O que fazer na Siracusa: 10 passeios e pontos turísticos

O que fazer na Siracusa: 10 passeios e pontos turísticos

Saiba o que fazer na Siracusa com a recomendação de 10 passeios e pontos turísticos

1. Ilha de Ortígia

Ao iniciar essa lista, super recomendamos que conheça a Ilha de Ortígia, um local que reúne a história de Siracusa em um espaço bonito e acessível a pé. Vale a pena caminhar pelas estreitas, ver as construções antigas, praças e igrejas espalhadas pelo lugar.

 Outro ponto de interesse por lá é a Catedral de Siracusa, localizada na Piazza Duomo, um exemplo de como a cidade transformou templos antigos em igrejas cristãs. 

Além disso, a Fonte de Aretusa conta com lendas mitológicas que você pode conhecer ao explorar a área. Depois de visitar os principais marcos, é possível aproveitar para descobrir os pequenos restaurantes e lojas de artesanato que estão espalhados pela ilha. 

Uma ótima maneira de fazer esse passeio é através de um tour guiado. Essa opção pode ser realizada utilizando uma agência que usamos nas viagens e que já temos uma boa experiência de segurança e facilidade. Basta conferir!

Ilha de Ortígia

2. Parque Arqueológico de Neápolis

No que fazer na Siracusa, entre os 10 passeios e pontos turísticos está o Parque Arqueológico de Neápolis. Esse é um passeio imperdível porque no local está o Teatro Grego, uma das maiores estruturas desse tipo, que ainda é usado para apresentações de tragédias gregas durante o verão.

Ainda, você também conhecerá o Altar de Hieron II, onde sacrifícios eram realizados, e a Orelha de Dionísio, uma caverna em forma de orelha famosa pela acústica.

É um lugar que combina história, cultura e um cenário natural impressionante, com vistas que vão desde áreas verdes até ruínas antigas. Inclusive recomendamos que faça essa visita de modo guiado e com muita comodidade, para conferir a agência que utilizamos é só clicar aqui!

3. Museu Arqueológico Paolo Orsi

O Museu Arqueológico Paolo Orsi é o lugar ideal para você conhecer melhor a história da Sicília, com um acervo que abrange desde a pré-história até os períodos grego e romano. 

Uma vez no local, você pode observar cerâmicas, esculturas e artefatos encontrados em escavações locais, conectando os pontos entre o que viu nos sítios arqueológicos da cidade.

Além dos artefatos, o museu também oferece informações relevantes sobre as antigas civilizações que ocuparam Siracusa e arredores. 

Museu Arqueológico Paolo Orsi

IMPORTANTE: compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos

4. Lungomare di Levante

Outro ponto que recomendamos a visita é o Lungomare di Levante. Ideal para caminhadas  à beira-mar, observação de locais históricos e até mesmo uma pausa para um café. 

Ao longo do caminho, você pode parar para contemplar a arquitetura das muralhas da cidade, que antigamente serviam como proteção contra invasores. 

É um lugar que mescla história com natureza e oferece a oportunidade de relaxar enquanto conhece a cidade. 

Ao cair da tarde, vale a pena ver o pôr do sol do Lungomare, um momento especial para fechar o dia com tranquilidade.

Lungomare di Levante

5. Castelo Maniace

Já o Castelo Maniace, localizado em Ortígia, é uma fortaleza que você pode conhecer para entender mais sobre o papel estratégico de Siracusa na história. Construído no século XIII, o castelo oferece uma vista incrível do mar!

Além do mais, você pode transitar pelas áreas internas e externas, observando como o espaço foi projetado para defesa.

Assim, o castelo é um lugar interessante para quem gosta de explorar construções antigas em detalhes e saber mais sobre a história. 

Castelo Maniace

IMPORTANTE: para uma viagem à Itália, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e, além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

6. Mercado de Ortígia

Entre o que fazer com os 10 passeios e pontos turísticos está o Mercado de Ortígia, sendo uma boa oportunidade para conhecer a culinária local através das barracas que vendem peixes, frutas, queijos e especiarias.

Além de fazer compras, você pode aproveitar para provar pratos típicos vendidos no local, como arancini (pastel de arroz frito) ou sanduíches de frutos do mar. É uma parada que mistura cultura, gastronomia e interação com os moradores, não deixe de conferir!

Mercado de Ortígia

7. Catacumba de São João

Um passeio inusitado, mas não menos interessante, é conhecer a Catacumba de São João. O ambiente é repleto de história, com sepulturas e inscrições que contam sobre os costumes funerários da época. 

Uma vez no local, você pode aprender mais sobre a importância do local como um refúgio para a comunidade cristã de tempos atrás.

Além do mais, o espaço é amplo e cheio de detalhes que ajudam você a entender a vida religiosa e social daquela época. O complexo também inclui a Igreja de São João, um local interessante que complementa a visita com mais informações históricas.

Catacumba de São João

8. Templo de Apolo

Outra atração imperdível em Siracusa é o Templo de Apolo, um dos monumentos mais antigos da cidade e uma parada rápida que você pode incluir no passeio por Ortígia. 

As ruínas do templo estão em um espaço aberto, o que permite que você observe a estrutura de diferentes ângulos.

Embora restem apenas partes da construção original, o templo é uma afirmação da presença grega na cidade e um exemplo da arquitetura religiosa da época. 

Templo de Apolo

9. Praia de Fontane Bianche

No que fazer em Siracusa com os 10 passeios e pontos turísticos está a Praia de Fontane Bianche, uma das opções para você relaxar e aproveitar o mar da Sicília. 

Localizada a poucos quilômetros do centro de Siracusa, ela é um ótimo espaço para um maior contato com a natureza e fugir um pouco da agitação da cidade. 

Além de nadar, você pode caminhar pela areia e aproveitar o clima local. É uma pausa ideal para uma atividade mais tranquila.

Praia de Fontane Bianche

10. Passeio de barco em Ortígia

Por último, mas que não poderia faltar aqui, é um passeio de barco ao redor de Ortígia é uma forma de ver a ilha de um ângulo diferente. 

Durante o trajeto, você pode observar as formações rochosas, as muralhas da cidade e até mesmo grutas escondidas que só são acessíveis pelo mar.

O passeio é uma oportunidade de relaxar enquanto aprecia a vista e aprender mais sobre a relação de Siracusa com o mar. Recomendamos muito que faça esse tour com uma empresa séria e bastante conhecida, clique aqui e saiba mais!

Passeio de barco em Ortígia

Economize ao máximo na sua viagem à Itália:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!