Colômbia

O que fazer na Colômbia: 18 melhores atrações

Existem inúmeras atrações para conhecer nesse país. Confira uma lista do que fazer na Colômbia!

O que fazer na Colômbia: 18 melhores atrações

Existem inúmeras atrações para conhecer nesse país. Confira uma lista do que fazer na Colômbia!

1. Plaza de Bolívar – Bogotá

Quando se pensa no que fazer na Colômbia, um dos passeios em Bogotá que vem à mente é a Plaza de Bolívar. Ela é um marco histórico e político da capital, sendo rodeada por magníficos edifícios, como o Capitólio Nacional, a Catedral Primada e o Palácio de Justiça.

Essa praça é um ponto de encontro tanto para turistas quanto para os habitantes locais, e por lá você poderá compreender a história colombiana captando a essência da cidade, contemplando a arquitetura local, e observando a vida cotidiana e os artistas de rua. É imperdível!

Plaza de Bolívar

2. Museu do Ouro – Bogotá

Entre os melhores passeios em Bogotá está a visita ao Museu do Ouro e por isso não poderia faltar nessa lista. Esse espaço cultural, localizado no centro da capital, abriga uma das coleções mais impressionantes de artefatos pré-colombianos do mundo.

Por lá, você fará uma verdadeira imersão pela história e cultura dos povos indígenas do país, e contemplará uma variedade impressionante de peças feitas de ouro – algumas datando de milhares de anos atrás. São máscaras, estatuetas, joias e objetos cerimoniais que revelam o talento artístico e as habilidades técnicas dos antigos habitantes da região.

Museu do Ouro em Bogotá

Vale dizer que esse museu é renomado mundialmente por ter uma vasta coleção de mais de 30 mil artefatos pré-colombianos. Esses artefatos, trabalhados em ouro, oferecem uma ideia da vida e das práticas do povo colombiano da época em que foram criados.

Você terá a oportunidade única de explorar uma diversidade incrível de peças, desde utensílios domésticos bem detalhados até ferramentas de trabalho, assim como acessórios de moda e vestuário.

Geralmente, o museu funciona de terça a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos das 10h às 16h, mas é sempre bom verificar os horários recentes antes de visitar.

Museu do Ouro

3. Jardim Botânico – Bogotá

Na lista do que fazer em Bogotá, não poderia faltar o passeio pelo Jardim Botânico da cidade. Esse espaço vai te possibilitar contemplar as belezas naturais e fugir um pouco da agitação urbana, pois lá existe uma vasta coleção de plantas nativas e exóticas, bem como espaços para relaxamento e educação ambiental.

Nesse amplo espaço, você poderá fazer trilhas, ver estufas com espécies diversas, coleções de plantas medicinais e jardins temáticos. Ademais, o local conta com áreas recreativas, ideais para piqueniques e atividades ao ar livre. Há também programas educativos e eventos que oferecem uma compreensão mais profunda sobre a diversidade botânica e a conservação das espécies.

É, sem dúvidas, uma das melhores indicações do que fazer na Colômbia! Vale dizer que ele fica no bairro de Engativá e funciona diariamente de 8h às 17h.

Jardim Botânico de Bogotá

4. Cerro Monserrate – Bogotá

Também entre as opções do que fazer na Colômbia está a visita ao Cerro Monserrate, uma colina que oferece uma das mais belas vistas da cidade. Essa beleza natural está a mais de 3.000 metros acima do nível do mar, e é acessível por meio de trilha, teleférico ou funicular (que se assemelha a um bondinho).

Muitas pessoas optam por subir a pé, uma experiência que proporciona muitos desafios (uma hora de subida), mas que é bem gratificante no fim. No topo do Cerro Monserrate, você será presenteado com uma vista panorâmica de Bogotá, oferecendo uma perspectiva única da cidade, especialmente ao pôr do sol ou durante a noite, quando as luzes da cidade se acendem.

Ainda, o local abriga a Basílica Santuário de Monserrate, um local de peregrinação religiosa onde muitos fiéis vão para fazer suas orações e pedidos. Há também restaurantes e lojas, proporcionando uma experiência completa no topo desta montanha emblemática.

Os horários de funcionamento variam dependendo do método de transporte escolhido para subir, mas geralmente o Cerro Monserrate está aberto ao público durante o dia e algumas partes permanecem acessíveis até à noite.

Cerro Monserrate

5. Caminho para El Dorado – Guatavita

Você já deve ter ouvido falar sobre a famosa lenda de El Dorado, uma história fundamentada na colonização americana que deu início a diversas buscas em vários países latinos. Na Colômbia, essa lenda está ligada à cidade de Guatavita, que fica a cerca de 1h30 de Bogotá, em que existiam rituais sagrados dos muiscas, povo pré-colombiano.

Essa é uma ótima oportunidade de mergulhar na verdade por trás dessa história lendária e descobrir o que realmente atraiu os conquistadores, já que o local é verdadeiramente lindo e mágico!

