Existem muitos passeios na Colômbia durante o ano todo. Confira aqui dicas do que fazer no inverno em Bogotá e aproveite o melhor dessa estação!
Inverno em Bogotá
O inverno ocorre entre os meses de junho a agosto, caracterizado por temperaturas mais frescas durante o dia, variando entre 13°C e 19°C, e noites mais frias. Apesar do clima mais ameno, você pode fazer diversas coisas na cidade, como explorar a arquitetura e a cultura local, passeando pela Candelaria e descobrindo os museus da cidade, a exemplo do Museu do Ouro e o Museu Botero.
Além do mais, também há festivais locais de música e arte que oferecem uma visão mais clara da arte colombiana. Você também poderá visitar o mercado de Paloquemao e se deliciar com a diversidade de frutas frescas e produtos locais.
Nessa estação, recomendamos que leve roupas mais quentes como casacos, cachecóis e gorros, além de sapatos confortáveis para caminhar pela cidade. Uma mochila leve, contendo um guarda-chuva e um agasalho extra, pode ser bem útil para enfrentar as chuvas repentinas e as noites mais frias.
1) Museu do Ouro
Entre os melhores coisas para fazer no inverno em Bogotá está a visita ao Museu do Ouro. Esse espaço cultural, localizado no centro da capital, abriga uma das coleções mais impressionantes de artefatos pré-colombianos do mundo.
Por lá, você fará uma verdadeira imersão pela história e cultura dos povos indígenas do país, e contemplará uma variedade impressionante de peças feitas de ouro – algumas datando de milhares de anos atrás. São máscaras, estatuetas, joias e objetos cerimoniais que revelam o talento artístico e as habilidades técnicas dos antigos habitantes da região.
Vale dizer que esse museu é renomado mundialmente por ter uma vasta coleção de mais de 30 mil artefatos pré-colombianos. Esses artefatos, trabalhados em ouro, oferecem uma ideia da vida e das práticas do povo colombiano da época em que foram criados.
Você terá a oportunidade única de explorar uma diversidade incrível de peças, desde utensílios domésticos bem detalhados até ferramentas de trabalho, assim como acessórios de moda e vestuário.
Geralmente, o museu funciona de terça a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos das 10h às 16h, mas é sempre bom verificar os horários recentes antes de visitar.
2) Café Amor Perfecto
O Café Amor Perfecto não poderia faltar na lista do que fazer no inverno em Bogotá, ainda mais pelo local ser um verdadeiro abrigo para o dias mais nublados. Nesse café, você poderá experimentar um ótimo e autêntico café colombiano, assim como degustar deliciosos, como bolos, biscoitos ou sanduíches.
Esse espaço está aberto durante todo o dia, geralmente das 8h às 20h, proporcionando aos visitantes a oportunidade de apreciar uma variedade de opções de café, desde expressos a métodos de extração mais elaborados. Vale destacar que área dele foi projetada para criar um ambiente aconchegante e atrativo, algo que ficará nítido em sua visita ao local.
3) Catedral Primada da Colômbia
Localizada na Plaza de Bolívar, a Catedral Primada é uma verdadeira joia arquitetônica de Bogotá. Os traços neoclássicos demonstram imponência e beleza, sendo uma parada obrigatória na sua ida à Colômbia.
Vale frisar que, além de ser um marco religioso, a Catedral Primada da Colômbia também possui um valor histórico muito importante. A construção começou no século XVII e foi finalizada apenas no século XIX, resultando em uma mistura de estilos arquitetônicos ao longo dos anos.
Ela abriga relíquias religiosas, estátuas e obras de arte sacra que contam a história da fé e da devoção no país. Sobretudo para os entusiastas em arquitetura, história ou espiritualidade, essa catedral oferece uma experiência enriquecedora e uma oportunidade de se conectar com a história e a cultura colombianas.
A catedral está aberta ao público durante a semana e com horários que variam, por isso é aconselhável conferir os horários no site oficial do local antes da visita. Normalmente, a abertura acontece em torno das 10h e vai até às 13h; depois, das 14h às 16h.
O interior da Catedral é deslumbrante e você poderá contemplar os altares elaborados e vitrais coloridos, além de aproveitar a serenidade que o local exala.
4) Casa da Moeda
A Casa da Moeda vai te transportar para os bastidores da produção de moeda na Colômbia. Situada no centro histórico de Bogotá, esse edifício oferece uma visão única e detalhada da história econômica do país. Ao explorar as exposições, você tem a oportunidade de conhecer a evolução da cunhagem colombiana, desde os tempos coloniais até os dias atuais.
Sem falar que a arquitetura é impressionante e a riqueza dos artefatos expostos criam um ar convidativo para desvendar os segredos por trás da produção de moeda. O museu revela a importância da Casa da Moeda ao longo dos séculos, desde sua fundação até seu papel atual na preservação da história monetária colombiana.
Portanto, esse local é uma oportunidade única para você mergulhar na interseção entre história, economia e cultura, além de aproveitar um dos melhores pontos turísticos de Bogotá!
5) Museu de Arte do Banco da República
Localizado no Centro Histórico da cidade, o Museu de Arte do Banco da República é um grande espaço artístico que com certeza não pode faltar no seu itinerário do que fazer no inverno em Bogotá. Ele conta com exposições rotativas que exibem obras de artistas renomados, o museu é um reflexo da diversidade artística atual.
Os espaços amplos e iluminados proporcionam o cenário perfeito para contemplar as pinturas, esculturas e outras formas que estão dispostas no local. Ademais, o museu muitas vezes promove eventos culturais e educativos, como palestras e workshops, enriquecendo ainda mais a sua experiência.
Vale reforçar que a entrada é gratuita, e por isso esse museu é uma excelente opção para quem busca uma imersão cultural rica e uma visão panorâmica da expressão artística, tudo isso em um espaço que é uma verdadeira exaltação da criatividade humana.
Onde comprar ingressos para as atrações da Colômbia?
Como você pôde notar, nesse país existem vários passeios imperdíveis que promovem experiências únicas na vida de um viajante. São atrações que tornam a viagem mais completa, e por isso são muito procurados!
Se você também busca ingressos para atrações e passeios na Colômbia, nós adiantamos que o site que mais confiamos para comprar (e fazer) os passeios é este Site de ingressos da Colômbia. Além de seguro, ele funciona online, é rápido e fácil de usar, e sem dúvidas um dos mais conhecidos e usados por quem vai à Colômbia – e vários outros destinos do mundo.
O site é bem dinâmico e prático; basta inserir o nome do país/região que você deseja conhecer, e já checar todos os passeios que estão disponíveis, bem como os comentários de quem já usou aquele serviço. Super vale a pena fazer essas pesquisas e agendamentos para tornar sua viagem ainda mais interessante!
Economize ao máximo na sua viagem ao Colômbia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Colômbia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Colômbia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Colômbia, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Colômbia. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Colômbia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Cartagena na Colômbia, por exemplo, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel de qualquer cidade!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!