
Confira todas as recomendações sobre o que saber antes de viajar ao Chile. Aqui, vamos esclarecer as principais dúvidas antes da sua ida.
1. Como é a segurança no Chile?
A nossa primeira dica sobre o que saber antes de viajar ao Chile é sobre a segurança do país. Essa é a dúvida da maioria dos turistas antes de viajar e, por isso, nunca é demais esclarecer que, independente do local que você for, existem pessoas com má intenção. Portanto, é necessário ficar sempre atento aos seus itens pessoais.
No geral, o Chile é um país bastante seguro, principalmente em comparação a outros grandes países da América Latina. Para você ter uma noção, cidades como Santiago, Valparaíso e Viña del Mar são, em geral, seguras, sobretudo nas áreas turísticas. Mas, é comum ocorrerem pequenos furtos, em locais de grande movimentação e nos transportes públicos.
Sendo assim, para que você tenha uma viagem segura, nossa recomendação é que sempre ande com suas bolsas na frente do corpo e cuide dos seus documentos. Ademais, como em qualquer destino turístico, não é bom andar à noite por áreas com pouco policiamento. De resto, aproveite tudo que o país pode lhe oferecer.
- Importante: o número de emergência geral no Chile é 131 (ambulância), 132 (bombeiros) e 133 (polícia).
E não deixe de conferir o nosso guia completo do Chile. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.
2. Quais são os documentos necessários?
Outra dúvida típica dos viajantes é sobre os documentos necessários para entrar no Chile. Pois bem, graças ao acordo Mercosul, que o Chile e o Brasil fazem parte, todos os brasileiros podem viajar até lá apenas com o documento de identidade original (RG), sem a necessidade do passaporte.
Porém, nós sempre indicamos que você cheque bem se o seu voo vai ser direto ao Chile ou não. Isso porque, caso exista alguma conexão em um país que não faz parte do acordo Mercosul, você vai precisar apresentar o seu passaporte na imigração. Então, atente-se a isso.
Além disso, para garantir a sua entrada no Chile, é preciso cumprir alguns requisitos básicos. Sendo assim, tenha o valor mínimo de subsistência exigido pelas autoridades, que, atualmente, é de 46 dólares por dia.
Leve, também, as passagens de ida e volta, para comprovar a sua saída dentro do período permitido de até 90 dias. E apresente um documento de hospedagem ou o endereço onde ficará, podendo incluir uma carta de convite caso fique na casa de amigos ou familiares chilenos. Esses documentos irão, certamente, evitar problemas maiores no momento da imigração no país.
3. Melhores cidades turísticas para conhecer no Chile
Neste terceiro tópico sobre o que saber antes de viajar ao Chile, achamos importante mostrar a você 5 principais cidades turísticas e que, com certeza, valem a sua visita. Veja, abaixo:
Santiago
Santiago é a capital do Chile, além de também ser o principal centro financeiro, comercial e cultural do país. Localizada no vale central e rodeada pela Cordilheira dos Andes, a cidade encanta a todos pela mistura única de sua arquitetura moderna com os edifícios históricos.
Mas, não é só isso. Santiago também conta com uma variedade de atrações culturais, incluindo museus, galerias e monumentos históricos. E, você irá se espantar com a vibrante cena gastronômica e a agitada vida noturna, sobretudo em bairros tradicionais, como o Lastarria ou o centro histórico, onde ficam o Palácio de La Moneda e a Plaza de Armas.
A cidade também é conhecida por suas áreas verdes e os belos mirantes, como o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucía, que oferecem vistas panorâmicas impressionantes. Além disso, Santiago serve como um excelente ponto de partida para viagens à Cordilheira dos Andes, às vinícolas e até mesmo à cidades como Valparaíso e Viña del Mar.
Valparaíso
Valparaíso é uma cidade portuária encantadora, além de ser super famosa por seus morros coloridos, a arquitetura vibrante e a forte cultura boêmia. Ademais, por ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ela é, sem dúvidas, uma das principais cidades turísticas do Chile.
Cada bairro de Valparaíso tem um estilo único e, certamente, você não vai se arrepender de visitá-los. Porém, os Cerros Alegre e Concepción são os mais populares da cidade, por conta de seus mirantes e da intensa vida artística. Inclusive, esses são bairros queridinhos pelos turistas, que o classificam como os melhores locais onde ficar em Valparaíso.
Viña del Mar
Conhecida como a “Cidade Jardim”, Viña del Mar é famosa pelas enormes e belas áreas verdes. Mas, um dos principais atrativos da cidade, que atrai visitantes de todos os lugares do mundo, são suas belas praias, como a Playa Reñaca, e sua paisagem natural.