Lagoa de Guatavita na Colômbia

Caso escolha fazer o passeio através de uma agência, recomendamos esta aqui. Nela, o tour não para por Guatavita: você também poderá conhecer um pedacinho da savana de Cundinamarca na cidade de Calera, fazer uma bela refeição com as comidas típicas locais e desfrutar do ambiente natural.

Na sequência da viagem, poderá contemplar uma parte da cordilheira dos Andes, bem como as represas San Rafael e Sisga, fundamentais para o abastecimento de água da capital colombiana.

Super vale a pena optar por passeios mais longos como esse, pois eles proporcionam uma verdadeira imersão na história e cultura local. Ademais, dessa maneira você aproveita ainda mais o destino e conhece locais emblemáticos e com vistas bem satisfatórias. Por isso, não poderia faltar na lista dos passeios bate e volta saindo de Bogotá!

Savana de Cundinamarca

6. Parque Natural Chicaque – Bogotá

A cerca de 90 minutos de Bogotá está o Parque Natural Chicaque, um espaço que está a mais de 2.000 metros acima do nível do mar e possui uma grande diversidade botânica. O local é perfeito para fazer trilhas, conhecer bosques tropicais que comportam orquídeas, musgos, samambaias e uma vastidão de espécies de aves e insetos, onde se destacam beija-flores, tucanos e borboletas.

Vale dizer que essa experiência te possibilita desfrutar da visão dos monumentos naturais como o Pico del Águila, uma das elevações mais impressionantes desse santuário protegido. Portanto, esse passeio não poderia faltar na lista dos passeios bate e volta saindo de Bogotá.

Parque Natural Chicaque

7. Museu del Pirata – San Andrés

Na lista do que fazer na Colômbia, não pode faltar um museu fascinante em San Andres é o Museu del Pirata. Um local encantador repleto de história e cultura. Por lá, você encontrará uma exposição intrigante de vestimentas, objetos e ferramentas que desempenharam papéis importantes na história da ilha.

Além disso, há casas típicas abertas para visitação, proporcionando uma visão autêntica da vida local. Não deixe de explorar a deslumbrante Cueva de Morgan, uma caverna incrível que rende fotos impressionantes.

Diz a lenda que foi lá que o Pirata Henry Morgan escondeu um tesouro. Este é um destino especialmente interessante para as crianças e para quem tem tempo livre na ilha, oferecendo uma experiência memorável e educativa!

Cueva Morgan

8. Praia de San Andrés – San Andrés

Conhecida pelas águas azul-turquesa e areias brancas, a Praia de San Andrés é perfeita para atividades como mergulho, snorkel e windsurf. Ela está localizada na ilha homônima a praia, sendo necessário se deslocar de avião para lá, caso esteja em outra região da Colômbia.

As instalações incluem aluguel de equipamentos de mergulho, barracas de praia para e restaurantes que servem pratos locais e internacionais. Sem dúvidas é uma das melhores praias da Colômbia e super vale a pena conhecer!

Praia de San Andrés

9. Praia de San Luis – San Andrés

Localizada na parte leste da ilha de San Andrés, a Praia de San Luis é conhecida por ter águas tranquilas e cristalinas, típi ideais para natação e snorkeling.

A praia é cercada por palmeiras e oferece aluguel de equipamentos de snorkel e espreguiçadeiras. Há também uma variedade de restaurantes à beira da praia que servem pratos locais e frutos do mar frescos.

Praia de San Luis - San Andrés

10. Centro Histórico (Ciudad Amurallada) – Cartagena

Essa região é o coração da cidade e por isso está nas indicações do que fazer na Colômbia! É onde a cidade começou e um dos lugares mais animados para se visitar. Imagine ruas estreitas de paralelepípedos, prédios coloridos e praças charmosas.

La, você pode explorar as ruas e absorver a atmosfera histórica. Não deixe de visitar a Plaza de Bolívar, onde tudo acontece!

Cartagena

11. Castillo de San Felipe de Barajas – Cartagena

Esse é o castelo badass que protegia a cidade dos piratas! É enorme e tem muitas passagens secretas para explorar. Você pode ver toda Cartagena e até mesmo o oceano do topo dessa muralha.

Você também poderá explorar os túneis subterrâneos, caminhar pelas muralhas e aprender sobre a história militar da cidade. Além disso, a vista lá de cima é de tirar o fôlego!

Fortaleza de San Felipe de Barajas

12. Playa Blanca – Cartagena

Outra recomendação fica localizada a uma curta viagem de barco de Cartagena ou a 50 minutos de carro, a Playa Blanca é famosa por ter areias brancas e águas cristalinas. Você poderá desfrutar de mergulho, snorkel e relaxamento nas espreguiçadeiras.

As facilidades incluem restaurantes à beira-mar que servem frutos do mar frescos e bares para bebidas locais. A propósito, você pode checar um bate e volta direto de Cartagena para a Playa Branca clicando aqui.

