Milão

O que fazer no verão em Milão

Quer conhecer Milão durante o verão? Então confira nossas dicas de o que fazer na cidade durante essa estação!

Vista do Parque Sempione na Itália durante o verão.

Quer conhecer Milão durante o verão? Então confira nossas dicas de o que fazer na cidade durante essa estação! Trazemos um pouco sobre a época para você começar a se planejar o quanto antes:

Um pouco sobre o verão em Milão

Essa época do ano compreende os meses de junho, julho e agosto, e é marcada por ser de alta temporada na cidade. O verão em Milão é bastante quente e úmido, com temperaturas que chegam a ultrapassar os 30ºC e mínimas com 15ºC à noite.

Por isso, a primeira dica para quem deseja conhecer Milão nessa estação é ficar sempre bem hidratado e usar muito protetor solar para encarar as altas temperaturas.

Entrada da Galeria Vottorio Emanuele em Milão.

O que levar na mala durante o verão: roupas mais frescas, como camisetas e shorts, são uma ótima pedida, além de bonés e chapéus para proteger a cabeça! Contudo, não deixe de incluir algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas diminuem.

Feriados nessa estação: 
02/06: Dia da República Italiana
29/06: São Pedro e São Paulo
15/08: Assunção de Nossa Senhora

Passeios para fazer durante o verão

No geral, o verão é uma época excelente para visitar qualquer tipo de lugar! Diferentemente do inverno, em que os lugares abertos não são tão recomendados, no verão você pode visitar tanto museus e lugares fechados, quanto aproveitar os monumentos a céu aberto.

1. Conhecer a Igreja Santa Maria delle Grazie

A igreja Santa Maria delle Grazie é famosa por abrigar, em anexo à sua estrutura,  a importantíssima obra “Última Ceia” de Leonardo da Vinci, que é considerada o Patrimônio Mundial da UNESCO!

Para ver a pintura é necessário pagar um ingresso a parte, mas você pode visitar a igreja de forma gratuita. A construção é muito bonita, cheia de pinturas e detalhes em sua arquitetura. Contudo, recomendamos que você faça a sua reserva pela internet e com antecedência, pois os tickets são muito concorridos.

Endereço: Piazza di Santa Maria delle Grazie, 20123 Milano MI.

Obra "A última ceia" na Igreja Santa Maria delle Grazie, Milão.

2. Passear pela Galeria Vittorio Emanuele II

Essa galeria foi inaugurada em 1877 e une a praça Duomo à Praça Scala. Sua arquitetura curiosa é formada pelo cruzamento de duas vias, que formam um octógono na parte central, com uma cúpula de ferro cobrindo tudo. Isso torna o lugar belíssimo e com várias opções de lojas de marcas de luxo, como Louis Vuitton e Prada, além de restaurantes para conhecer. Ainda, como a galeria fica bem de frente para a Praça Duomo, você pode em seguida visitar esse lugar.

Endereço: P.za del Duomo, 20123 Milano MI.

Interior da Galerie Vittorio Emanuele em Milão. Aqui, nota-se a estrutura descrita no parágrafo inicial.

3. Conhecer a Piazza Duomo

Aproveitando o passeio pela Galeria Vittorio Emanuele II, passe pela Piazza Duomo, que é considerada uma das principais praças de toda Itália e é onde acontecem os principais eventos em Milão. Além disso, a praça tem o ponto turístico principal de toda a cidade: a Catedral de Milão.

Essa praça abriga um Monumento Equestre de Vittorio Emanuele II, possui várias opções de restaurantes, lojas, bares e pessoas vendendo lembrancinhas para a viagem.


  • Quer descobrir mais dicas para a sua viagem para Milão e toda a Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!

Vista da Piazza del Duomo em Milão

4. Ir até o Estádio San Siro

O Estádio San Siro é uma excelente opção para quem gosta de futebol, uma vez que os dois principais times do futebol italiano dividem o estádio são o Inter de Milão e o Milan. Dentro desse lugar, está o Museu Inter e Milão que é dedicado à história dos dois times através de uma visita guiada. Se você quiser, dá para se planejar para assistir algum jogo, ao mesmo tempo em que conhece o lugar.

Endereço: Piazzale Angelo Moratti, 20151 Milano MI.

Vista do Estádio San Siro em Milão. O lugar está lotado e há pessoas no campo de futebol.

5. Passear pelo Parque Giardini Pubblici di Porta Venezia

O parque Giardini Pubblici di Porta Venezia é considerado o primeiro parque público de Milão, tendo servido no passado como entrada da família real da Áustria. Por lá, há áreas para as crianças brincarem, o Museu da História Natural, um Planetário e um parque de diversões!