Além disso, Viña del Mar é um destino muito requisitado durante o verão, pois conta com várias opções de entretenimento, como o famoso Festival Internacional da Canção, que atrai artistas de todo o mundo.
San Pedro de Atacama
Localizada no deserto mais árido do planeta está San Pedro de Atacama. A cidade é um destino famoso por suas paisagens lunares e o clima seco.
E embora a cidade não disponha de uma enorme infraestrutura turística, é possível encontrar bons restaurantes e bares por lá, além de hotéis super completos. Além disso, é importante saber que a região é o ponto de partida para explorar as belezas do deserto. Então, estando lá, é fácil visitar locais como os vales da Lua e da Morte, os gêiseres de Tatio e as lagoas salinas.
Iquique
Iquique é uma cidade costeira conhecida por suas praias e pelo histórico da indústria do mineral salitre, que desempenhou um papel importante na economia chilena. E aliás, a cidade é um destino popular para o surfe e outras atividades aquáticas, devido ao clima ameno e às praias de areia branca, como a Playa Cavancha.
Além disso, Iquique possui uma Zona Franca, onde é possível comprar produtos a preços muito bons. O centro histórico da cidade preserva edifícios da época da alta repentina do salitre, e a cidade fantasma de Humberstone, nas proximidades, é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Ou seja, é um local muito interessante para se visitar.
IMPORTANTE: compre os ingressos dos seus passeios no Chile SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós utilizamos esse site para comprar tudo e gostamos demais. Ele tem o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
4. Tomadas e voltagens no Chile
Antes de você viajar, saiba que a voltagem e tomada usada no Chile é diferente das nossas do Brasil. Lá, as tomadas também são de pinos redondos, porém, a entrada do meio fica alinhada com as outras duas, e não em formato de triângulo.
Por conta disso, se seus aparelhos têm tomadas de três pinos, lembre-se de levar um adaptador ou comprar um assim que chegar na cidade. Alguns hotéis até emprestam aos hóspedes, mas, é bom se garantir e não depender só disso.
Além disso, no Chile, a voltagem padrão é de 220 volts. Normalmente, itens como celulares e computadores já realizam a conversão automática. Mas, para objetos como secador e prancha de cabelo, você precisa ficar atento e usar um transformador de voltagem. Um item de 110 volts em uma tomada de 220 pode queimar super rápido.
5. Existem proibições diferentes no Chile?
Sim. Nesta matéria sobre o que saber antes de viajar ao Chile não poderíamos deixar de citar que, no país, é totalmente proibido andar sem camisa em locais públicos, exceto na praia. Além disso, você também não pode ingerir bebidas alcoólicas ao ar livre. Uma regra bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, não acha?
6. Como achar a melhor hospedagem no Chile?
Uma dica para achar ótimos hotéis, com preços incríveis e na região que você quer, é usar esse Pesquisador de hotéis no Chile. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo, além de ser super confiável e seguro.
Sem falar que ele tem todos os hotéis do Chile e do mundo nas suas pesquisas, além de preços imbatíveis pela forte negociação que faz com eles. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá e economizamos muito.
Dica extra do cancelamento grátis: uma outra dica legal para quem vai reservar a hospedagem nesse buscador mostrado acima é que ele tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos, oferecendo cancelamento grátis na maioria dos hotéis.
Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito”. Então, você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e, se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo adicional.
E, para ajudar você ainda mais, trazemos dicas para melhorar a sua busca nas 3 principais cidades turísticas chilenas.
- Buscando hotéis em Santiago: hospedando-se em Santiago, você estará cercado de museus, centros culturais e poderá explorar bairros badalados como Lastarria e Bellavista. Então, se você quer conhecer mais sobre a cidade e ver os melhores hotéis por lá, basta clicar neste link.
- Buscando hotéis em Valparaíso: clicando aqui, você vai conseguir ver uma enorme lista com os melhores hotéis de Valparaíso.
- Buscando hotéis em San Pedro de Atacama: esse é um dos destinos preferidos de quem busca um maior contato com a natureza e quer viver experiências fora do habitual. Para ver os melhores hotéis da região, é só clicar neste link.
7. Como funcionam os meios de transporte no Chile?
Ainda nesta lista de o que saber antes de viajar ao Chile, precisamos falar sobre os meios de transporte por lá. Basicamente, assim como no Brasil, as opções mais comuns são: táxi, transporte público ou carro particular.
Andar de táxi é uma das maneiras mais tradicionais de qualquer viagem, porém, no Chile, não vale muito a pena. Isso porque o valor cobrado por eles é bem superior aos outros tipos de transportes, por isso, só indicamos que use o táxi em último caso.
