Saiba onde ficar em Valparaíso. Nesta matéria, vamos mostrar a você os bairros queridinhos pelos turistas, oferecendo um charme único, com vistas espetaculares e fácil acesso às principais atrações da cidade.
Também daremos dicas de como você pode achar a melhor hospedagem possível, e de maneira econômica. Ou seja, você terá todas as informações necessárias para escolher o lugar ideal para ficar em Valparaíso.
Sobre os bairros em Valparaíso
Antes de mostrar quais são os melhores locais onde ficar em Valparaíso, é preciso fazer com que você entenda como eles são divididos. Sendo assim, saiba que, por lá, os bairros são comumente chamados de cerros (colinas, em português). E o nome é alto explicativo, já que eles ficam elevados e no alto dos morros.
E apesar de Valparaíso contar com muitos cerros excelentes, a opção mais requisitada pelos turistas acaba sendo dois cerros vizinhos: o Cerro Alegre e o Cerro Concepción. Eles se fundem de forma tão harmoniosa que é até difícil perceber onde um acaba e o outro começa. Mas, é certo que a hospedagem por lá será uma excelente escolha.
Os melhores bairros onde ficar em Valparaíso
1. Cerro Alegre em Valparaíso
Cerro Alegre é uma das áreas mais icônicas e recomendadas quando o assunto é onde ficar em Valparaíso, sendo ideal para quem deseja estar imerso na cultura e nas paisagens locais. Este bairro, localizado em uma colina com vistas espetaculares do porto e da cidade, faz parte da região declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Além disso, o Cerro Alegre é um ponto central para aqueles que buscam vivenciar a essência boêmia de Valparaíso, com seus murais de arte de rua, arquitetura colonial colorida, cafés descolados e restaurantes que misturam sabores tradicionais e contemporâneos.
Então, se quiser conhecer melhor o bairro e ver quais os hotéis que ficam por lá, clique aqui. Abrirá um mapa que montamos mostrando todos eles. Aliás, nós já colocamos como filtro para só mostrar os hotéis com nota 8 para cima, o que vai garantir uma excelente hospedagem.
Dessa forma, basta abrir o link e colocar a data da sua viagem, para ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro dessa linha laranja, mostrada no mapa abaixo, não tem erro.
Dicas do que fazer por lá:
- Paseo Yugoslavo: este calçadão oferece uma vista privilegiada do porto e é um dos pontos mais conhecidos para fotos. Ao longo do Paseo Yugoslavo, você encontrará diversas obras de arte de rua e grafites coloridos, além de esculturas de artistas locais. A combinação da arte com a vista panorâmica faz deste local um dos mais atraentes e inspiradores da cidade.
- Ascensor El Peral: uma das maneiras mais tradicionais e pitorescas de acessar o Cerro Alegre é através do Ascensor El Peral. Isso porque este funicular histórico leva os visitantes até o topo da colina, oferecendo vistas deslumbrantes durante o trajeto e proporcionando uma experiência nostálgica que remete ao passado portuário de Valparaíso.
- Casas e edifícios históricos: a arquitetura colonial é uma das marcas do Cerro Alegre. Entre os edifícios mais famosos estão o Palácio Baburizza, que hoje abriga o Museo de Bellas Artes, e as casas coloridas que mesclam estilos arquitetônicos europeus com toques locais. Muitos desses edifícios foram restaurados, mantendo o charme original, e adaptados para abrigar galerias, cafés e hotéis boutique.
- Cafeterias e restaurantes: o Cerro Alegre é repleto de locais aconchegantes e sofisticados, com opções gastronômicas para todos os gostos. Entre os restaurantes famosos está o Fauna, que também é um hotel, e oferece uma culinária chilena moderna e uma vista espetacular do porto. Também há vários cafés e bistrôs que servem pratos tradicionais, perfeitos para quem deseja explorar a gastronomia local em um ambiente relaxante.
Como economizar muito no hotel em Valparaíso?
Uma boa dica para achar ótimos hotéis, com preços incríveis e na região que você quiser, é usar esse Pesquisador de Hotéis em Valparaíso. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo. Por ele ter todas as hospedagens de Valparaíso e do mundo nas suas pesquisas, os preços são imbatíveis, pela forte negociação que faz com os hotéis.
Dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena:
Esse site, por ser o maior do mundo, tem uma negociação muito boa com a maioria dos hotéis de cancelamento gratuito. Isso é ótimo, pois o que mais faz você economizar é a antecedência. Ou seja, quanto antes você reserva um hotel, mais barato você paga.
