del Paine. Porém, saiba que a trilha exige um bom preparo físico.

Parque Nacional Torres del Paine em Puerto Natales

IMPORTANTE: compre os ingressos para o Parque Nacional Torres del Paine, e para outros passeios em Puerto Natales, SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós compramos tudo com essa empresa e gostamos demais. Ela é uma agência brasileira e faz muitos passeios e excursões, com veículos ótimos e guias atenciosos. A nossa experiência foi tão boa que, nas próximas vezes, faremos com ela novamente.

2. Plaza de Armas em Puerto Natales

A Plaza de Armas é a nossa 2ª indicação do que fazer em Puerto Natales, sendo muito mais que apenas uma praça pública. Rodeada por prédios históricos, igreja, hotéis, agência de turismo, cafés, restaurantes e lojinhas, ela é um ótimo local para passeios tranquilos e para apreciar a bela arquitetura local.

Além disso, a Plaza de Armas é um verdadeiro ponto de encontro na cidade. Isso porque, eventualmente, ela sedia pequenos eventos culturais e apresentações artísticas, e costuma abrigar uma ótima feirinha de artesanatos. E, a partir dela, também é muito fácil caminhar até o calçadão da orla, onde é possível ter vistas maravilhosas do mar e das montanhas ao redor.

Plaza de Armas em Puerto Natales

3. Orla de Puerto Natales

O passeio pela orla de Puerto Natales, conhecida como Costanera, é, sem dúvidas, imperdível para os turistas, já que o local é um dos melhores atrativos de lá. Com cerca de 4 km de extensão, indo de norte a sul da cidade, ela é bastante tranquila para caminhadas, para contemplar a movimentação do cais e, principalmente, para observar o nascer e o pôr do sol.

Durante a sua caminhada pela orla, é possível admirar ao fundo as cadeias montanhosas que cercam a cidade, com destaque para os morros Balmaceda, Mocho, Tenerife, Ballena e Benítez. Lá, também é muito fácil encontrar aves lindas, como as gaivotas, os cisnes de pescoço negro, os corvos-marinhos e os flamingos.

Mas, o principal atrativo é o Monumento La Mano. Criado pelo artista chileno Mario Irarrázabal, essa escultura de uma mão surgindo do solo representa a conexão do ser humano com a terra. E, inclusive, o local se tornou um dos cartões-postais de Puerto Natales, sendo excelente para fazer belas fotos de recordação.

Monumento La Mano na orla de Puerto Natales

4. Muelle Histórico em Puerto Natales

Também na orla de Puerto Natales, você conhecerá o píer Muelle Histórico, outro ponto turístico muito importante da cidade. Isso porque ele foi construído pela empresa Braun & Blanchard em um momento em que a região vivia um grande crescimento econômico, com a expansão da indústria ovina e bovina, sendo utilizado para o embarque e desembarque de diferentes produtos.

Porém, no ano de 1920, um enorme protesto de trabalhadores, que pediam por melhores condições de trabalho, terminou com o incêndio das instalações da Braun & Blanchard. Ou seja, muitas propriedades da empresa foram incendiadas, incluindo os armazéns e o famoso píer. Por isso, hoje em dia, apenas os pilares permanecem de pé sob a água.

Muelle Histórico em Puerto Natales

IMPORTANTE: não deixe de conferir o nosso guia completo do Chile. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber, e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.

5. Monumento al Viento em Puerto Varas

Você sabia que Puerto Natales é conhecida por seus ventos fortes? Independentemente da estação do ano, essa característica faz parte da cidade, sendo mais perceptível durante os passeios ao ar livre, principalmente nas áreas próximas à orla. E é exatamente essa presença do vento que gerou a nossa próxima dica: o Monumento al Viento.

Situada à beira-mar, na orla de Puerto Varas, essa escultura em metal retrata 2 figuras sendo impulsionadas pelo vento, dando uma sensação de movimento e liberdade. E, no local, há também um parque de skate e patins, onde é comum ver jovens brincando e se divertindo.

Monumento al Viento em Puerto Varas

6. Museu Histórico Municipal de Puerto Natales

O Museu Histórico Municipal é a nossa 5ª indicação desta matéria sobre o que fazer em Puerto Natales. Ele foi criado no ano de 1990, por iniciativa dos Carabineros do Chile (instituição de polícia ostensiva) e com o apoio dos moradores locais, e abriga uma coleção de peças que foram utilizadas durante a pré-história e a colonização da região.