Endereço: Via Palestro, 14, 20121 Milano MI.

Vista do Parque Giardini Pubblici di Porta Venezia. Nota-se um jardim com flores amarelas em primeiro plano. Um casal sentado em um banco, uma bicicleta e uma pessoa em pé em segundo plano. E uma fonte com pessoas andando por perto e árvores ao fundo.

6. Conhecer o Parque Sempione

Atrás do Castelo Sforzesco está o Parque Sempione, jardim do castelo que, no passado, era usado apenas pela família real. Este lugar é perfeito para quem deseja passear e relaxar entre um passeio e outro. Por lá, você pode passar horas do dia explorando o parque, conhecendo o Prédio Triennale e a Torre Branca, em que você pode ter uma vista incrível de todo ele.

Endereço: Piazza Sempione, 20154 Milano MI.

Vista do Parque Sempione em Milão. O local é arborizado e, ao fundo, está o Arco della Pace.

7. Ir ao Cemitério Monumental de Milão

Este passeio alternativo é interessante, pois você pode apreciar belas obras de arte que ornamentam os jazigos de grandes personalidades italianas, tudo sem gastar nada! Por lá estão mais de 15.000 estátuas e edifícios famosos, entre eles o Famedio (ou Pantheon), o Ossario e o antigo crematório neoclássico.

Fachada do Cemitério Monumental de Milão. O céu está com poucas nuvens e há uma espécie de capela na entrada.

8. Conferir as exposições da Casa-Museu Boschi Di Stefano em Milão

Essa casa foi moradia do casal Antonio Boschi e Marieda Di Stefano e está aberta ao público desde o ano de 2003, abrigando uma incrível coleção de artes do século XX, com aproximadamente 300 obras. Entre elas pinturas e obras de Carrà, Boccioni e Sironi.



Interior da Casa-Museu Boschi Di Stefano em Milão. Nota-se quadros diversos pendurados nas paredes.

9. Visitar os museus de Milão

Essa forma é interessante e divertida para quem quer conhecer um pouco mais da história e cultura da cidade, Itália e do mundo! Algumas opções de museus para visitar são o Museu Alessandro Manzoni, a Pinacoteca de Brera e a Galeria de Arte Moderna. Nós já temos uma matéria com os melhores museus de Milão, não deixe de conferir!

Interior da Casa-Museu Boschi Di Stefano em Milão. Nota-se quadros diversos pendurados nas paredes.

10. Comer nos restaurantes e lanchonetes de Milão

Uma atividade que com certeza vai marcar a sua viagem é almoçar, jantar ou lanchar em um delicioso restaurante/lanchonete da cidade! Há uma porção de lugares para comer em Milão, entre eles cabe citar o Panzerotti do Luini (que serve deliciosos salgados), a Lanchonete All’Antico Vinaio e o Restaurante Il Baretto al Baglioni.

Interior do restaurante Il Baretto al Baglioni em Milão. Nota-se o ambiente com móveis antigos e sofisticados. Todo o ambiente é pouco iluminado e mais fechado, trazendo um toque aconchegante.

11. Curtir a vida noturna na cidade

Sair à noite é também um excelente modo de aproveitar sua viagem no verão, uma vez que as temperaturas são muito altas. Por isso, você pode aproveitar as noites em Milão visitando as baladas da cidade além dos ótimos bares e pubs de Milão!

Fachada do pub The Friends em Milão.

12. Assistir a um espetáculo no Teatro Scala

Essa experiência é sem dúvida uma das melhores que você terá no seu passeio em Milão. Este lugar possui um estilo neoclássico em sua arquitetura, criando um clima especial para o público que vai assistir a um concerto ou espetáculo de ballet. Uma dica que damos é que você conheça o museu do teatro numa visita guiada, que apresenta a história do lugar, além das curiosidades e outras informações preciosas.

Endereço: Via Filodrammatici, 2, 20121 Milano MI.

Interior do Teatro Scala. Nota-se todas as cadeiras e detalhes em vermelho e dourado.

Nossa dica para adquirir ingressos para as atrações de Milão e toda Itália!

A melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações do Milão, Itália e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.

Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!

Os ingressos vêm sempre com o nome do titular do cartão usado na compra. Não precisa se preocupar quanto aos nomes de cada ingresso comprado, pois não é necessário colocar o de cada pessoa da família.

Ainda assim, é importante levar o cartão usado na compra e o documento do titular do cartão no dia e local da utilização do ingresso, apenas para o caso de você precisar de comprovar a compra.

Fachada da Catedral de Milão

Economize ao máximo na sua viagem a Milão:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Milão, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Milão da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Milão. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Milão, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Milão para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!