Então, você já pode reservar o seu, garantindo um preço menor. E, se precisar cancelar no futuro, você não paga nada e é só um clique.
2. Cerro Concepción em Valparaíso
O Cerro Concepción é outro bairro tradicional e histórico de Valparaíso, vizinho ao Cerro Alegre, e que mantém uma atmosfera similar. Ou seja, nele, você também verá ruas de paralelepípedos, edifícios coloniais e murais vibrantes.
Ele também é um excelente local onde ficar em Valparaíso, sendo famoso pela mistura de influências europeias em sua arquitetura. Além disso, ele é considerado um dos bairros mais charmosos para turistas que buscam uma experiência autêntica na cidade.
Pesquisando bem, dá para achar excelentes hospedagens no Cerro Concepción, com preços bastante acessíveis. Portanto, se você quiser conhecer as melhores opções de estadia por lá, é só clicar neste link.
Dicas do que fazer por lá:
- Paseo Gervasoni: um dos passeios mais bonitos e famosos do Cerro Concepción, o Paseo Gervasoni oferece vistas privilegiadas do porto e do oceano. Aqui, você pode encontrar artistas locais vendendo artesanatos e obras de arte, além de vários pontos para fotos.
- Igreja Luterana La Santa Cruz: este é um edifício histórico de grande importância para a comunidade local, construída por imigrantes alemães. É um dos principais exemplos da arquitetura colonial europeia da região.
- Ascensor Concepción: assim como o Ascensor El Peral, o Ascensor Concepción é uma das formas tradicionais de acessar o topo do Cerro. Com quase 140 anos de história, sendo o mais antigo dos funiculares de Valparaíso, ele oferece uma experiência autêntica e nostálgica ao levar os passageiros à região alta do cerro.
- Cafés e restaurantes: o Cerro Concepción também é repleto de locais gastronômicos incríveis, como o Café Turri, famoso pela vista panorâmica e pratos que combinam sabores locais e internacionais.
- Museo Casa Mirador de Lukas: este museu é dedicado ao famoso cartunista chileno Renzo Pecchenino, conhecido como “Lukas”. O espaço exibe suas ilustrações e caricaturas, que refletem a sociedade chilena.
Dica importante: como você está vendo nesta matéria, Valparaíso é uma cidade com muitas atrações turísticas, como museus e passeios. Por isso, nossa dica é sempre comprar seus ingressos com antecedência. Compramos tudo neste site que tem o melhor preço.
Outra excelente opção onde ficar: Praia de Reñaca perto de Valparaíso
Para quem deseja se hospedar perto do mar e relaxar em um ambiente mais tranquilo, a região da Praia de Reñaca é uma excelente escolha. Localizada a cerca de 35 minutos ao norte de Valparaíso, na cidade de Viña del Mar, esta área é famosa pelas suas praias extensas e vida noturna descontraída.
É ideal para aqueles que querem uma mistura de praia e atrações turísticas sem o movimento urbano dos cerros de Valparaíso. E aliás, como o trajeto entre essas duas cidades é muito tranquilo, indicamos que você alugue um carro. Dessa forma, você terá toda a liberdade de ir e voltar quando quiser.
Então, caso você queira saber mais sobre o aluguel de carro em Valparaíso, basta clicar nesse Comparador de carros no Chile e checar todas as opções, nas melhores empresas chilenas. Na sequência, é só escolher uma das ofertas.
Outra opção tão boa quanto a anterior é esse Comparador de aluguel de carros em Valparaíso e no Chile. Ele é nacional e possui a facilidade de parcelamento em até 12 vezes sem juros, pois o pagamento é feito em reais.
Dicas do que fazer por lá:
Curtir a praia: Reñaca é conhecida por sua praia ampla e suas águas refrescantes. É um ótimo lugar para banhos de sol e para quem gosta de esportes aquáticos como o surfe.
Avenida Borgoño: esta avenida beira-mar, que começa em Viña del Mar e termina em Concón, na Grande Valparaíso, é repleta de bares, restaurantes e lojas. Ao longo do dia, é um ótimo local para caminhadas e para ver o pôr do sol, com uma vista deslumbrante do Oceano Pacífico.
Observação de leões marinhos: uma das atrações naturais da praia de Reñaca é a colônia de leões marinhos que vive próxima à costa. Eles podem ser observados de perto, proporcionando uma experiência inesquecível.
Vida noturna: Reñaca é famosa por sua vida noturna vibrante, com bares e baladas que oferecem entretenimento até tarde da noite, atraindo tanto moradores locais quanto turistas.
Economize ao máximo na sua viagem a Valparaíso e a todo o Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Valparaíso para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!