E apesar de ser pequeno, o museu trabalha sob a missão de preservar, investigar, expor e comunicar a história social e cultural de Puerto Natales. Por isso, ele conta com muitas obras informativas sobre a cidade e a Patagônia em geral. Ou seja, o tour por ele é muito válido para quem quer entender melhor todo o contexto da região.

Além disso, é importante saber que para visitar o museu, é cobrado um valor simbólico de 2.000 pesos chilenos, que garante o seu acesso completo às instalações.

Museu Histórico Municipal de Puerto Natales

7. Cueva del Milodón em Puerto Natales

Localizada a 24 km da cidade de Puerto Natales, a Cueva del Milodón é uma caverna interessantíssima, que preserva vestígios de vida humana de mais de 12 mil anos atrás. Mas, ela não impressiona só por isso, visto que conta com uma formação rochosa enorme, chegando a ultrapassar os 30m de altura, 50m de largura e 200m de profundidade.

Na Cueva del Milodón, também há um pequeno museu e você pode andar pelas várias trilhas que passam pelas formações rochosas. Ou seja, esse passeio é uma verdadeira aula de história e de paleontologia, sendo ideal para que você conheça mais sobre a fauna que, uma vez, habitou a região. 

Cueva del Milodón em Puerto Natales

8. Laguna Sofia em Puerto Natales

Dita como um dos lugares mais bonitos do mundo, a Laguna Sofia é um super atrativo turístico e, por isso, é uma das 10 indicações sobre o que fazer em Puerto Natales. Situada a cerca de 40 km de distância da cidade, ela é uma pequena lagoa de águas calmas e cristalinas, cercada por um cenário de belas montanhas e lindas vegetações.

A área ao redor da Laguna Sofia é marcada por um ambiente quase que intocado, fazendo com que o espaço seja perfeito para quem deseja escapar um pouco da cidade e se conectar com a natureza. Além disso, a lagoa é ótima para a observação de aves, já que a área ao redor abriga várias espécies, como os cisnes de pescoço negro, os patos e outras aves aquáticas.

Os visitantes mais aventureiros também se divertem bastante por lá, já que o local tem várias trilhas, com um terreno relativamente plano e fácil de percorrer. E os fotógrafos amam a Laguna Sofia, pois a paisagem é uma verdadeira obra prima, excelente para capturar imagens impressionantes.

Laguna Sofia em Puerto Natales

IMPORTANTE: para uma viagem a Puerto Natales, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e, além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

9. Pueblo Artesanal Etherh Aike em Puerto Natales

O Pueblo Artesanal Etherh Aike é a 9ª dica sobre o que fazer em Puerto Natales. Ele é um mercado de artesanatos incrível, reunindo 24 artesãos que trabalham com diferentes técnicas, entre elas a madeira, o lã, o couro e a ourivesaria.

Indo até o Pueblo Artesanal, você vai ter a oportunidade de conhecer de perto a arte local, e, também, conversar com os artesãos e ouvir suas histórias. Ou seja, o local é um ótimo espaço para quem gosta de, realmente, ficar por dentro das tradições da região, além de ser um lugar perfeito para comprar lembrancinhas e souvenirs da viagem.

Pueblo Artesanal Etherh Aike em Puerto Natales

10. Cerro Dorotea em Puerto Natales

Para finalizar com chave de ouro estas dicas do que fazer em Puerto Natales, temos o Cerro Dorotea. Para você ter uma ideia, ele é um dos destinos mais fascinantes para quem ama a natureza, e conta com um ótimo mirante, que oferece excelentes vistas panorâmicas da cidade, do fiorde Última Esperanza, do Golfo Almirante Montt e da estepe patagônica do lado argentino.

Além disso, durante o passeio pelo Cerro Dorotea, você vai encontrar algumas espécies da flora e da fauna locais, como o guanacos (um tipo de camelo sul-americano) e o ñandús (aves nativas da região). Ou seja, é importante respeitar o ambiente para não perturbar os animais.

Vista do Cerro Dorotea em Puerto Natales

Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!