 Playa Blanca - Cartagena

13. Convento La Popa – Cartagena

Claro que na lista do que fazer na Colômbia não poderia faltar o Convento de La Popa. Esse espaço existe desde o século XVII, quando os agostinianos se dirigiram a uma colina e passaram a construir esta colina, com a finalidade de ser um lugar tranquilo e abrigo de escravos que fugiam.

Ele fica a cerca de 10 minutos de carro do centro histórico de Cartagena. Você pode chegar lá de táxi, ônibus ou contratando um tour turístico, por exemplo.

Visitar o Convento de La Popa em Cartagena

14. Parque Arví – Medellín

Localizado a aproximadamente 30 minutos do centro de Medellín, o Parque Arví é um refúgio natural que oferece uma fuga da agitação da cidade.

Com trilhas para caminhadas, áreas para piquenique e uma variedade de atividades ao ar livre, como passeios de bicicleta e observação de pássaros, o Parque Arví é o destino perfeito se você gosta de estar imerso na natureza e quer aproveitar um tempo de qualidade.

Além disso, você pode chegar ao parque utilizando o teleférico de Medellín, desfrutando de vistas panorâmicas incríveis no caminho.

Parque Arví

15. Parque Botero – Medellín

Situado no centro de Medellín, o Parque Botero é um ponto de encontro popular para moradores e turistas. Esse parque abriga uma impressionante coleção de esculturas do renomado artista colombiano Fernando Botero, famoso por suas figuras voluptuosas.

É possível admirar as obras de arte ao ar livre e explorar o Museu de Antioquia, localizado nas proximidades, que exibe uma coleção ainda mais extensa das obras de Botero, juntamente com outras exposições artísticas.

Por ser um museu a céu aberto, ele é super recomendável para uma manhã ou tarde mais descontraída. Vale muito a pena conhecer esse espaço!

Parque

16. Parque Explora – Medellín

Esse é um dos maiores centros de ciência e tecnologia da América Latina, oferecendo uma variedade de exposições interativas, experiências sensoriais e atividades educativas para pessoas de todas as idades.

Desde exposições sobre astronomia e física até demonstrações de biologia e ecologia, o Parque Explora vai te atrair pelo enfoque inovador e acessível à ciência. Além das exposições, o parque também abriga um aquário espetacular e um planetário moderno, proporcionando oportunidades únicas de explorar os mistérios do universo e dos ecossistemas marinhos.

Parque Explora

17. Parque Lleras – Medellín

Nessa lista não poderia faltar um passeio relaxante! O parque Lleras é um famoso ponto de encontro da vida noturna e cultural da região. Rodeado por uma variedade de bares, restaurantes, cafés e clubes, esse espaço com certeza vai te proporcionar diversão e entretenimento.

Durante o dia, as ruas são animadas com artistas de rua, vendedores ambulantes e turistas explorando as lojas e boutiques. Já na ao anoitecer, o ambiente se transforma em uma festa, com música ao vivo e agitação.

Além disso, a localização central proporciona fácil acesso a outras atrações da cidade, se tornando um ponto de partida ideal para explorar tudo o que Medellín tem a oferecer.

Parque Lleras

18. Piedra del Peñol – Guatapé

A Piedra del Peñol é uma impressionante formação rochosa localizada perto de Guatapé, a cerca de duas horas de Medellín. Com mais de 200 metros de altura, essa imponente rocha oferece uma linda vista após uma subida de 740 degraus até o topo.

Uma vez lá em cima, você será recompensado com a visão dos lagos, ilhas e montanhas que estão nos arredores da região, proporcionando uma oportunidade única para apreciar a beleza natural da Colômbia.

Além do mais, ao redor da Piedra del Peñol, é possivel fazer uma série de atividades, como passeios de barco pelo lago, explorar a cidade colorida de Guatapé com suas famosas escadas decoradas e experimentar a culinária local.

Piedra del Peñol

Onde comprar ingressos para as atrações da Colômbia?

Como você pôde notar, nesse país existem vários passeios imperdíveis que promovem experiências únicas na vida de um viajante. São atrações que tornam a viagem mais completa, e por isso são muito procurados!

Se você também busca ingressos para atrações e passeios na Colômbia, nós adiantamos que o site que mais confiamos para comprar (e fazer) os passeios é este Site de ingressos da Colômbia. Além de seguro, ele funciona online, é rápido e fácil de usar, e sem dúvidas um dos mais conhecidos e usados por quem vai à Colômbia – e vários outros destinos do mundo.

O site é bem dinâmico e prático; basta inserir o nome do país/região que você deseja conhecer, e já checar todos os passeios que estão disponíveis, bem como os comentários de quem já usou aquele serviço. Super vale a pena fazer essas pesquisas e agendamentos para tornar sua viagem ainda mais interessante!

Rua na Colômbia

Economize ao máximo na sua viagem ao Colômbia:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Colômbia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Colômbia da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Colômbia, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Colômbia. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Colômbia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Cartagena na Colômbia, por exemplo, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel de qualquer cidade!
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!
[publisher_disqus_chat]