Andar de ônibus ou metrô no Chile é uma opção que vale a pena se você está em busca de um transporte mais acessível. Porém, caso os trajetos sejam longes, é necessário ter paciência. Para entrar neles, como a maioria não aceita dinheiro, é preciso comprar um tipo de cartão específico (que muda de cidade para cidade, como a Tarjeta BIP, em Santiago) para passar na catraca.
Por fim, a última opção seria alugar um carro para se locomover por todo o Chile e até mesmo visitar países vizinhos. Inclusive, na nossa opinião, essa é a melhor escolha, principalmente pela maior comodidade ao explorar todas as regiões, podendo desfrutar das ótimas estradas do país.
E como consigo alugar um carro por um bom preço?
Use os 2 comparadores abaixo e faça a sua pesquisa de preços. Esses sites são ótimos e vão ajudar você a achar as melhores ofertas disponíveis para alugar um veículo no Chile:
- Comparador 1: tem ótimas parcerias, trazendo descontos imperdíveis, assim como a possibilidade de parcelar em 12x sem juros. Sendo uma empresa brasileira, você também não vai precisar pagar o IOF de 6%, porque o pagamento é feito em reais.
- Comparador 2: tem mais opções em seu catálogo, pois é o maior comparador do mundo. Inclusive, com chances de achar empresas mais baratas do que o comparador anterior. Mas, por ser uma empresa internacional, você não poderá parcelar o serviço.
Nós recomendamos que você utilize os 2 comparadores e veja qual atenderá melhor as suas necessidades.
IMPORTANTE: para uma viagem ao Chile, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e, além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
8. Como comprar o peso chileno mais barato e levar para o Chile?
Para finalizar estas dicas sobre o que saber antes de viajar ao Chile, é importante entender que existem algumas formas de levar seus pesos chilenos até o país. Você pode ir em uma casa de câmbio comprar os pesos chilenos em espécie, comprar um cartão pré-pago, ou até mesmo utilizar seu cartão de crédito no exterior.
Essas sempre foram as formas tradicionais, mas, recentemente, surgiu uma nova maneira de levar dinheiro ao exterior que é – disparada – a melhor opção de todas e faz você economizar MUITO.
Essa nova opção é abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior, em qualquer moeda. Assim, você compra o dólar na cotação comercial, a mais barata de todas.
Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara. E, além disso, ao invés de pagar os 6,7% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% e paga muito menos taxa! É uma economia gigantesca. Fora a facilidade.
Como abrir essa conta global, do Brasil?
Hoje em dia, existe um banco digital global brasileiro, que permite que você crie uma conta nos EUA em menos de 5 minutos. Com isso, você consegue colocar dólares nela, transferindo de sua conta do Brasil, e utilizar seu dinheiro em qualquer país do mundo. E o único documento exigido é seu RG ou CNH. Vamos explicar abaixo todas as vantagens, que realmente estão sendo muitas.
Se já quiser baixar, você clica aqui, baixa o app deles no seu celular e cria sua conta rapidamente. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa, conseguimos um cupom para nossos leitores!
Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20, ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio em até 15 dias após o uso do cupom.
Tendo a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. Você terá sua conta em dólar e poderá utilizar para fazer em compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país. Você vai pagar lá no estabelecimento, na moeda que eles usam e, na sua conta, o valor já virá descontado automaticamente em dólar. E sempre muito mais barato.
OUTRAS VANTAGENS:
Você pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos (eles permitem que você invista seus dólares em alguns fundos de investimento) para irem rendendo até sua viagem. Por eles serem um banco regulamentado nos EUA, você tem uma proteção de até 250 mil dólares do governo, caso aconteça algo com a empresa.
Você consegue usar em qualquer lugar do mundo o cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. O atendimento e suporte é todo em português. E não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.
Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. Você automaticamente terá um cartão virtual de débito no seu celular, que já pode usar para fazer compras, mas pode solicitar também o cartão físico. Se for solicitar o cartão físico, solicite o quanto antes, pois ele é enviado dos EUA.
E agora eles possuem uma sala VIP bem legal no aeroporto de Guarulhos, para quem possui conta com eles. Um ótimo benefício e você vai poder utilizar ela em todas as suas viagens. Não se esqueça de utilizar o cupom GRUPODICAS20 na abertura da sua conta para ganhar até 20 dólares.
Outras alternativas para comprar os pesos chilenos
Para quem não quiser abrir a conta por algum motivo ou quiser já levar um pouco de peso chileno em espécie (que é muito recomendado, pois alguns estabelecimentos podem não aceitar cartão), a gente sempre compra nessa casa de câmbio aqui.
Ela é uma das maiores empresas de câmbio do país, tanto pela segurança quanto pelo preço. E você consegue fazer tudo pela Internet e eles entregam na sua casa através de um portador. Mas a conta global ainda é a melhor opção.
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!